Ler para o bebê durante a gravidez é benéfico?

· 1 de maio de 2017

Durante a gravidez o bebê começa a receber estímulos do exterior através da mãe, e ler para o bebê é mais outra maneira maravilhosa de fazer uma estimulação intrauterina eficaz.

Nas primeiras semanas de gravidez o seu bebê só ouviu as batidas do seu coração, mas a partir da 23º semana de gestação, os seus pequenos ouvidos estão totalmente formados, por isso vai ser capaz de ouvir o que está acontecendo fora do útero.

Ler para o bebê é uma das grandes ferramentas para a estimulação precoce que vai ajudá-lo integralmente e, especialmente, no desenvolvimento de sua inteligência.

Serve de algo?

Os resultados de uma análise realizada pela Universidade de Johns Hopkins em 2008, indicou que um bebê nas últimas semanas de gestação responde com uma mudança leve e positiva na frequência cardíaca quando a mãe faz uma leitura em voz alta, fala ou canta.

Existem diferentes formas de estímulo auditivo durante a gravidez além de leitura, tais como colocar uma agradável música de fundo, cantar, fazer com que outras pessoas no ambiente familiar falem com ele para que ele reconheça as diferentes vozes.

Se você quer conseguir melhores resultados pode combinar a leitura com massagens suaves em sua barriga para você ativar um par de sentidos simultaneamente.

 

Com um pequeno suspiro

Quero sussurrar em seu ouvido

Que eu estou crescendo forte

Que eu sinto o seus desejos de me ter

e estar com você em breve

-Anônimo-

Benefícios de ler para o bebê durante a gravidez

151329363-500x334

Quando você lê para o seu filho durante a gestação irá notar os efeitos do estímulo através da interação demonstrada em seus movimentos.

A seguir mencionamos alguns dos benefícios mais importantes que são alcançados quando você lê para o bebê durante a gravidez:

  • Após seu nascimento algumas palavras soarão familiares e será muito mais fácil para ele aumentar o seu vocabulário.
  • Desenvolve a sua retenção e facilita a aprendizagem no futuro.
  • Graças ao estímulo auditivo intrauterino, depois que seu bebê nasce poderá reconhecer algumas vozes familiares e o demonstrará fazendo alguns gestos e movimentos.
  • Ele vai aprender a distinguir as diferentes modulações da voz, tons altos e suaves.
  • Pode ser benéfico para acalmá-lo, especialmente e particularmente, o sussurro mãe.
  • É útil e vantajoso na formação do vínculo entre mãe e filho, ou outros parentes em seu ambiente.
  • É uma excelente escolha para a figura do pai ficar ainda mais envolvida durante a gravidez.
  • Alguns estudos mostram que o hábito de leitura poderia ser mantido ao longo do tempo.
  • Se você costumava ler junto com uma musica instrumental, é altamente provável que o seu bebê desenvolva gostos e predileções aos instrumentos musicais e a leitura.

Leituras para o seu bebê

A leitura habitual tem uma influência muito positiva para o seu filho durante a gestação, “se você gosta do que você lê” poderá transmiti-lo para o seu pequeno para que, no futuro, ambos possam desfrutar e alcançar uma excelente conexão através desta opção maravilhosa de aprendizagem.

Ao selecionar tópicos é preferível optar por leituras com as temáticas infantis, pois elas têm um vocabulário simples e especialmente estruturado para a compreensão dos mais pequenos.

tumblr_m7wfshbdpr1r09x7io1_500_large-500x336

Com que frequência devemos ler para o bebê?

Já que você sabe todos os benefícios que a leitura proporciona ao seu bebé é adequado estabelecê-lo como uma rotina durante todo o período de gestação.

O tempo que você tomar para fazer a leitura deve ser de qualidade, pois muitas horas por dia não garantem a eficácia do estímulo, de 30 a 45 minutos por dia será perfeito para dedicar ao bebê um bom estímulo afetivo.

Quando a leitura é parte de uma rotina, o bebê poderá reconhecer a sua voz facilmente além de executar uma conexão imediata e regular entre os dois, esse tempo deve ser respeitado, pois significa intimidade e amor em seu relacionamento.

Lembre-se variar as leituras, selecionar diferentes lugares aonde realizá-las, e tentar identificar o momento certo para fazê-las.

É importante estar relaxada, e que o seu bebê esteja acordado para você fazer a atividade (os bebês em gestação têm suas rotinas de descanso que devem ser respeitadas).

Graças à estimulação através da leitura o nosso bebê poderia desenvolver no futuro competências e habilidades diferentes. A leitura não é somente uma importante ferramenta para enriquecer o conhecimento e a alma, também pode melhorar algumas atitudes na área cognitiva da linguagem e sócio-emocional.