5 frutas recomendadas durante a gravidez

23 Agosto, 2020
Uma boa alimentação durante a gravidez atende às necessidades da mãe e do feto. Para complementá-la, descubra as frutas recomendadas durante a gravidez e invente as melhores receitas para consumir doces saudáveis.

As necessidades nutricionais da mulher durante a gravidez são maiores por causa do fornecimento de nutrientes indispensáveis para o bebê. O ideal é consumir entre 3 e 4 porções diárias de frutas, a fim de garantir o suprimento adequado de vitaminas, fibras e minerais.

No entanto, nem todas as frutas atendem às características adequadas para serem consumidas durante essa etapa tão importante. Por isso, tome nota das frutas recomendadas durante a gravidez e diga adeus à ansiedade de comer doces.

Por que consumir frutas durante a gravidez?

A fase da gravidez envolve mudanças fisiológicas nas mulheres como resultado da ação dos hormônios sintetizados pela placenta. Essas alterações serão responsáveis ​​por ajudar no desenvolvimento do feto.

Basicamente, durante as primeiras semanas, há um aumento da atividade hormonalEsse aumento pode causar náuseas, cansaço, aumento do apetite e vontade de dormir. Dessa forma, há um acúmulo significativo de energia e nutrientes.

As necessidades se acentuam ao longo dos meses. Portanto, um estado nutricional ideal garante o bem-estar do feto.

É assim que as frutas entram em cena, já que o conteúdo de ácido fólico, vitamina C, vitamina B, ferro e cálcio que elas fornecem naturalmente garante a nutrição. Por isso, aproveite os benefícios consumindo frutas nas refeições principais, como sobremesas e também como parte dos seus lanches.

5 frutas maravilhosas recomendadas durante a gravidez

Durante a gravidez, é comum que a mãe sinta ansiedade de comer doces ou tenha os chamados desejos. É por isso que as frutas recomendadas durante a gravidez são uma excelente opção.

Esses alimentos não apenas saciam a ansiedade, como também fornecem nutrição para a mãe e para o feto. Tome nota das frutas recomendadas por especialistas e invente diversas receitas para apreciá-las.

Laranja

Muito já foi debatido sobre o consumo de frutas cítricas durante a gravidez. No entanto, as qualidades da laranja são essenciais para a gestação. O alto teor de vitamina C que a caracteriza ajuda a fortalecer o sistema imunológicoprotegendo a mãe contra doenças virais e contra a gripe.

frutas recomendadas durante a gravidez

Além disso, também possui um conteúdo considerável de cálcio facilmente digerível, contribuindo, assim, para a estrutura óssea do bebê. Seu consumo deve ser prolongado de forma moderada até a fase do pós-parto.

Manga

A manga é considerada uma das frutas tropicais mais completas. Na sua composição, há muita vitamina C, vitamina A, vitamina B6, potássio, ferro e ácido fólicoelementos essenciais durante a gravidez.

Além disso, o grande conteúdo de fibras ajuda a reduzir os sintomas de obstipação típicos da gravidez. E o melhor de tudo é que essa é uma fruta doce que se adapta a qualquer receita e que também é uma excelente fonte de energia.

Morango

O morango faz parte da lista de frutas recomendadas durante a gravidez, especialmente no segundo trimestre. Seu alto conteúdo de antocianinas, que atuam como antioxidantes, e de vitamina C promovem a circulação sanguínea.

Por outro lado, também é um excelente depurador para o corpo, permitindo a absorção de nutrientes como potássio, ácido fólico e magnésio, presentes em sua composição química.

Maçã

A maçã é um alimento ideal para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e acalmar a ansiedade que aparece em qualquer fase da gravidez. A pectina presente nessa fruta ajuda a eliminar as toxinas encontradas no intestino e também favorece a eliminação de resíduos.

Além disso, ao melhorar o fluxo sanguíneo, também facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para o útero. Lembre-se de lavá-la muito bem antes de consumir.

“O conteúdo de ácido fólico, vitamina C, vitamina B, ferro e cálcio que as frutas fornecem naturalmente garante a nutrição da mãe e do bebê”.

Banana

Por fim, a banana: uma alternativa rápida para um lanche saudável durante a gravidez. A banana é uma das frutas recomendadas durante a gravidez por causa do seu teor de cálcio e potássio, que reduzem as cãibras.

frutas recomendadas durante a gravidez

Também é uma excelente fonte de riboflavina, niacina, folacina e de vitaminas A, C, E e K. Essa qualidade favorece a redução dos vômitos, náuseas, anemias e outros distúrbios típicos da gravidez.

Em conclusão, as frutas recomendadas durante a gravidez são muito úteis para aliviar os sintomas dessa fase. Além das mencionadas aqui, também existem outras, tais como a pera, o abacaxi e a melancia, que complementam uma dieta saudável e totalmente nutritiva.

O ideal é que as frutas ajudem o feto a desenvolver um sistema imunológico, células e tecidos fortes para enfrentar o mundo exterior adequadamente. Para que o bebê seja saudável, os alimentos escolhidos pela mãe são um fator fundamental.