Gravidezes múltiplas: qual a melhor dieta a seguir?
Se você vai ter gêmeos ou trigêmeos, as necessidades nutricionais aumentam. Saiba o que a dieta para gravidezes múltiplas exige e aproveite a alegria de ser mãe.
Você já ouviu a premissa de que as mulheres grávidas devem comer por dois? Embora seja uma ideia totalmente falsa em termos de porções, é aceitável até certo ponto. A mãe exige um suprimento superior de vitaminas e minerais que a ajudem a fornecê-los também à criança sem que ela seja afetada.
A alimentação em gravidezes múltiplas
A dieta que as gravidezes múltiplas exigem não é muito diferente da dieta de uma gravidez simples. Estima-se que a mãe deva aumentar a ingestão em 400 calorias, mas de forma saudável.
Isso significa que o aumento será observado em proteínas, vegetais e frutas cujo suprimento de nutrientes é garantido. Portanto, esse aumento não deve ser feito, por exemplo, com alimentos processados.
A comunidade médica diz que as mulheres com gestações múltiplas aumentam o gasto energético em 10%. Então precisam repor tal gasto.
Além disso, há maior chance de a futura mamãe vir a sofrer de náuseas ou vômitos com maior intensidade, pois as alterações hormonais são maiores. Todos esses aspectos estão integrados. Por isso, é necessária uma dieta personalizada e recomendada por um especialista.
Nutrientes necessários em gravidezes múltiplas
Sempre se recomendou que a mãe se alimentasse de maneira saudável. Dessa forma, deveria aumentar o consumo de vegetais, frutas e verduras, como já indicamos anteriormente.
No caso de gestações múltiplas, essa recomendação é mantida. No entanto, existem nutrientes especialmente importantes quando há dois ou mais bebês em processo de formação no útero.
Assim, pode haver um déficit de:
Cálcio
As necessidades de cálcio aumentam em gravidezes múltiplas. Isso ocorre porque muita coisa é perdida na urina.
Portanto, o consumo desse mineral deve ser de aproximadamente 1200 mg, que devem vir de fontes saudáveis, como leite, queijo e iogurte desnatado. Ou também suco de laranja, brócolis, sardinha, ovos, nozes, entre outros.
Ácido fólico
O ácido fólico é outro dos elementos essenciais em todas as gravidezes, especialmente em gravidezes múltiplas. Com esse suplemento se reduz significativamente o risco de a criança sofrer de defeitos no tubo neural.
Você pode consumi-lo como um suplemento e aumentar o consumo de vegetais de folhas verdes. Alguns exemplos são: espinafre, aspargos, alface ou brócolis, entre outros.
Ferro
O ferro é outro elemento necessário na dieta de gravidezes múltiplas. Isso porque favorece o transporte de oxigênio para todas as células dos tecidos. Essa necessidade é ainda mais urgente quando se lida com dois fetos, de modo que a deficiência se traduz em anemia.
Além de consumir os suplementos recomendados pelo médico, você deve incluir carnes vermelhas, ovos e peixe em sua dieta diária. Recomenda-se ingerir suco de laranja, pois a vitamina C ajuda a absorver ferro para melhor aproveitamento.
Proteínas
As proteínas funcionam como material de construção dos tecidos, o que ajuda no crescimento correto dos fetos. Além disso, intervêm na formação da placenta. Dessa forma, um déficit teria sérias consequências.
Por esse motivo, o consumo de proteínas deve ser aumentado ligeiramente e deverá ser de boa qualidade para, assim, fornecer os aminoácidos essenciais. Algumas opções podem ser: peixe, frango, feijão, arroz e aveia, entre outros.
Vitaminas
Em gestações múltiplas também é necessário monitorar o consumo de vitaminas como B6, D e C, bem como zinco e cobre.
A dosagem na forma de um suplemento, em geral, é a mesma de uma gravidez simples, mas deve ser complementada com alimentos ricos nesses nutrientes. Estes podem ser: nozes, grão-de-bico, fígado, frutas, entre outros.
Sobre ganhar peso em uma gravidez múltipla
A quantidade de peso a ganhar está diretamente relacionada ao peso que você tinha antes da gravidez, além da genética da mãe.
Portanto, espera-se que uma futura mãe de gêmeos ganhe entre 15 e 18 kg e uma mãe de trigêmeos até 22 kg.
Para isso, evite uma dieta rica em carboidratos e supra às necessidades com abundância de vegetais e proteínas. Estes fornecem os nutrientes necessários e mantêm o peso adequado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alvarez, A. i Fidel, J. ., Fernández, F., & Alumna, G. (2013). Estilos de vida y reproducción. Máster Investigación en Ciencias de la Salud-Universidad de Valladolid
- Nazer H, J. (2004). Prevención primaria de los defectos congénitos. Revista Medica de Chile. https://doi.org/10.4067/S0034-98872004000400014
- The American College of Obstetricians and Gynecologists. (2015). Los embarazos múltiples. Women’s Health Care Physicians. https://doi.org/1074-8601