5 ideias para lanches fora de casa

27 Novembro, 2020
Sabores doces e salgados, bebidas repletas de nutrientes, toques de laticínios e de frutas. Existem algumas diretrizes importantes que os pais devem seguir para garantir que os lanches das crianças sejam nutritivos e saudáveis.

A nutrição das crianças faz toda a diferença para o seu desenvolvimento. O hábito de cuidar da preparação dos lanches fora de casa é sinônimo de ajudá-las em direção ao seu crescimento saudável. Um lanche deve ser nutritivo, fornecer energia e, sem dúvida, ser tentador o suficiente para que os pequenos fiquem felizes ao consumi-lo.

Parece haver requisitos demais. Como podemos evitar cair em uma rotina alimentar que acabe sendo pobre em nutrientes, cheia de açúcar e gorduras saturadas? Tudo é uma questão de procurar o que é simples e saboroso, tentando incluir cereais, leite, frutas e proteínas diversas.

As opções para esses lanches são muito variadas: um copo de leite com uma fatia de pão de forma, nozes ou muffins de aveia trarão algo delicioso e saudável para as crianças. É necessário oferecer aos pequenos um toque de criatividade para que eles possam se divertir com os seus lanches.

A importância do lanche na dieta infantil

O lanche cumpre uma função compensatória entre o almoço e o jantar. As crianças consomem calorias constantemente. Para elas, é essencial que existam entre quatro e cinco refeições por dia. A cada refeição, as necessidades nutricionais específicas do momento do dia serão atendidas.

No aspecto nutricional, o almoço e o jantar devem fornecer 30% das calorias diárias cada um, o café da manhã 25% e o lanche 15%. Com isso, haverá uma dieta equilibrada.

O lanche ocorre no meio da tarde, quando o almoço já foi digerido e o corpo precisa de novas energias. Os lanches fora de casa não requerem grandes preparações ou porções. Além disso, eles devem ser leves o suficiente para haver apetite para o jantar.

5 ideias nutritivas para os lanches fora de casa

Os lanches fora de casa têm um sabor especial. Os mais apreciados geralmente incluem sabores salgados e doces, como se fossem um minialmoço. Por exemplo, um copo de leite ou um suco permitirão que as crianças consumam o líquido e a água de que precisam. A seguir, vamos mostrar cinco ideias deliciosas que abrem o apetite só de ler.

ideias para lanches fora de casa

  1. Queijo, patê, presunto e pão de forma. Muito simples, mas com as calorias e proteínas necessárias para a tarde. Bastam duas ou três porções de cada ingrediente para que a criança se sinta satisfeita.Lembre-se da importância de garantir a ingestão de proteínas, pois esses nutrientes demonstraram exercer influência decisiva na saúde muscular.
  2. Cereais, iogurtes e frutas. Nos lanches fora de casa, as frutas devem estar cortadas para um maior conforto. Idealmente, os ingredientes devem estar separados e a criança deve misturá-los antes de consumir. Essa será uma alternativa especial para as crianças que praticam esportes e precisam de proteínas e vitaminas em grandes quantidades.

Receitas que exigem mais tempo de preparo

  1. Muffins de cenoura, banana ou abóbora e leite. Pedir aos pais de hoje em dia para preparar lanches especiais para os filhos parece muito absurdo. No entanto, isso não é tão trabalhoso se os lanches forem preparados uma vez por semana e as porções forem distribuídas a cada dia. Existem muitas ideias de receitas para fazer muffins para as crianças.
  2. Biscoitos caseiros de chocolate amargo, coco, oleaginosas e aveia. Sem dúvida, os lanches fora de casa para as crianças que precisam de energia devem conter oleaginosas. Para beber e acompanhar essa delícia, nada melhor do que um copo de leite vegetal: escolha entre coco, amêndoas ou soja. Essa receita contém uma quantidade significativa de aveia. Esse nutriente ajuda a prevenir a prisão de ventre, segundo uma pesquisa publicada em Journal of Medicinal Food.

É preciso lembrar a diferença nutricional daquilo que é preparado em casa: os biscoitos caseiros são muito fáceis de fazer e muito mais saudáveis do que os industrializados.

  1. Pizza leve de farinha de trigo integral, queijo de cabra e sucos de frutas. Sem dúvida, os lanches fora de casa serão lembrados como tardes mágicas se as crianças encontrarem esses pratos deliciosos na hora de comer. As pizzas caseiras têm um sabor incomparável. Podemos também adicionar queijo parmesão, rúcula e azeitonas.

Dicas para embalar os lanches fora de casa

ideias para lanches fora de casa

Por fim, outra dica importante: um recipiente adequado será melhor para as necessidades nutricionais da criança. É interessante ter saquinhos com fecho hermético para alimentos. Essas embalagens podem ser usadas ​​inúmeras vezes e, portanto, não poluem.

Além disso, as garrafas reutilizáveis ​​são opções práticas para o transporte de leite ou sucos. Também são super práticos os recipientes com tampa, do tipo Tupperware. Existem diferentes formas e modelos desses recipientes, mas não é conveniente que eles sejam muito grandes. Pelo contrário, o lanche deve estar perfeitamente encaixado.

  • Cretoiu SM., Zugravu CA., Nutritional considerations in preventing muscle atrophy. Adv Exp Med Biol, 2018. 1088: 497-528.
  • Chen Z., Lin S., Jiang Y., Liu L., et al., Effects of bread yeast cell wall beta glucans on mice with loperamide induced constiopation. J Med Food, 2019. 22 (10): 1009-1021.