4 frases educativas de Tolkien

6 de junho de 2018
Apesar de a Terra Média fazer parte de uma saga literária do gênero fantástico, tem um valor humano incomensurável. Por isso, é muito proveitoso para educar, principalmente para as crianças.

A literatura tem o grande poder de nos fazer refletir de mil e uma formas diferentes. No caso do gênero fantástico, a reflexão acontece de forma orgânica e sutil, através de elementos que geram satisfação para o leitor (personagens inesquecíveis, paisagens, magia, seres fantásticos ou a trama geral da história). Por isso, vamos apresentar 4 frases educativas de Tolkien.

Independentemente se somos amantes da leitura ou se somos fãs das adaptações cinematográficas do mundo de O Senhor dos Anéis, concordamos que em ambos os formatos da história podemos encontrar uma riqueza maior do que apenas a estética dos elfos, orcs e hobbits da Terra Média. Numa primeira análise, salta aos olhos a luta entre o bem e o mal.

Evidentemente, existe uma mensagem geral subjacente na história. No entanto, também encontramos grandes tesouros em vários pontos da obra, o que leva todos a se aprofundar na reflexão. Ao somar todos esses tesouros, nos deparamos com uma obra tão completa que não deixa de promover o desenvolvimento integral de cada um.

Através das frases educativas de Tolkien, podemos nos aprofundar em temas como as relações humanas, a luta interna de cada um (entre o bem e o mal), os valores e sua aplicação nos mais variados âmbitos da vida, sendo os mais importantes: a amizade, a honestidade, a lealdade, a nobreza e a proatividade.

Da mesma maneira, há diálogos entre os personagens que nos deixam grandes ensinamentos sobre a paciência, a tomada de decisões, a felicidade e a superação pessoal.

Devemos lembrar que J.R.R. Tolkien foi professor durante grande parte de sua vida. Ele tinha verdadeira vocação pela profissão e por isso se interessou ativamente por ensinar aos seus alunos a arte de pensar. Seu objetivo era ampliar as fronteiras e ajudá-los a se transformarem em pessoas suficientemente curiosas e críticas para que continuassem alimentando o próprio conhecimento.

4 frases educativas de Tolkien

A primeira das frases educativas de Tolkien que vale a pena destacar é extraída da obra intitulada: O Silmarillion. Trata sobre a esperança em tempos turbulentos e por que devemos sempre acreditar que não estamos desamparados por Deus.

“Muitos são os estranhos acasos no mundo – disse Mithrandir – e, quando os Sábios tropeçam, a ajuda costuma vir das mãos dos fracos”

“Os acasos do mundo” faz referência ao fato de que nada permanece inalterado nem estático. Por isso as circunstâncias sempre variam ao longo da vida. O que nos lembra, de certa forma, a famosa frase: “Não há mal que dure para sempre”. Certamente, essa é uma forma de dizer que a vida tem muitas mudanças, frequentemente inesperadas, e que devemos aprender a ser flexíveis para poder nos manter em pé.

Em relação à “ajuda” que chegará ao necessitado em tempos difíceis, evidentemente o professor Tolkien expressa uma mensagem de esperança a todas as pessoas, pois sempre há solução para as dificuldades. Por outro lado, nos indica que a ajuda nem sempre vem do mesmo lugar. Na verdade, tem múltiplos rostos com os quais se manifesta.

A segunda frase educativa de Tolkien está em Os Filhos de Húrin e tem uma mensagem bastante contundente em relação ao fato de que nem todos que recebem educação formal se interessam realmente por aprender. Vamos à citação:

“Assim como muitos homens ensinam, poucos aprendem”

Muitas vezes, tanto fora quanto dentro do ambiente escolar, interagimos com pessoas que não têm interesse algum por escutar os outros e aprender. Por isso costumam ter muitas dificuldades na vida. Para aprender, o mais importante é ter disposição e saber receber o conhecimento.

A terceira frase educativa de Tolkien está no romance O Hobbit e nos instiga a sempre valorizar as pessoas, os gestos e os aspectos não materiais da vida acima dos objetos. Afinal de contas, a companhia, o afeto e o tempo dedicado a compartilhar o melhor da vida é o que realmente nos faz felizes e nos traz vitalidade.

“Se valorizássemos a comida, a alegria e as canções mais do que o ouro, o mundo sem dúvida seria um lugar mais feliz”

Evidentemente, essa frase também nos leva a refletir sobre o fato de que se na sociedade se valorizasse mais a humanidade do que o dinheiro, o mundo seria um lugar muito melhor e as pessoas, sem dúvida alguma, teriam um verdadeiro bem-estar.

A quarta frase educativa de Tolkien está na famosa trilogia O Senhor dos Anéis. Nela, o autor nos convida a parar por um momento e analisar se realmente aproveitamos nosso tempo para nos sentir bem, crescer e evoluir como pessoas.

É claro, a frase em si nos leva a refletir sobre nossas vidas, se realmente estamos satisfeitos com ela e por que o melhor que podemos fazer é aproveitá-la.

“Tudo o que nos resta é decidir o que fazer com o tempo que nos foi concedido”

Devemos nos lembrar de que a reflexão e a crítica construtiva são ferramentas poderosas que nos permitem compreender melhor a realidade e nos levam a ter uma atitude proativa na vida. Tolkien sabia muito bem disso e decidiu transmitir de várias maneiras na sua obra para que todos pudessem percorrer o maravilhoso caminho da autorrealização.

 

Recomendados para você