Sentimentos que as grávidas vivenciam

13 de novembro de 2019
Na etapa da gestação, a mulher experimenta uma avalanche de mudanças psicológicas que podem ser, muitas vezes, desconcertantes. Esse estado produz-se durante a gravidez devido ao aumento dos hormônios, mas é temporal. As mudanças drásticas de humor e o choro repentino sem razão aparente são alguns dos sentimentos que as mulheres grávidas vivenciam.

A revolução que a mulher vivencia durante a gravidez implica em, além de mudanças físicas, alterações nos sentimentos e nas emoções. Às vezes, a personalidade da mulher afetada se transforma tanto que o(a) parceiro(a) pensa que está convivendo com uma estranha. Sendo assim, é importante não se deixar levar por essa fase transitória e conhecer mais a fundo os sentimentos que as grávidas vivenciam.

Causas das mudanças de sentimentos e emoções na gravidez

Antes de tudo, é primordial que você não se sinta envergonhada ou culpada se apresentar um determinado estado de ânimo. Existem alguns fatores que podem afetar essa etapa:

Alterações hormonais

O aumento na produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, tem uma influência direta nas emoções. Por esse motivo, é possível que a capacidade do cérebro da mulher para lidar com essas mudanças bruscas de sentimentos se veja diminuída.

Situações de estresse

Pode ser a preocupação com o futuro do bebê, as circunstâncias em que ocorre a gravidez ou a situação familiar. Todos esses são aspectos que influenciam na sua estabilidade emocional e podem atrapalhar a sua organização pessoal.

As mudanças físicas e na imagem

Algumas mulheres apresentam lesões físicas durante a gravidez, como dores, prisão de ventre ou vômito. Isso afeta a saúde emocional. Além disso, o fato de se olhar no espelho e ver as mudanças do corpo pode fazer com que você se sinta pouco atraente.

Esgotamento

Seja pelos incômodos próprios da gravidez ou pelo estresse, algumas mulheres chegam a sentir cansaço pela falta de sono. Essa circunstância tem um profundo impacto sobre o humor da grávida, e isso prolonga o seu estado de alteração emocional.

grávida bebendo suco

Tipos de sentimentos que as mulheres grávidas vivenciam

Desde que começa a gravidez, a mulher passa por uma série de transformações variadas no aspecto afetivo. Pode ser frustrante e angustiante ir de uma emoção a outra, sem ser capaz de explicar por que e como você está se sentindo. Estas são as variações mais comuns de sentimentos que as grávidas vivenciam:

A felicidade e a tristeza

O que você tanto queria já está nas suas mãos: ter um filho te enche de uma felicidade indescritível. Compartilhar a sua alegria com seus entes queridos te enche de emoções positivas, em especial quando te felicitam e dão presentes.

Por outro lado, quando você está a sós, incômodos físicos, talvez por dormir mal ou ter alguma dor, fazem com que você se sinta triste.

Depois de rir, chorar

É absurdo tentar encontrar uma explicação lógica do porquê de repente você começa a rir ou do porquê de começar a chorar inesperadamente. Os causadores de tais mudanças são as irregularidades hormonais que afetam os neurotransmissores da mulher na gestação.

O aumento na produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, tem uma influência direta nas emoções.

Medo e angústia

Com certeza, você quer saber muitas coisas referentes ao parto ou ao bebê. Por isso, não saber a resposta das suas dúvidas e medos te assusta.

Por exemplo, no caso das mães de primeira viagem, algumas têm medo de que seu filho possa nascer com alguma anomalia genética. O medo do desconhecido costuma ser algo que causa muita ansiedade.

Esquecimentos ao longo do dia

É normal que, muitas vezes, as grávidas passem por momentos de confusão e esqueçam até com quem acabaram de falar por telefone. Uma dica: leve as coisas com calma, não dê muita atenção a isso.

grávida com medo do parto

Atividades que ajudam a lidar com as emoções na gravidez

Podem parecer complicados os sentimentos que as grávidas vivenciam. No entanto, é possível fazer algumas coisas para combatê-los e torná-los mais suportáveis. Algumas sugestões para melhorar o estado de ânimo são:

  • Dormir bem durante cerca de 8 horas pode lhe fornecer a estabilidade emocional necessária. Portanto, escolha a posição mais confortável para você e seu bebê.
  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada que inclua alimentos naturais. Evite aqueles que sejam processados.
  • Se vier sentimentos negativos na sua mente, faça uma lista de pensamentos positivos que façam com que você se sinta bem consigo mesma.
  • Se você pratica algum esporte, continue durante a gravidez. Entretanto, se você leva uma vida sedentária, fazer uma caminhada regularmente lhe dará prazer.
  • Realize leituras relacionadas à gravidez ou leia livros que lhe despertem emoções positivas.

Sem dúvida, a gravidez é uma fase linda e especial. No entanto, é aconselhável estar preparada em todos os sentidos, incluindo o emocional. É importante que você responda de forma positiva e saudável à variedade de sentimentos que irá vivenciar estando grávida, uma vez que estes são normais nessa linda fase da vida da mulher.