Hambúrgueres de lentilha para fazer com as crianças

Vamos ensinar você a preparar hambúrgueres de lentilha de uma forma bem simples. Assim, poderá introduzir essas incríveis leguminosas na dieta dos seus filhos.
Hambúrgueres de lentilha para fazer com as crianças

Última atualização: 03 Setembro, 2021

O consumo de leguminosas é fundamental na alimentação das crianças. Por isso, vamos ensinar você a preparar hambúrgueres de lentilha para incorporar na dieta da sua família esses alimentos de grande densidade nutricional.

Tome nota dessa receita imperdível!

Benefícios das lentilhas

Antes de mergulhar no preparo dos hambúrgueres, gostaríamos de falar um pouco sobre os benefícios nutricionais das lentilhas.

O primeiro aspecto a se destacar é que elas são um suprimento adequado de fibras, substância fundamental para o trânsito intestinal. Quando ingeridas em quantidades suficientes, ajudam a reduzir a prisão de ventre.

Com a ingestão de fibras, o volume do bolo fecal aumenta. Isso gera uma maior estimulação dos receptores de estiramento, presentes nas paredes do trato digestivo. Consequentemente, o intestino realiza movimentos mais intensos e amplos, o que acelera o trânsito do bolo alimentar até o ânus.

Leguminosas variadas.

Além disso, as lentilhas se destacam por conter uma porção significativa de proteínas vegetais. Embora a ingestão tenha alguns benefícios, elas são consideradas de baixo valor biológico. Isso significa que não fornecem muitos aminoácidos essenciais.

Finalmente, essas leguminosas fornecem diferentes micronutrientes essenciais, como o ferro, um elemento essencial para garantir o transporte de oxigênio no sangue e prevenir a anemia, de acordo com uma investigação publicada na revista The Medical Clinics of North America.

Hambúrgueres de lentilha

Agora é hora de cozinhar! Anote os ingredientes e o passo a passo dessa receita para obter um resultado fantástico.

Ingredientes

  • 100 gramas de lentilhas.
  • 55 gramas de arroz.
  • 2 cenouras
  • 1 cebola.
  • 2 dentes de alho.
  • 2 colheres de sopa de farinha de arroz.
  • Uma pitada de páprica doce.
  • Azeite extra virgem e sal.

Passo a passo

Existem duas maneiras de preparar hambúrgueres de lentilha. Uma delas é comprando as leguminosas em conserva, já cozidas. A outra é fazer o cozimento em casa.

Se você escolher o segundo método, certifique-se de ferver as lentilhas com água e sal em uma panela por 30 minutos ou até que fiquem macias. Isso ajuda a dissolver a fibra para favorecer a digestão no intestino.

Ao mesmo tempo, pique o alho, a cebola e a cenoura. É importante picar em pedaços bem pequenos. Depois refogue em uma panela com azeite de oliva extra virgem até que fiquem dourados.

Nesse momento, você deve adicionar uma colher de chá de páprica doce, tirar a panela do fogo e mexer com uma colher de pau para que todos os ingredientes fiquem bem integrados.

Uma vez concluída essa etapa, adicione as lentilhas e o arroz cozido no copo do liquidificador. É preciso bater tudo, mas sem deixar se transformar em purê. O ideal é que os ingredientes fiquem em pedaço bem pequenos. Nesse ponto, você deve adicionar a farinha de arroz, os vegetais cozidos e mexer tudo novamente.

Com a mistura já preparada, basta modelar os hambúrgueres. Para fazer isso, você pode pedir a ajuda dos seus filhos, que certamente ficarão entusiasmados com a tarefa.

 

Pegue uma quantidade da massa e molde com as mãos, certificando-se de que não fique muito grande, para evitar que se quebre. Depois de prontos, grelhe os hambúrgueres em uma frigideira com azeite de oliva, até dourar dos dois lados. E pronto! Eles estão prontos para serem consumidos.

Eles podem ser servidos sozinhos ou com pão ou outros vegetais. Dessa forma, você aumenta o suprimento de antioxidantes no prato. Decore de acordo com o gosto dos seus filhos e saboreie um prato delicioso!

Faça hambúrgueres de lentilha para as crianças

Como você viu, o preparo dos hambúrgueres de lentilha é muito simples e não leva muito tempo. Além disso, você pode optar por usar as leguminosas em conserva, o que economiza o processo de cozimento. Dessa forma, elas sempre estarão no ponto certo.

Não se esqueça que as leguminosas podem causar desconforto intestinal em algumas ocasiões. Para evitar esse incômodo, é necessário garantir um bom processo de cozimento em fogo baixo por bastante tempo. Dessa forma, você consegue amolecer as fibras e reduzir a fermentação intestinal.

Finalmente, lembre-se da importância de incluir as leguminosas na dieta regular das crianças. Seja na forma de refogados, hambúrgueres ou saladas, é recomendável que esses alimentos apareçam no menu algumas vezes por semana.

Pode interessar a você...
Como planejar um cardápio familiar saudável
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como planejar um cardápio familiar saudável

Aprenda a planejar um cardápio familiar saudável e adaptado ao paladar de todos, seguindo as recomendações de consumo de alimentos e nutrientes.



  • Bardsley A. Assessment and treatment options for patients with constipation. Br J Nurs. 2017 Mar 23;26(6):312-318. doi: 10.12968/bjon.2017.26.6.312. PMID: 28345979. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28345979/
  • DeLoughery TG. Iron Deficiency Anemia. Med Clin North Am. 2017 Mar;101(2):319-332. doi: 10.1016/j.mcna.2016.09.004. Epub 2016 Dec 8. PMID: 28189173.