4 ideias para revisar o conteúdo do ano passado durante o verão

24 Outubro, 2020
Você quer que os seus filhos revisem o conteúdo do ano passado durante o verão de uma forma original e divertida? Vamos dar algumas ideias para colocar em prática!

Chegam as férias de verão e, com elas, o fim do ano letivo. Durante os próximos três meses, aproximadamente, as crianças vão aproveitar o sol, a praia, a piscina… Mas o que acontece com os aprendizados adquiridos durante os meses anteriores?

Sem dúvida, durante o verão, os pequenos devem se desconectar e se divertir, mas também é importante que não percam o hábito de estudar e que dediquem algum tempo da semana para revisar os conteúdos do ano passado. Como fazer isso? A seguir, vamos dar algumas ideias.

Lembre-se de que isso não deve ser visto como um castigo ou uma obrigação, e sim como uma oportunidade de continuar aprendendo de uma forma tranquila e divertida. Felizmente, hoje em dia existem muitas alternativas que permitem que esse objetivo seja alcançado.

4 ideias para revisar o conteúdo do ano passado durante o verão

ideias para revisar o conteúdo do ano passado durante o verão

1. Aplicativos educativos para revisar o conteúdo do ano passado

Você tem um tablet, celular ou outro dispositivo eletrônico em casa que o seu filho possa usar durante algumas horas por dia? Nesse caso, recomendamos que você baixe alguns dos aplicativos educativos disponíveis atualmente no mercado (muitos deles gratuitos).

Para escolher o melhor aplicativo educativo para o seu filho, leve em consideração as necessidades, a idade e o nível de escolaridade da criança. Dessa forma, ela poderá usar as novas tecnologias enquanto revisa alguns dos conteúdos do ano passado. Isso certamente vai deixá-la muito motivada!

2. Jogos de tabuleiro que estimulam a aprendizagem

Jogar jogos de tabuleiro em família é uma excelente ideia para estimular a aprendizagem e revisar alguns conhecimentos acadêmicos, bem como para promover algumas habilidades sociais entre os pequenos da casa.

Mas nem todo jogo de tabuleiro serve. O escolhido deve ter um objetivo educativo claro, como nos seguintes casos:

  • Dobble: um jogo para estimular a atenção, a concentração e a percepção espacial.
  • Trivial: um clássico jogo de tabuleiro para desenvolver um nível adequado de cultura geral.
  • Passa letra: permite desenvolver a competência linguística.
  • Story Cubes: ideal para promover a criatividade, a imaginação e a linguagem oral.
  • Dixit: um jogo que promove a criatividade e a competência linguística.
  • Rummikub: estimula as habilidades matemáticas e a atenção visual.

3. Escrever um diário sobre as férias de verão

Por meio da escrita livre, as crianças aprendem a expressar suas ideias, sentimentos e pensamentos de maneira lógica e coerente. Por isso, aconselhamos comprar um caderno ou um diário para o seu filho para que, durante as férias de verão, ele possa escrever diariamente o que aconteceu ao longo do dia.

ideias para revisar o conteúdo do ano passado durante o verão

Assim, sem perceber, o pequeno estará praticando a ortografia, a gramática e a escrita, três aspectos fundamentais para um desenvolvimento educacional adequado.

4. Praticar a matemática no dia a dia

A matemática é usada todos os dias para realizar tarefas cotidianas. Por exemplo, para cozinhar ou para fazer compras, é necessário ter certas noções de cálculo matemático.

Com isso em mente, por que não envolver as crianças na conclusão de algumas dessas tarefas? Essa pode ser uma boa ideia para aprender a assumir responsabilidades ao mesmo tempo em que a competência matemática é desenvolvida.

A importância de revisar o conteúdo do ano passado durante o verão

Em janeiro, a maioria das crianças já esqueceu muitos dos aprendizados adquiridos durante o ano anterior. Você quer evitar que isso aconteça com o seu filho? Recomendamos que, desde o primeiro momento, vocês organizem juntos um plano de trabalho semanal, para que o pequeno possa passar a dedicar um certo tempo à revisão dos conteúdos acadêmicos.

Dessa forma, quando o novo ano começar, a criança se sentirá preparada para continuar avançando na assimilação de novos conhecimentos e habilidades.