A importância dos brinquedos educativos para os bebês

Todo brinquedo é educativo se entretém e educa. A capacidade de aprendizagem da criança significa que tudo o que lhe é apresentado é incorporado ao jogo. Cabe aos pais selecionar os brinquedos adequados à sua idade e desenvolvimento.
A importância dos brinquedos educativos para os bebês

Última atualização: 07 maio, 2022

Em seu desenvolvimento, há fases em que os bebês são inseparáveis dos brinquedos. A função básica destes pode ser diversão e jogos, mas os fabricantes pensam cada vez mais neles como brinquedos educativos para as crianças aprenderem enquanto se divertem. Isso ajuda as crianças a descobrir e desenvolver habilidades fundamentais.

Os brinquedos e os bebês

Essas habilidades fundamentais incluem pensamento cognitivo, habilidades motoras, resolução de problemas, desenvolvimento da linguagem, aprendizado de conceitos básicos, etc. A confecção de brinquedos é um processo criativo que busca tornar o objeto, além de atraente, interessante e divertido para as crianças e uma boa opção para os pais.

Os brinquedos são mais do que apenas diversão para as crianças, a maioria dos brinquedos oferece oportunidades para as crianças aprenderem. Os melhores brinquedos envolvem os sentidos das crianças, despertam sua imaginação e as motivam a interagir com os outros. No entanto, os pais devem estar atentos na hora de escolher um brinquedo, pois estes devem ser adaptados à idade evolutiva dos bebês e das crianças.

“…o primeiro objetivo dos brinquedos é fazer a criança brincar, entretê-la, diverti-la, propor ação e passatempo prazeroso, e cumprindo esse objetivo é como eles fornecem valores positivos para o desenvolvimento infantil.”

Maria de Bórgia

Os bebês querem explorar o que está ao seu redor e é por isso que é necessário entender as emoções. À medida que crescem, eles começarão a desenvolver suas habilidades motoras. Os brinquedos devem ser escolhidos com cuidado, pois os brinquedos educativos podem contribuir para uma melhora saudável tanto física quanto psicologicamente nos pequenos.

A importância dos brinquedos educativos

38f41c0b-fa08-4cdd-95b1-3c2394effba2_1-66218cf2c6fbdff50b9358e31e5c9d94

Desenvolvimento de habilidades sociais

A habilidade social é provavelmente a mais importante. Os bebês devem estar preparados para explorar o ambiente e ser capazes de compreender suas próprias emoções e as dos outros. Brinquedos educativos que podem ser usados para interagir com outras pessoas podem ajudar os bebês a começar a socializar.

A progressão das habilidades cognitivas

As habilidades cognitivas incluem memorização, resolução de problemas, aprendizado de conceitos básicos, etc. Também é essencial que as crianças comecem a aprender conceitos básicos, como cores ou números. As crianças podem alcançar essas habilidades cognitivas através do uso de diferentes brinquedos educativos.

O aprimoramento da linguagem

mãe-está-perto-2-500x303

A interação com outras pessoas encoraja as crianças a expressarem seus sentimentos. Elas começam a ser capazes de usar a linguagem e falar corretamente. Felizmente, os fabricantes modernos podem fazer brinquedos falantes que são bons modelos para o uso da linguagem, mas é claro que as crianças precisam de interação direta com as pessoas para desenvolver suas habilidades de comunicação.

O ideal é escolher brinquedos que falem para ensinar o nome das coisas ou para que as crianças comecem a se interessar pelas palavras. Mas não se deve esquecer que, embora os brinquedos educativos sejam de grande importância no desenvolvimento dos bebês, é o contato humano que realmente os ajuda a crescer e se desenvolver de maneira ideal.

Habilidades motoras melhoradas

As crianças pequenas precisam desenvolver habilidades musculares e equilíbrio enquanto se preparam para explorar o ambiente. Elas têm uma tendência a tentar brincar com brinquedos para mover suas principais partes do corpo, incluindo dedos, pernas, mãos… e até mesmo andar junto com seus brinquedos.

Aumento da lógica e da imaginação

Os brinquedos ajudam as crianças a usar sua imaginação e a desenvolver sua criatividade. No entanto, elas também precisarão usar a lógica e o pensamento crítico para se divertir com os brinquedos educativos. Os pequenos aprenderão a reconhecer seu ambiente e promover a conscientização sobre ele.

Os brinquedos podem ser divertidos e educativos ao mesmo tempo, mas são os pais que devem escolher os brinquedos mais adequados para cada caso. Quando os pais escolhem bem os brinquedos educativos de acordo com a idade de seu bebê ou criança, estão promovendo seu crescimento físico e mental de forma saudável.

A pesquisadora Carmen Trigueros afirma que um brinquedo deve ser divertido. Se não for divertido, não pode ser classificado como tal. Por outro lado, um bom brinquedo deve ter potencial educativo, potencial didático, potencial terapêutico e valores positivos.

No entanto, um brinquedo é um instrumento vazio até que seu potencial educativo seja colocado em prática.

Porque, “intrinsecamente o brinquedo não é educativo nem didático, brinquedo é brinquedo.”

A brincadeira para a criança é uma atividade permanente, na qual ela fica completamente à vontade e por meio da qual recebe múltiplas informações que pode aprender.

Nesse sentido, os pais e professores têm de facilitar as condições para que, brincando de forma dirigida ou espontânea, desenvolvam competências que lhes permitam se adaptar ao seu meio social.

Por fim, um brinquedo educativo deve ser facilmente manipulável, adaptado à fantasia da criança, seguro e confiável.

This might interest you...
Os melhores brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras dos bebês
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Os melhores brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras dos bebês

Você sabe quais são os tipos de habilidades psicomotoras e como estimular seu bebê por meio dos brinquedos? Vamos contar tudo a seguir.