Lições do filme Divertida Mente

O filme da Pixar "Divertida Mente" nos deixa uma série de lições muito importantes sobre os sentimentos e as emoções.
Lições do filme Divertida Mente

Última atualização: 20 Abril, 2021

Dentro da classificação filmes infantis, há alguns que se destacam e ficam para a posteridade pelos valores que transmitem ou por certas coisas marcantes em suas histórias.

Ao olhar para trás, um dos filmes mais marcantes da Pixar é, sem dúvida, Inside Out ou, em português, Divertida Mente. Um filme cujos protagonistas são os sentimentos e as emoções, e que está repleto de reflexões e pensamentos.

Se você ainda não conseguiu assistir, garantimos que, depois de ler essa série de lições que ele nos deixa, você não vai querer perder. E se, pelo contrário, já o viu, é um dos filmes que sempre vai divertir e com o qual você aprenderá algo novo cada vez que assistir.

Por isso, a seguir, apresentamos uma série de lições relacionadas ao filme e sobre as quais você certamente não havia pensado. Vamos lá!

Quais lições podemos tirar do filme Divertida Mente?

1. As emoções negativas também são necessárias

Atualmente, vivemos em um mundo em que parece que você só pode pensar positivo. Claro que isso faz sentido de certa forma, uma vez que as emoções negativas apenas produzem sentimentos e pensamentos ruins.

Personagens que ensinam lições: filme "Divertida Mente"
© Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures

No entanto, uma das lições mais claras que o filme Divertida Mente nos mostra é que as emoções negativas, ou aquelas não tão positivas assim, também são importantes e necessárias para viver. Ao longo do filme podemos perceber o quanto é necessário aceitar essas emoções para dar sentido à vida.

Essas emoções são manifestadas na maioria das ocasiões por Tristeza, uma das personagens do filme. Ao aceitar esses tipos de emoções, teremos um desenvolvimento pleno e um aprendizado muito mais valioso.

2. A importância de se conhecer

Um dos objetivos desse filme quando as crianças o assistem, além de fazê-las se divertir, é a reflexão. Nele vemos como Riley tem definida sua própria ilha de personalidade.

Nessa ilha, observamos os sabores mais proeminentes e o que define a protagonista. Port isso, depois de assistir ao filme, devemos lidar e administrar essas ilhas com os pequenos e fazer as nossas próprias ilhas.

É uma ótima maneira de nos conhecermos um pouco mais e de fazer com que as crianças trabalhem o tema das emoções.

3. Todos nós temos um sentimento que impulsiona nossas emoções

Embora esta fique muito mais encoberta do que algumas das outras lições, o filme Divertida Mente nos mostra que um de nossos sentimentos sempre nos domina.

No caso da protagonista do filme, a Alegria é a controladora principal da Sede, o espaço em que todas as emoções se reúnem e que simula a cabeça das pessoas.

Isso nos mostra que devemos refletir sobre o sentimento principal que controla nossos pensamentos. Devemos ser realistas e perceber que, talvez, esse sentimento deva mudar ou, ao contrário, ser ainda mais realçado.

Algumas lições do filme Divertida Mente

Mais lições do filme Divertida Mente

4. Mude o foco de seus pensamentos

Uma das frases mais marcantes do filme e que mais deve nos fazer refletir é dita por Alegria, protagonista da história:

Você não pode se concentrar no que está errado. Sempre há uma maneira de mudar as coisas.”

-Divertida Mente-

Embora seja verdade que isso esteja intimamente relacionado com o que falamos na primeira das lições, é muito importante saber como reagir às coisas e aprender a inverter a situação. Inclusive, isso não é a mesma coisa que aprender a enxergar o lado positivo sempre.

Além de poder ser aplicada a adultos, essa frase também pode ser aplicada a crianças para ajudá-las a enfrentar as adversidades que possam surgir e, assim, avançar em seu desenvolvimento.

Devemos aceitar que as atitudes negativas fazem parte da nossa vida, mas também que transformá-las depende apenas de nós mesmos.

Pode interessar a você...
Os maravilhosos ensinamentos com que o “Pequeno Príncipe” presenteia nossos filhos
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Os maravilhosos ensinamentos com que o “Pequeno Príncipe” presenteia nossos filhos

Mostre a seus filhos os ensinamentos do Pequeno Príncipe e mostre a eles o prazer que é a leitura desde que eles são pequenos