Ganho de peso em bebês durante o primeiro ano de vida

· 20 de janeiro de 2019
Apenas um ano se passou desde a chegada de seu bebê e com certeza você acha que as mudanças em seu peso e estatura são extraordinárias. Aqui explicaremos tudo o que você deve saber sobre essa importante evolução.

O ganho de peso em bebês e seu crescimento durante o primeiro ano de vida é, sem dúvida, incrível. No momento do nascimento, os pequenos pesam 3 quilos, em média. Porém, quando atingem 12 meses, chegam a 10 ou 11 quilos.

Durante esse período, as crianças estão passando por muitas mudanças físicas. Embora seu desenvolvimento esteja praticamente começando, será um estágio em que notaremos como seu peso e estatura variam de maneira acelerada.

Levando isso em consideração, vamos detalhar abaixo cinco pontos principais com todas as informações que você deve saber mês a mês sobre o peso do seu pequeno.

Com isso em mãos, você poderá monitorar melhor se os alimentos que o bebê recebeu e seu estado geral de saúde estão dentro dos parâmetros recomendados pelos médicos pediatras.

O ganho de peso em bebês mês a mês

O momento de máximo crescimento do ser humano é aquele que ocorre no estágio entre os quatro meses e o primeiro ano de vida. Desde que a criança nasce até os doze meses, seu peso vai triplicar.

No entanto, há variações mês a mês e um padrão fixo não é seguido. De fato, em poucos meses, o bebê pode perder peso em vez de ganhar. Isso é perfeitamente normal.

Portanto, é muito útil ilustrar por grupos o que acontece com o peso dos bebês. Dessa forma, você poderá ter uma ideia mais precisa sobre sua evolução.

bebê mamando no peito

O ganho de peso em bebês durante a primeira semana de vida

No decorrer dos primeiros dias de vida, o bebê não tem aumento, mas diminuição de peso. Isso ocorre em aproximadamente 10% do que está registrado na balança. Alguns pais podem se assustar com esse fato, mas na verdade é uma situação completamente normal.

Isso ocorre por duas razões: primeiramente, por causa da eliminação de urina e mecônio, o primeiro excremento do bebê, que se acumulou no seu corpo durante a gravidez; em segundo lugar, os estômagos dos recém-nascidos medem apenas cerca de 5 centímetros; portanto, as quantidades de comida que ele come são reduzidas.

O peso ao nascer do bebê irá se recuperar no 15° dia após o nascimentoA partir daí, aumentará progressivamente.

O que acontece no primeiro mês?

Durante o primeiro mês de vida da criança, seu ganho de peso é estimado em 20 gramas por dia. Isso ocorre porque o estômago do bebê vai expandindo gradualmente devido ao fato de se alimentar mais, o que está ligado, por sua vez, ao aumento da produção do leite materno.

“O momento de máximo crescimento do ser humano é o que ocorre no estágio entre os quatro meses e o primeiro ano de vida”

Os gramas semanais aumentam entre o segundo e o quinto mês

A partir do segundo mês de vida, o bebê registra um ganho de peso semanal calculado em cerca de 130 gramas. Algo como 20 ou 15 gramas por dia, ou cerca de 600 gramas por mês.

Essa fase é muito importante porque sua dieta é fornecida exclusivamente pelo leite materno ou, na sua falta, pelo aleitamento artificial.

O sexto mês começou e o bebê começa a acumular gordura

O sexto mês da vida do bebê pode ser um dos mais belos em termos de aparência física. Em parte, isso ocorre porque, a partir do quinto mês, a criança começa a adicionar calorias. No sexto mês, atinge sua porcentagem máxima de gordura.

Novamente, isso é completamente normal e se refere a uma criança que foi alimentada corretamente, em resposta às suas necessidades.

É nesse momento que a criança começa a receber novos alimentos que complementam sua dieta. Quanto ao seu peso, estima-se que ganhe 500 gramas por mês até os nove meses.

bebê pesando na balança

O ganho de peso em bebês entre os nove meses e sua primeira festa de aniversário

Quase como se estivesse se preparando para a foto de seu primeiro aniversárioo bebê naturalmente reduz seu aumento de peso.

Esse será o estágio em que a criança ganhará menos gramas, especificamente entre 200 e 250 gramas por mês. No entanto, já terá concluído uma etapa com êxito, e seu peso, em comparação com seus primeiros dias, terá triplicado.

Por fim, lembre-se de que uma boa nutrição, um bom descanso e todo o amor que você tem para oferecer ao seu bebê serão os principais fatores para o seu crescimento. 

Caso você perceba que algo excede os parâmetros normais ou afeta o bem-estar da criança, não hesite em consultar seu pediatra.