10 lições que o seu filho deve aprender antes dos 13 anos

· 16 de fevereiro de 2019
Antes de entrar na adolescência, é recomendável que você transmita aos seus filhos algumas noções básicas sobre certas questões da vida. A seguir vamos dar algumas sugestões.

A chegada dos 13 anos anuncia a entrada na adolescência. Quando falamos de educação, é preciso ter clareza sobre quais coisas você considera necessário para que seu filho passe por essa fase de uma forma tranquila. Portanto, aqui nós oferecemos 10 lições que o seu filho deve aprender antes de completar 13 anos.

Provavelmente, muitas vezes você se pergunta se está educando bem o seu filho, se está passando as lições que ele tanto precisará no futuro. Devido à correria do dia a dia, pode ser que você acabe deixando certos aprendizados nas mãos de fatores externos, como a escola ou os amigos.

Por isso, podemos ajudar sugerindo certas lições que podem ser muito úteis para o seu filho. Claro que ele vai precisar muito mais do que as dez lições que propomos, mas certamente serão de grande utilidade.

10 lições que seu filho deve aprender antes de completar 13 anos

Recomendamos que você faça uma lista sobre os tópicos que são importantes para ensinar ao seu filho antes dos 13 anos. Vá introduzindo pouco a pouco e adapte a informação à sua idade, assim será mais fácil.

Aqui nós propomos algumas lições:

1. Amizade

O conceito de amizade é adquirido desde muito cedo, mas também é formado pela experiência e informação que chega através dos meios de comunicação, do cinema e do ambiente em que ele vive.

Seu filho deve saber que tipo de amigo ele quer ser e que tipo de amigos ele quer ter. De igual maneira, é bom aprender como resolver um problema com um amigo e o que fazer quando quiser ajudar alguém.

A amizade se tornará muito importante durante a fase da adolescência, por isso esse fator não pode ser ignorado. Os amigos do seu filho se tornarão tão importantes quanto a própria família. Portanto, ajude-o a se conhecer nesse sentido.

2. Morte

A morte é parte de quem somos. Não se pode esconder ou maquiar o que a morte implica a fim de querer evitar o sofrimento. O seu filho merece saber do que se trata para poder lidar melhor com a dor e com todas as emoções que ele sente diante da morte.

3. Comunicação emocional

Você deve oferecer um espaço para o seu filho se expressar e, assim, ajudá-lo a administrar as próprias emoções. Reprimir ou negar qualquer tipo de emoções pode ser confuso e negativo para ele. Talvez essa seja a lição mais importante que o seu filho deve aprender antes de completar 13 anos, já que será a base de seu bem-estar emocional.

Saber se comunicar é uma das muitas lições que o seu filho deve aprender antes da adolescência.

4. Organização

Seja em sua vida ou em sua casa, é importante que ele saiba o que a organização implica. É preciso saber as suas obrigações, tarefas, horários… Enfim, é necessário que a disciplina faça parte da vida do seu filho, pois também proporciona segurança.

5. Cuidado com o corpo

A higiene pessoal faz parte do aprendizado das crianças desde os primeiros anos de idade. Posteriormente, a adolescência provoca mudanças no corpo. Portanto, é importante saber como atualizar a questão da higiene para as novas alterações que ocorrerão.

“A educação não é a resposta para a pergunta. A educação é o meio para encontrar a resposta para todas as perguntas “
-Willow Allin-

6. Empatia

Saber colocar-se no lugar do outro é muito importante. Por isso, o seu filho deve aprender a conhecer e a reconhecer tanto as suas emoções quanto as dos demais.

Assim, ele vai saber como interagir de maneira mais produtiva com o seu próprio ambiente. A empatia é fácil de dizer, mas complicada de ensinar.

7. Importância do dinheiro

Economizar e gastar são conceitos básicos para viver em nossa sociedade. Infelizmente não são inatos, ou seja, devem ser ensinados.

O seu filho pode aprender de onde vem o dinheiro, quanto custam as coisas, e quanto custa ganhar dinheiro. Com esse aprendizado, fica implícito saber como valorizar o esforço envolvido em conseguir tudo o que seu filho tem.

8. Sexualidade

A adolescência é caracterizada pela manifestação de comportamentos sexuais. Falar com naturalidade sobre sexualidade fortalecerá o vínculo de confiança entre vocês. A sexualidade nunca deve ser um tabu, mas uma das lições que seu o filho deve aprender antes de completar 13 anos.

9. Autoestima

Consiste em aprender a amar e valorizar a si mesmo, ser realista com a sua própria pessoa e exigir respeito quando for necessário. A autoestima do seu filho é muito influenciada pela imagem que você tem dele, portanto, tenha cuidado com elogios e críticas.

filho deve aprender

10. Responsabilidade

Todas as ações têm consequências, boas ou ruins. O seu filho precisa saber que quebrar uma regra está diretamente associada a uma punição.

Por sua vez, alcançar uma conquista pode trazer consigo uma recompensa. As regras devem ser compreendidas pelo seu filho e ser adaptadas à sua idade.

Finalmente, lembre-se de que o seu filho está constantemente enfrentando mudanças e novos desafios. Em vez de se apresentar como uma figura autoritária e fechada, tente oferecer o melhor de sua experiência para ajudar a tornar o caminho mais fácil.