É possível incentivar a leitura através da música?

· 9 de janeiro de 2019
Você conhece a relação entre a literatura infantil e a música? Vamos contar a seguir como essas duas atividades podem ser mutuamente potencializadas.

É cada vez mais importante criar hábitos de leitura, tanto em adultos quanto em crianças. Isso nos leva a questionar sobre como introduzir a literatura na vida das pessoas de maneiras diferentes. Muitas vezes, podemos pensar em trazer a leitura para as crianças através da música.

A literatura pode ser considerada uma parte importante na vida das crianças, pois ajuda a melhorar o desenvolvimento da capacidade criativa e a formar a personalidade. Uma criança que tem hábitos de leitura melhora a sua imaginação e sua capacidade de socializar com os outros, assim como expressar melhor suas emoções.

Se formos capazes de introduzir a literatura para crianças através da música, essa atividade pode ser muito estimulante para elas. Como resultado, vão aceitar sem que os adultos tenham que forçar.

A música ajuda as crianças a sentirem mais curiosidade pela leitura. Por essa razão, hoje em dia existe uma grande variedade de livros com áudio.

Além da leitura, o objetivo é que as crianças possam ouvir os sons e as músicas e viajar com a imaginação para onde o livro levar. Pode-se dizer que é a maneira perfeita de encorajar os pequenos a ir atrás da literatura, mesmo antes de serem capazes de ler.

A importância da literatura infantil

A literatura infantil é muito importante desde bem cedo. Geralmente, as crianças incentivadas na leitura têm mais facilidade com vocabulário, redação, compreensão e dicção. Tudo isso melhora significativamente a sua capacidade de expressão.

Além disso, essas crianças são mais seguras e comunicativas. Da mesma forma, o progresso na escola é muito mais satisfatório, pois as dificuldades de aprendizagem são significativamente reduzidas. Isso proporciona, por sua vez, segurança e confiança no que quiserem fazer.

As crianças que adotam hábitos de leitura são capazes de adquirir maior conhecimento e um nível mais amplo de compreensão. Dessa forma, a interação com outras crianças e também com adultos é facilitada em qualquer fase de suas vidas.

É ideal que a criança tenha contato com a leitura através da música desde cedo.

A música torna a leitura divertida

Em geral, as crianças têm dificuldade de se sentar para ler um livro. É uma atividade que tende deixar o pequeno entediado. Ainda mais hoje em dia que os avanços tecnológicos são tão grandes que ele pode se distrair com qualquer programa de televisão ou jogo no computador ou tablet.

Por isso, introduzir o hábito da leitura em crianças pode ser uma tarefa difícil. Dessa forma, acredita-se que a música é uma ótima ferramenta para incentivar a leitura.

“A música ajuda as crianças a sentirem mais curiosidade pela leitura”

Como a música ajuda na leitura

A música ajuda as crianças a despertar os sentidos para a literatura. Assim, podem realmente aproveitar todos os benefícios que ela traz. Além do mais, elas podem se apaixonar pelas histórias que são contadas de forma musical.

É muito importante introduzir a literatura na vida das crianças desde bem cedo. É por isso que existe o que conhecemos como literatura infantil.

Os livros de literatura infantil são destinados exclusivamente a crianças e desenvolvidos precisamente para quem deseja ouvir e aprender. As histórias são maravilhosas, cheias de magia e aventuras.

É possível trazer literatura para as crianças através da música, você só tem que dar a oportunidade de experimentar.

Benefícios para a criança

Uma criança que foi introduzida no mundo da leitura desde pequena, é uma criança que vai estar mais preparada para enfrentar com facilidade os livros específicos de estudo. Uma criança que lê será um adulto com grandes bases em sua vida emocional, pessoal e intelectual.

Uma das principais questões que devem ser levadas em consideração na hora de introduzir a leitura na vida das crianças é que nenhuma delas é igual.

Portanto, a escolha do texto deve ser pessoal, nunca imposta por outra pessoa. A criança deve ser capaz de escolher o que gosta. Dessa forma, ela não vai ver a leitura como uma obrigação.

Pelo contrário, vai ser uma experiência agradável e ela vai tomar gosto pelos livros. Assim, pouco a pouco, a criança estará procurando por outros livros de estilos diferentes e a leitura fará parte de sua rotina.