Hábitos legais que unem a família

· 25 de julho de 2018
O trabalho, os estudos e demais atividades geram um distanciamento dentro das famílias. Agora que, enfim, você tem mais tempo para eles, notou que aconteceu algo muito curioso: a família está desunida.

Você pode até se lembrar de como isso não acontecia no passado. Como, por exemplo, quando a vovó estava viva, sempre havia motivos para compartilhar momentos juntos. Depois, cada um tomou seu caminho e a família foi se distanciando. Agora é a sua vez de buscar hábitos que unam a família. Mas quais?

Recomendamos estabelecer rotinas que gerem momentos felizes em conjunto, diariamente ou pelo menos regularmente. Existem atividades que envolvem todos os membros da família, e podemos fazer com que elas se transformem em costumes diários para desenvolver uma boa união familiar. Aqui você tem uma lista desses hábitos para unir a família:

1. Fazer refeições em família

Fazer refeições em família te fará criar laços duradouros e melhorar a comunicação. Recomendamos dedicar um tempo específico, pode ser na hora do almoço ou do jantar. Mas o importante é que você ajude seus filhos a desenvolver bons costumes e boas maneiras nas refeições.

Esses hábitos unem a família, já que evitamos a distração que a televisão ou o celular oferecem. Essa atitude também provoca uma melhora na comunicação, proporcionando a possibilidade de conhecer mais sobre as dúvidas de seus filhos.

Será ainda melhor se todos se relacionarem com o processo de planejar e preparar os alimentos. Dessa forma, você também ajuda seus filhos a aprender habilidades úteis para quando forem adultos.

2. Assistam filmes em família

unem a família

Seus filhos, seus pais, seus irmãos, seus sobrinhos, seu marido e você tem gostos diferentes. Entretanto, existem filmes familiares que todos irão gostar. Podem ver musicais, filmes clássicos e de outros gêneros que ajudam a fortalecer os hábitos que acabam por unir a família.

Existem muitas opções e com certeza seria uma bonita atividade. Criar um ritual ao qual todos se dediquem e participem na seleção dos filmes, na preparação dos aperitivos, definitivamente, criará um momento especial. Pense em algo básico, econômico e rápido de organizar.

3. Participem de atividades comunitárias juntos

A solidariedade é um princípio muito importante, que mais que ensiná-lo é bom praticá-lo. Qual ideia é melhor do que ensinar o amor ao próximo trabalhando juntos para melhorar a comunidade? Essa atividade teria um duplo propósito: ajudar os outros e unir a família.

Vocês podem optar pela limpeza da vizinhança (recolhendo folhas caídas, coletando papeis e reciclando) ou construir alguns brinquedos juntos para doá-los à alguma instituição em particular. Sua família se sentirá valorizada, todos vão se compenetrar a conhecer mais seus interesses e ampliar o amor pelo que tem. As opções são infinitas:

  • Atividades ecológicas
  • Resgate e cuidado de animais abandonados
  • Participação em eventos em casas de repouso para a terceira idade

Essas são três opções, mas com certeza existem muito mais.

4. Produzir anualmente um vídeo familiar

Vivemos numa época tecnológica e tiramos fotos a cada instante. Todos os anos existem aniversários e você pode unir esses e outros momentos importantes criando um vídeo anual da família.

Pegue seus vídeos e fotos de ocasiões especiais e junte-os usando algum programa de edição de vídeo. Será interessante para todos e com o tempo vocês terão a possibilidade de reviver esses momentos.

unem a família

Os eventos que você pode gravar ou fotografar são:

  • Aniversários
  • Ocasiões consideradas especiais pela sua família
  • Natal

Será interessante para todos ver como os anos passam e logo isso vai se transformar em um dos hábitos que unem a família. Com o passar do tempo, seus filhos crescerão e ficarão encantados em compartilhar esses vídeos com seus companheiros e filhos.

Os hábitos que unem a família são realmente simples de implementar

Todos nós conhecemos o conceito geral de família: é a base fundamental da sociedade. Por esse motivo, temos que cuidar e valorizar ela em todos seus aspectos. Respeitem suas características e demonstrem amor, apesar das diferenças.

Esses hábitos que unem a família são uma boa ideia para se conhecer mais. O importante de tudo isso é evitar que os membros da família fiquem desunidos. É normal que haja conflitos, alguns inconvenientes ou desentendimentos. Mas as famílias que se mantém unidas são mais fortes do que isso.