A importância de ensinar nossas filhas a controlar o ciclo menstrual

Uma das etapas mais complexas que nossas filhas vivem é quando acontece a sua primeira menstruação. Entre as muitas dúvidas que passam pela mente e as grandes mudanças que começam a experimentar, é normal que fiquem confusas. Para nós é uma tarefa muito importante informar as razões desse processo e a maneira de controlar corretamente o ciclo menstrual.

Mas, como devemos agir diante desse processo natural? É importante que você fale com sua filha e que ela saiba que pode tirar qualquer dúvida que tenha contigo. Além disso, é fundamental que ela saiba tudo sobre o ciclo menstrual e que aprenda como contar os dias que faltam para o próximo ciclo.

Por outro lado, os ciclos de algumas mulheres são um pouco irregulares no seu princípio, mas com o tempo tendem a se regularizar. Se você perceber que depois de muito tempo o ciclo menstrual da sua filha ainda não é regular, é importante que consulte um médico especialista que possa avaliá-la.

Como o monitoramento do ciclo menstrual ajuda?

Ainda que a tua filha adolescente ainda não tenha aprendido nada no colégio sobre esses temas, é muito importante ensiná-la a ter certo controle sobre o seu ciclo menstrual. Por quê? Isso ajuda a menina a se conectar mais com o seu corpo e com as mudanças que começarão a acontecer nele. 

Além disso, ensina a monitorar certos fatores da sua saúde, já que algumas irregularidades no ciclo menstrual podem estar diretamente ligadas a sintomas de algumas doenças. Dessa maneira, ter controle sobre o ciclo menstrual a beneficiará da seguinte maneira:

  • Ajuda nossas filhas a conhecer seu próprio corpo.
  • Fornece a possibilidade de notar qualquer irregularidade e poder consultar o médico caso necessário.
  • Aprofunda o conhecimento dos seus ciclos vitais.
  • Ajuda a ser mais precavida.

Algumas irregularidades no ciclo menstrual podem estar diretamente ligadas a sintomas de algumas doenças.

Falar sobre o ciclo menstrual com a filha

Formas de controlar o ciclo menstrual

Atualmente, existem muitas formas de controlar a menstruação, principalmente com a inclusão da tecnologia entre as ferramentas mais eficazes. A seguir mostraremos alguns dos métodos mais comuns:

Usar um calendário

A maneira mais simples e conhecida consiste simplesmente em anotar os dias em que começa o ciclo menstrual e seu fim, indicando a data. Isso é possível ser feito com um calendário simples ou utilizando o celular. Além disso, é possível colocar um alarme que avise quando chegará o próximo ciclo. É o método mais utilizado.

O diagrama lunar

O diagrama lunar é uma ferramenta que nos ajuda a aprofundar nas quatro fases do ciclo menstrual. Dessa forma, pode nos ajudar a ter uma compreensão profunda sobre as necessidades do nosso corpo e nossa alma em cada momento do ciclo. É menos utilizado que o anterior, mas é bastante prático.

Esse método consiste num diagrama lunar que consta de três ou quatro circunferências, cada uma dentro da outra. Colocam-se os 28 dias do ciclo, se dura um pouco mais ou menos, também é preciso indicá-lo. Na seguinte circunferência você escreverá os dias do calendário gregoriano, ou seja, se a menstruação começou no dia 12 de outubro, você colocará essa data no dia 1 do teu ciclo, e assim sucessivamente.

Método sintotérmico

Através desse método você poderá conhecer os aspectos fisiológicos do seu ciclo e aprender a perceber os sinais que nos indicam em qual fase estamos. É possível determinar isso através da medição da temperatura basal, da observação do fluxo vaginal e da posição do cérvix.

Aplicativos de celular

Uma ferramenta muito comum atualmente é o uso de aplicativos de celular para calcular o ciclo. São muito fáceis de utilizar e podem nos ajudar a manter uma ordem de uma forma prática. Entre os aplicativos mais conhecidos temos Iperiod, que permite que você indique os dias da sua menstruação e, baseado nisso, realiza uma estimativa da duração dos teus próximos ciclos. Da mesma forma, esses dados são principalmente utilizados como orientação e não devem ser tomados como totalmente corretos.

Outro aplicativo que também pode ser muito útil para o controle é Kindara. Diferentemente do primeiro aplicativo, esse é mais detalhado. Além disso, com ele é possível conhecer sobre os seus ciclos. O que o diferencia dos outros aplicativos é que possui ótimos gráficos.

Falar sobre o ciclo menstrual com a filha

O que fazer quando minha filha tiver sua primeira menstruação?

Antes de tudo, converse com ela, dê toda a informação que precise e faça-a entender que esse é uma mudança com a qual ela vai se acostumar com o tempo. Você pode agir da seguinte maneira:

  1. Felicite-a pelo seu primeiro ciclo. Isso é positivo já que é algo normal e indica a sua maturidade.
  2. Evite transmitir aspectos negativos. Não tome como negativo seu primeiro ciclo, diga antes de tudo mensagens positivas.
  3. Comente como deve ser a sua higiene. Ensine como deve ser sua higiene quando ela tiver o ciclo menstrual.
  4. Você deve orientá-la. Forneça o maior número de informação possível sobre a menstruação e todo seu processo.
  5. Ensine-a a ser precavida. Diga que a partir de agora será melhor que ao sair de casa sempre leve um absorvente na mochila.

O mais importante de tudo é que sua filha entenda que não é um aspecto negativo ou uma mudança que prejudicará sua vida e que se trata de um processo totalmente natural que acontece com todas as crianças durante a puberdade, não apenas com ela.

Recomendados para você