5 jogos de relaxamento para crianças

23 Junho, 2020
Os jogos de relaxamento podem ajudar as crianças a melhorar a concentração e o controle emocional, além de auxiliar a gerenciar melhor os sentimentos e aproveitar ao máximo o que está ao seu redor.
 

Tanto em casa quanto na escola, o estresse das crianças está cada vez mais evidente. Muitas mães e professoras preocupadas inventam atividades diárias para combater essa situação. Usar os jogos de relaxamento para crianças é uma ideia extraordinária, pois ajuda visivelmente os pequenos a superar esse estado de humor.

É importante ter atenção ao ritmo de vida das crianças, que é derivado do que é vivido pelos pais. Como são pequenas, não é dada a importância necessária ao fato de que elas, mesmo que sempre queiram brincar, jogar ou fazer qualquer outra atividade, também precisam de uma certa harmonia e calma em suas vidas.

Por causa do ritmo de vida acelerado que a maioria das famílias vive atualmente, os jogos de relaxamento para crianças surgem como uma excelente opção para equilibrar a dinâmica diária, tanto para crianças quanto para adultos.

Essas atividades podem ser feitas por todos os membros da família, o que também ajuda a fortalecer os laços e estabelecer uma boa convivência, baseada na harmonia.

Vantagens dos jogos de relaxamento para crianças

As estratégias que podem ser usadas para um adulto relaxar não terão a mesma eficácia para uma criança. Para os adultos, uma caminhada na praia, uma aula de yoga ou uma conversa com os amigos já serve para diminuir a tensão.

No entanto, para os pequenos, são os jogos que ajudam a drenar toda essa carga emocional. Algumas das vantagens desse recurso, quando usado para crianças, são:

 
  • Combate o estresse mental e muscular de forma eficaz.
  • Ajuda a melhorar a concentração e a aprendizagem.
  • Traz calma e paz.
  • Reduz a ansiedade e os ataques de pânico.
  • Quando um estado de relaxamento é alcançado, o sono melhora.

Por esse motivo, a utilização de jogos de relaxamento para crianças, além de ser uma boa terapia, também é um estimulante físico tanto para o corpo quanto para a menteÉ necessário ter uma grande variedade dessas atividades para que sempre seja um momento divertido e esperado pelos pequenos da casa.

jogos de relaxamento para crianças

Jogos para relaxar a família

1. Pintar mandalas

Essa técnica ajuda a relaxar crianças, jovens e adultos. Ao pintar uma mandala, os dois hemisférios do cérebro, o direito e o esquerdo, trabalham em conjunto.

Para tornar essa atividade mais agradável, é possível colocar uma música suave de fundo. Existem muitos modelos que podem ser encontrados em folhetos, revistas ou páginas da Internet. Tudo o que precisamos fazer é ter as mandalas impressas em um papel para que todos possam colori-las a gosto.

2. Primavera

Esse jogo pode levar os participantes a um estado de relaxamento através da concentração e do relaxamento dos músculos do corpo. Consiste em contar uma história que fala que as crianças são blocos de gelo que estão em uma floresta durante o inverno.

 

Os participantes devem simular essa situação. Então, a história continuará com a chegada da primavera. Pouco a pouco, o gelo começa a derreter e, dessa maneira, o corpo relaxa.

“Para os pequenos, os jogos ajudam a drenar toda essa carga emocional. Além disso, combatem o estresse mental e muscular de forma eficaz.”

3. Sopre a vela

Esse jogo é baseado em aprender a respirar profundamente. O ar deve ser inspirado lentamente pelo nariz e expirado pela boca pouco a pouco, enquanto uma vela é soprada.

O participante deve manter uma postura ereta e a ação será repetida toda vez que a chama se apagar. Para cada rodada, cada participante deve dar um passo para trás, afastando-se da pequena chama. Assim, a concentração e a respiração deverão ser mais fortes.

4. Amassar, esmagar ​​e rabiscar papéis

Para essa atividade, você só precisa de folhas de papel que serão colocadas na mesa juntamente com lápis de cor e canetinhas para serem rabiscadas à vontade.

Posteriormente, essas folhas devem ser amassadas até que formem uma bola e, em seguida, devem ser esmagadas com as mãos, como se fossem uma bola de massa. Dessa forma, cada vez que as mãos forem abertas e fechadas, as energias negativas serão drenadas das crianças e as suas habilidades motoras finas serão desenvolvidas.

Jogos de relaxamento: fingir ser um pássaro
 

5. A tartaruga

O objetivo dessa atividade é regular as emoções da criança através da concentração e do relaxamento das tensões. O pequeno deve imaginar que é uma tartaruga que está dentro do seu caso bem tranquila, enquanto observa tudo ao seu redor.

Então, a criança deve ser instruída a inspirar pelo nariz e a expirar o ar pela boca. Em seguida, ela deve ser convidada a tirar a cabeça do casco e começar a andar lentamente. Por fim, a instrução é deitar-se no chão e fechar os olhos para descansar.

Todas essas atividades ajudarão as crianças a se sentirem mais relaxadas, limpar a mente e afastar os pensamentos ou emoções negativas que as enchem de estresse. Assim, elas poderão transformá-las em sensações positivas para si mesmas e para o ambiente ao seu redor.

A família, ao jogar unida, demonstra apoio nesses momentos de tensão. Dessa maneira, é promovido um ambiente calmo para enfrentar qualquer adversidade com serenidade e inteligência.

 
  • Erkert, A., & Hoppe-Engbring, Y. (2001). Islas de relajación: 77 juegos llenos de fantasía para relajar a los niños y potenciar su creatividad. Oniro.
  • Justo, C. F. (2018). Relajación creativa, creatividad motriz y autoconcepto en una muestra de niños de Educación Infantil. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 6(14), 29-50. http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1260
  • Nadeau, M. (2001). 24 juegos de relajación: para niños de 5 a 12 años. Sirio.
  • Snel, E. (2013). Tranquilos y atentos como una rana: la meditación para los niños con sus padres. Editorial Kairós.
  • Zárate, L. O., Montero Mora, J., & Gutiérrez Lara, M. (2014). Relación entre el estrés parental y el del niño preescolar. Psicología y Salud.