8 jogos para promover o desenvolvimento motor grosso

16 Outubro, 2020
Se você quer ajudar o seu filho a promover o desenvolvimento motor grosso, não perca esses jogos para brincar em casa!

Quando falamos sobre o desenvolvimento motor grosso em crianças, estamos basicamente falando sobre o movimento dos grandes músculos do corpo. Estamos nos referindo a saltar, correr, escalar, dançar… O melhor de tudo é que existem jogos para promover o desenvolvimento motor grosso.

Brincar com jogos de movimento em casa é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento motor grosso do seu filho. Por isso, não perca as ideias de jogos que vamos apresentar a seguir para usar com seus filhos. Vocês poderão trabalhar em uma grande variedade de habilidades, tais como coordenação olho-mão, equilíbrio, saltos, habilidades com a bola, consciência espacial, força muscular e agilidade.

Jogos para promover o desenvolvimento motor grosso

jogos para promover o desenvolvimento motor grosso

1. Boliche para o desenvolvimento motor grosso

Essa atividade pode ser feita com um jogo de boliche de plástico ou com materiais que você tiver casa. Por exemplo, é possível usar garrafas de plástico vazias e enchê-las com um pouco de areia ou água para que fiquem em pé.

Vocês também podem fazer uma atividade artística e pintar as garrafas com diferentes cores, bem como variar a quantidade de areia ou de água para que possam ser derrubadas com a bola. Coloque as garrafas em pé em forma de V e se revezem para jogar.

2. Amarelinha

Esse jogo é antigo, mas ainda é muito popular entre as crianças. É melhor brincar de amarelinha ao ar livre, desenhando os quadrados com um giz em um piso de cimento ou concreto. Você pode se revezar com o seu filho para pular pelos quadrados desenhados.

Pule com um pé em quadrados individuais e com dois pés em quadrados duplos (um pé em cada um). Quando você chegar ao fim, dê meia-volta e retorne ao início. Aprender a pular com um ou dois pés é uma habilidade importante para uma criança em idade pré-escolar, e a amarelinha um ótimo jogo para aprender essa habilidade.

Quando seu filho já tiver dominado o salto, varie o jogo. Você pode pegar  uma pedra e jogá-la no primeiro quadrado antes de começar. Em seguida, pule diretamente para o segundo quadrado evitando a pedra. Salte até o número 10, vire-se e volte para trás, inclinando-se sobre uma perna só para pegar a pedra quando voltar para o número 1.

3. Equilíbrio para o desenvolvimento motor grosso

Use uma viga de jardim ou uma viga improvisada de madeira ou outro material (alguns tijolos ou bancos baixos). Pratique andar em cima dela sem cair fazendo com que isso se torne um jogo. Finja que há crocodilos embaixo da “ponte” em que você está. Desafie o seu filho a atravessá-la também e a dar meia-volta no final, andando o caminho de volta sem cair.

4. Todos para o túnel!

Fique perto do seu filho com as pernas bem afastadas e role uma bola através do túnel, ou seja, por baixo das pernas. Conforme for praticando, você pode começar a se afastar mais do seu filho e a deixar o túnel mais estreito, aproximando as pernas e usando uma bola menor. Esse é um bom jogo para desenvolver as habilidades com a bola e a coordenação olho-mão.

5. Corrida de obstáculos

Desenvolva a força e a agilidade do seu filho com uma divertida corrida de obstáculos feita em casa. O melhor de tudo é que isso pode ser feito tanto dentro quanto fora de casa. O que importa é ter criatividade e colocar vários acessórios em um percurso para que os seus filhos se revezem para atravessá-lo e até mesmo para correr.

Forneça uma combinação de atividades em cada percurso, incluindo oportunidades para escalar, pular, arremessar, etc. Aqui estão algumas ideias para os acessórios e as atividades:

  • Cadeiras para subir e escalar.
  • Pranchas para caminhar.
  • Caixas de sapato em cima da cabeça para equilibrar.
  • Pular sobre degraus.
  • Equilibrar-se em galhos de árvores.
jogos para promover o desenvolvimento motor grosso

6. Corrida: o ovo e a colher

Essa corrida é uma das favoritas nas gincanas para crianças. Seus filhos vão adorar competir com você nesse divertido jogo. Em resumo, basta equilibrar um ovo em uma colher desde a largada até a linha de chegada.

É recomendável primeiramente ferver os ovos, a menos que você esteja realmente com vontade de se divertir. Nada vai aumentar as habilidades e a concentração tão rápido quanto a ameaça de um ovo se quebrar.

7. Seu Mestre Mandou para o desenvolvimento motor grosso

Seu Mestre Mandou é um jogo que pode ser usado para desenvolver muitas das habilidades do seu filho, incluindo as habilidades de escuta, concentração, percepção auditiva, etc.

Use esse jogo como uma forma de estimular os músculos grandes do seu filho. Além disso, você pode deixar a atividade mais divertida ao se revezar com ele, permitindo que o seu filho também te dê instruções para seguir. Algumas ideias podem ser:

  • Andar de lado e caminhar até a parede e voltar.
  • Correr até uma árvore, dar 4 saltos e voltar correndo.
  • Dar 3 cambalhotas, virar e ficar de barriga para cima.

8. Arremessar balões para melhorar o desenvolvimento motor grosso

O objetivo é ver por quanto tempo vocês conseguem manter o balão no ar, jogando-o de um lado para o outro, antes que ele caia no chão. Então, quando já tiverem dominado a técnica de manter o balão no ar, você pode acrescentar mais dificuldade e tentar manter dois balões no ar.

Em suma, não há nada melhor do que promover o desenvolvimento motor grosso enquanto vocês brincam e passam bons momentos juntos. Então, o que você está esperando para colocar todas essas atividades em prática?