Fraldas ecológicas: vantagens e desvantagens

22 de agosto de 2019
Ao escolher entre fraldas descartáveis ou fraldas ecológicas, não considere apenas a economia, mas também a proteção da pele do bebê.

As fraldas ecológicas ou reutilizáveis estão se tornando uma tendência. Embora pareçam caras no momento da compra, são uma grande economia a longo prazo. Esta é uma das principais razões pelo qual muitas mães decidem pelo menos experimentá-las.

No entanto, as vantagens das fraldas ecológicas não estão apenas relacionadas com a economia de dinheiro. E embora elas tenham as suas desvantagens, vale a pena fazer uma comparação para fazer uma avaliação crítica do produto.

A seguir, vamos apresentar as vantagens e as desvantagens dessas fraldas para que você mesma possa fazer uma avaliação.

Características das fraldas ecológicas

As fraldas ecológicas são feitas com materiais biodegradáveis. E, ao contrário das fraldas descartáveis comuns, elas excluem completamente o uso de fragrâncias sintéticas e outros produtos químicos. Por isso, não só reduzem o impacto ambiental, como também envolvem um maior e melhor cuidado com a pele do bebê.

Quais materiais biodegradáveis são usados na sua preparação? Polpa de bambu, micro fleece (um tipo de poliéster macio), poliuretano e certa percentagem de algodão. Em geral, o tecido interno da fralda é de micro fleece, enquanto o exterior é geralmente feito de poliuretano impermeável. Há também modelos feitos de microfibra e algodão.

As fraldas ecológicas podem ser lavadas e reutilizadas.

Outras características:

  • São ajustáveis e possuem um sistema de fechamento semelhante ao das fraldas descartáveis, com velcro ou botões.
  • São mais macias do que fraldas descartáveis comuns, uma vez que são feitas de polpa de bambu, principalmente.
  • Absorvem muito bem a umidade e não acumulam mal cheiro, graças ao tecido de bambu que contém agentes antibacterianos.
  • As fraldas ecológicas permitem uma boa respiração da pele, portanto, fazem com que o bebê se mantenha fresco tanto no inverno quanto no verão.
  • São hipoalergênicas e, portanto, perfeitas para peles sensíveis.
  • Além disso, são fáceis de lavar e não precisam ser fervidas. Colocá-las na máquina de lavar e secá-las ao ar livre é suficiente.
  • Podem ser encontradas em modelos com diversas estampas.

O que diferencia uma fralda ecológica atual daquelas fraldas de panos que nossos pais ou avós usavam? O ponto em comum é que são laváveis. Na época de lavadoras de roupa, isso significa mais economia do que esforço.

Além do mais, os tecidos e a parte descartável da fralda ecológica são biodegradáveis. Isso facilita a limpeza da fralda, já que a maior parte da urina e das fezes pode ser jogada no vaso sanitário.

Vantagens das fraldas ecológicas

As fraldas ecológicas estão ganhando cada vez mais espaço assim como os absorventes femininos reutilizáveis, que estão substituindo os modelos descartáveis. Os absorventes ecológicos são uma opção mais sustentável e permite que as mulheres economizem muito.

O uso de fraldas ecológicas é um sinal de conscientização da importância de cada ação individual e cotidiana. Mães e pais começaram a avaliar a quantidade de fraldas descartáveis jogadas semanalmente, mensalmente e anualmente no lixo.

Ademais, as fraldas ecológicas são geralmente ajustáveis. Hoje em dia, existem vários modelos projetados para se adaptar a cada bebê da melhor forma possível. A suavidade dos tecidos permite que o bebê tenha mais movimento, já que o tecido se adapta à sua forma, e não o contrário.

A preocupação de ter que lavar constantemente pode ser compensada pelo fato de que o interior das fraldas orgânicas é muito absorvente, até mais do que o modelo descartável.

Além disso, o alto nível de absorção e suavidade do tecido das fraldas ecológicas protege a pele do bebê de um desconforto muito frequente: as assaduras.

Ademais, não é só o formato e a qualidade que proporcionam uma pele mais saudável ao bebê. O fato de que essas fraldas não possuem produtos químicos que podem afetar a pele também ajuda muito.

As fraldas ecológicas estão ganhando cada vez mais espaço hoje em dia.

A proposta ecológica pode ser tão prática quanto as fraldas descartáveis. E, como se isso não bastasse, representam uma grande economia de dinheiro.

Desvantagens das fraldas ecológicas

Muitas mães e muitos pais se preocupam com a perspectiva de ter que lavar as fraldas dos bebês. Embora seja possível colocar papel descartável que é responsável pela maior parte da absorção, o fato de precisar lavar as fraldas diariamente não é uma tarefa agradável.

Apesar de manter os novos pais ocupados com a lavagem das fraldas, eles também podem ficar tranquilos, já que a pele do bebê ficará protegida, inclusive das assaduras.

Pelo lado econômico, as fraldas ecológicas não são exatamente baratas. No entanto, em relação às fraldas descartáveis ainda são uma melhor opção. Em caso de dúvida, você pode fazer as contas do custo total de ambos os sistemas: será evidente que os gastos com fraldas descartáveis são maiores.

Por fim, existem algumas dicas para um uso inteligente que ajudam a tornar as fraldas ecológicas mais práticas. Uma opção seria usar as fraldas de pano apenas em casa ou para dormir. Se você tiver que sair, pode ser mais prático usar as descartáveis.

É verdade que as fraldas ecológicas podem parecer complicadas no início. Mas, com o passar do tempo, chegamos à conclusão de como é benéfico não ter que depender de lojas ou produtos químicos prejudiciais.

Além disso, as fraldas ecológicas são geralmente feitas com tecidos muito coloridos, o que faz com que as próprias crianças fiquem felizes em usá-las.