Jogos violentos durante a infância

Se, como mãe, você se preocupa com o fato de que os videogames possam alterar o comportamento do seu filho, no artigo a seguir, mostraremos o que você deve levar em consideração.
Jogos violentos durante a infância

Última atualização: 02 Junho, 2020

Muitos pais se preocupam com o tempo que seus filhos passam na frente das telas jogando videogame, principalmente durante longos períodos de tempo. De fato, alguns jogos têm um conteúdo violento que não é apropriado para a idade das crianças e que pode ter um impacto negativo em suas vidas.

Por esse motivo, neste artigo, vamos rever a influência dos jogos violentos durante a infância para que você saiba agir de maneira adequada.

Certamente, os videogames estão se tornando cada vez mais populares entre crianças e adolescentesAo longo dos anos, eles se tornaram mais realistas e sofisticados, permitindo o acesso à Internet e a conexão com pessoas do mundo inteiro. ,

Embora seja verdade que alguns apresentam conteúdo educativo, outros promovem comportamentos e condutas agressivas. Crianças e adolescentes podem passar muitas horas jogando e, às vezes, têm dificuldade para controlar a quantidade de tempo que gastam nessa atividade. 

Como mãe, o seu papel é muito importante. Além de controlar a quantidade de horas que o seu filho passa nesse tipo de entretenimento, também é essencial que você saiba quais jogos podem ser violentos e alterar o bem-estar e a educação da criança.

Pesquisas sobre jogos violentos na adolescência

O impacto positivo mais amplamente reconhecido é que os videogames podem ajudar as crianças a melhorar a destreza manual e o conhecimento de informática, entre outros benefícios.

No entanto, um estudo feito pela The American Psychological Association mostra uma relação consistente entre o uso violento de videogames e um aumento de comportamentos agressivos, cognições agressivas e efeito agressivo.

Por outro lado, ocorrem diminuições no comportamento pró-social, na empatia e na sensibilidade à agressão. Além disso, a mesma pesquisa indica que nenhum fator de risco individual leva uma pessoa a agir violentamente de forma consistente.

Pelo contrário, é o acúmulo de fatores de risco que tende a levar a comportamentos agressivos, e jogar jogos violentos é um deles.

Jogos violentos durante a infância

O que os jogos violentos durante a infância contêm?

Considerando que as crianças passam muitas horas jogando videogame e estão em uma idade bastante decisiva, é importante que você controle o seu consumo. Vamos mostrar alguns sinais que indicam que um jogo não é adequado para crianças:

  • Inclui comportamento criminoso e desrespeito à autoridade.
  • Exploração sexual.
  • Estereótipos raciais, sexuais e de gênero.
  • Permite matar pessoas ou animais.
  • Uso de drogas e álcool.
  • Linguagem e gestos obscenos.

Dicas para os pais

Como mãe de uma criança que se diverte com videogames, é importante que você observe o modo geral de agir do seu filho em casa, na escola e no seu círculo social, e o seu desempenho mental ou psicológico. Tenha em mente que controlar o seu filho é fundamental, ainda mais quando ele investe o tempo em jogos.

A seguir, vamos mostrar algumas dicas que você deve levar em consideração para que o seu filho faça uso responsável desses elementos e, dessa forma, evitar qualquer tipo de problema associado:

  • Evite videogames para as crianças em idade pré-escolar.
  • Jogue com o seu filho para compartilhar a experiência e discutir o conteúdo do jogo.
  • Verifique se o jogo é adequado para a idade do seu filho, tanto em termos de conteúdo quanto de desenvolvimento.
  • Defina regras claras sobre o conteúdo e o tempo de jogo, tanto dentro quanto fora de casa.
  • Controle as interações on-line e oriente o seu filho sobre os perigos.
  • Você deve impor um limite de tempo em frente à tela.
  • Incentive a participação em outros tipos de atividades, principalmente exercícios físicos.
  • O momento ideal para os jogos é após a conclusão das lições de casa ou tarefas domésticas.
Jogos violentos durante a infância

É necessário consultar um profissional?

Por fim, lembre-se de que, se usados ​​com moderação, os jogos apropriados para a idade são agradáveis ​​e positivos para o desenvolvimento das crianças. Alguns promovem a aprendizagem, a resolução de problemas e ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras finas e da coordenação.

No entanto, os jogos violentos durante a infância podem fazer com que as crianças se tornem insensíveis à violência e exibam comportamentos mais agressivos. Se você acha que o seu filho tem hábitos negativos ou problemas de comportamento como resultado de jogos violentos durante a infância, recomendamos procurar o médico o mais rápido possível.

Pode interessar a você...
Meu filho está viciado em videogames
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Meu filho está viciado em videogames

No campo dos videogames, a tecnologia está avançando a cada dia e, como consequência, a sua capacidade de entretenimento e diversão é cada vez maio...



  • Jiménez, J. M., & Araya, Y. C. (2012). El efecto de los videojuegos en variables sociales, psicológicas y fisiológicas en niños y adolescentes. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, deporte y recreación, (21), 43-49. https://www.redalyc.org/pdf/3457/345732287009.pdf
  • Vaca Vaca, P., & Romero Serrano, D. (2007). Construcción de significados frente a los contenidos violentos de los videojuegos en niños de 11 a 14 años. Acta Colombiana de Psicología, Vol. 10, no. 1 (ene.-jun. 2007); p. 35-48. https://repository.ucatolica.edu.co/handle/10983/552
  • Celis, H. G. R., & Escobar, M. S. (2012). Consumo de videojuegos y juegos para computador: influencias sobre la atención, memoria, rendimiento académico y problemas de conducta. Artículos en PDF disponibles desde 1994 hasta 2013. A partir de 2014 visítenos en www. elsevier. es/sumapsicol, 18(2), 99-110. http://publicaciones.konradlorenz.edu.co/index.php/sumapsi/article/view/986