Sentimentos que as grávidas vivenciam
A revolução que a mulher vivencia durante a gravidez implica em, além de mudanças físicas, alterações nos sentimentos e nas emoções. Às vezes, a personalidade da mulher afetada se transforma tanto que o(a) parceiro(a) pensa que está convivendo com uma estranha. Sendo assim, é importante não se deixar levar por essa fase transitória e conhecer mais a fundo os sentimentos que as grávidas vivenciam.
Causas das mudanças de sentimentos e emoções na gravidez
Antes de tudo, é primordial que você não se sinta envergonhada ou culpada se apresentar um determinado estado de ânimo. Existem alguns fatores que podem afetar essa etapa:
Alterações hormonais
O aumento na produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, tem uma influência direta nas emoções. Por esse motivo, é possível que a capacidade do cérebro da mulher para lidar com essas mudanças bruscas de sentimentos se veja diminuída.
Situações de estresse
Pode ser a preocupação com o futuro do bebê, as circunstâncias em que ocorre a gravidez ou a situação familiar. Todos esses são aspectos que influenciam na sua estabilidade emocional e podem atrapalhar a sua organização pessoal.
As mudanças físicas e na imagem
Algumas mulheres apresentam lesões físicas durante a gravidez, como dores, prisão de ventre ou vômito. Isso afeta a saúde emocional. Além disso, o fato de se olhar no espelho e ver as mudanças do corpo pode fazer com que você se sinta pouco atraente.
Esgotamento
Seja pelos incômodos próprios da gravidez ou pelo estresse, algumas mulheres chegam a sentir cansaço pela falta de sono. Essa circunstância tem um profundo impacto sobre o humor da grávida, e isso prolonga o seu estado de alteração emocional.
Tipos de sentimentos que as mulheres grávidas vivenciam
Desde que começa a gravidez, a mulher passa por uma série de transformações variadas no aspecto afetivo. Pode ser frustrante e angustiante ir de uma emoção a outra, sem ser capaz de explicar por que e como você está se sentindo. Estas são as variações mais comuns de sentimentos que as grávidas vivenciam:
A felicidade e a tristeza
O que você tanto queria já está nas suas mãos: ter um filho te enche de uma felicidade indescritível. Compartilhar a sua alegria com seus entes queridos te enche de emoções positivas, em especial quando te felicitam e dão presentes.
Por outro lado, quando você está a sós, incômodos físicos, talvez por dormir mal ou ter alguma dor, fazem com que você se sinta triste.
Depois de rir, chorar
É absurdo tentar encontrar uma explicação lógica do porquê de repente você começa a rir ou do porquê de começar a chorar inesperadamente. Os causadores de tais mudanças são as irregularidades hormonais que afetam os neurotransmissores da mulher na gestação.
O aumento na produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, tem uma influência direta nas emoções.
Medo e angústia
Com certeza, você quer saber muitas coisas referentes ao parto ou ao bebê. Por isso, não saber a resposta das suas dúvidas e medos te assusta.
Por exemplo, no caso das mães de primeira viagem, algumas têm medo de que seu filho possa nascer com alguma anomalia genética. O medo do desconhecido costuma ser algo que causa muita ansiedade.
Esquecimentos ao longo do dia
É normal que, muitas vezes, as grávidas passem por momentos de confusão e esqueçam até com quem acabaram de falar por telefone. Uma dica: leve as coisas com calma, não dê muita atenção a isso.
Atividades que ajudam a lidar com as emoções na gravidez
Podem parecer complicados os sentimentos que as grávidas vivenciam. No entanto, é possível fazer algumas coisas para combatê-los e torná-los mais suportáveis. Algumas sugestões para melhorar o estado de ânimo são:
- Dormir bem durante cerca de 8 horas pode lhe fornecer a estabilidade emocional necessária. Portanto, escolha a posição mais confortável para você e seu bebê.
- Mantenha uma dieta saudável e equilibrada que inclua alimentos naturais. Evite aqueles que sejam processados.
- Se vier sentimentos negativos na sua mente, faça uma lista de pensamentos positivos que façam com que você se sinta bem consigo mesma.
- Se você pratica algum esporte, continue durante a gravidez. Entretanto, se você leva uma vida sedentária, fazer uma caminhada regularmente lhe dará prazer.
- Realize leituras relacionadas à gravidez ou leia livros que lhe despertem emoções positivas.
Sem dúvida, a gravidez é uma fase linda e especial. No entanto, é aconselhável estar preparada em todos os sentidos, incluindo o emocional. É importante que você responda de forma positiva e saudável à variedade de sentimentos que irá vivenciar estando grávida, uma vez que estes são normais nessa linda fase da vida da mulher.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rodríguez-Muñoz, M. D. L. F., Olivares, M. E., Izquierdo, N., Soto, C., & Huynh-Nhu, L. (2016). Prevención de la depresión perinatal. Clínica y Salud, 27(3), 97-99. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1130-52742016000300001
- Maldonado-Durán, M., Sauceda-García, J. M., & Lartigue, T. (2008). Cambios fisiológicos y emocionales durante el embarazo normal y la conducta del feto. Perinatología y Reproducción Humana, 22(1), 5-14. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumenI.cgi?IDARTICULO=21076
- González, M. C., Tovar, M. C., Valencia, C., & Canaval, G. E. (2003). La experiencia de las mujeres gestantes:” lo invisible”. Investigación y educación en enfermería, 21(2), 32-46. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1382637
- Bello, R. M. G. (2016). Las experiencias de las mujeres durante el embarazo a partir del análisis del discurso. MUSAS. Revista de Investigación en Mujer, Salud y Sociedad, 1(1), 63-81. https://revistes.ub.edu/index.php/MUSAS/article/view/15252