A importância da estimulação precoce em bebês prematuros

10 Outubro, 2020
A estimulação precoce em bebês prematuros é importante para que haja um bom desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

A estimulação precoce em bebês prematuros é muito importante para o bom desenvolvimento do bebê. Para trabalhar isso, devemos saber a idade corrigida da criança, ou seja, a data em que ela deveria ter nascido e não aquela em que nasceu. A partir dessa data, podemos determinar em que estágio do desenvolvimento o bebê se encontra.

É importante que isso seja conhecido porque vamos encontrar bebês que passaram os primeiros meses de vida no hospital e que, quando trabalharmos com eles, ainda não deveriam ter nascido.

Você quer saber por que a estimulação precoce em bebês prematuros é importante e quais são os benefícios que ela traz? Vamos contar tudo a seguir.

O que significa dizer que um bebê é prematuro?

Um bebê prematuro nasce antes da 37ª semana de gravidez. Mas também há aqueles que nascem antes da 30ª semana ou cujo peso é inferior a 1,5 kg. Estes últimos são os que mais precisam de estimulação precoce. Sua evolução será mais complicada, pois não conseguiram amadurecer todos os órgãos no momento certo.

O que é a estimulação precoce em bebês prematuros?

A estimulação precoce é um conjunto de atividades, exercícios e técnicas que se destinam a crianças que apresentam, ou não, um atraso em seu desenvolvimento. Essas técnicas, que incluem jogos, procuram ajudar, fortalecer e desenvolver todo o seu potencial.

A importância da estimulação precoce em bebês prematuros

Com isso, vamos ajudar e acompanhar as crianças no seu desenvolvimento, sem forçar nada para que fiquem mais adiantadas. Por exemplo, se uma criança de 6 meses deveria conseguir permanecer sentada, o que faremos será acompanhá-la e orientá-la para que isso seja feito da forma correta. Portanto, devemos ajudá-la.

A importância da estimulação precoce em bebês prematuros

As crianças que nascem antes do tempo precisam amadurecer fora do útero e, por isso, sofrem um atraso em seu desenvolvimento, sua maturidade e seu crescimento. Teremos que falar sobre a “idade cronológica”, que é a data em que ela nasceu, e a “data corrigida”, que é a data em que ela deveria ter nascido. Esta última é a que devemos levar em consideração para a evolução do desenvolvimento da criança.

A estimulação precoce tem enormes benefícios para o desenvolvimento do bebê prematuro. Vamos ver alguns deles:

  • As massagens que são incluídas como atividade de estimulação precoce ajudam as crianças a melhorar o peso, a altura, a irritabilidade e a sociabilidade.
  • A estimulação precoce nos permitirá descobrir, mais rapidamente, se há distúrbios de desenvolvimento ou problemas de aprendizagem futuros.
  • Aumento da qualidade de vida, uma vez que a estimulação proporciona o maior desenvolvimento possível de toda a capacidade existente no sistema nervoso central da criança.
  • Também vamos prevenir distúrbios cognitivos, psicológicos, sociais e motores.
  • O vínculo entre pais e filho será melhorado e fortalecido.
  • Todas essas atividades promovem as habilidades mentais, sociais e físicas da criança.

Tipos de exercícios para a estimulação precoce em bebês prematuros

Os exercícios de estimulação precoce em bebês prematuros precisam considerar a criança de forma global, ou seja, é preciso trabalhar com eles em todas as áreas do seu desenvolvimento, de uma forma coordenada entre todos os profissionais envolvidos. Os exercícios podem ser agrupados em 4 áreas do desenvolvimento:

Desenvolvimento cognitivo

Aqui, são usadas técnicas como contar uma história usando diferentes tons de voz e fazendo sons de animais. A música também é muito importante nessa área, pois já foi demonstrado que ajuda melhorar o desenvolvimento cognitivo da criança.

A importância da estimulação precoce em bebês prematuros

Desenvolvimento sensório-motor

Os exercícios utilizados nessa área estão focados no aumento da capacidade física, comunicativa e mental, bem como na promoção das capacidades do sistema nervoso central. Aqui, o jogo é muito utilizado como uma forma de estimulação.

Desenvolvimento da linguagem

Diante da criança, são feitos movimentos com a boca, o nariz, as sobrancelhas, os olhos… Dessa forma, ela vai reconhecendo as diferentes expressões do rosto. Essa prática inclui tudo o que conseguirmos imaginar, como, por exemplo, mostrar a língua, estufar a bochecha, cantar… para que o bebê veja a vocalização.

Desenvolvimento afetivo e emocional

Os pais desempenham um papel importante aqui. O contato físico com o bebê é necessário, e eles vão abraçar e dar muito amor ao pequeno. Além disso, é importante interagir com o bebê olhando para ele e sorrindo, chamando-o pelo nome e olhando em seus olhos, etc.

Sobre a estimulação precoce em bebês prematuros

Conforme a criança for crescendo, os exercícios serão adaptados ao seu ritmo. É importante ter em mente que cada criança tem um ritmo diferente que deve ser respeitado. Não devemos forçar nada, menos ainda em um bebê prematuro, pois seu desenvolvimento é mais lento.

Assim, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da estimulação precoce em bebês prematuros, quais são os seus benefícios e quais são os exercícios mais utilizados na atenção precoce.