Livros infantis mais destacados pela crítica

19 Maio, 2020
Uma seleção de livros de qualidade para você curitr verdadeiras histórias fascinantes juntamente com os seus filhos.

Dentro da literatura infantil e juvenil, foram publicadas centenas e centenas de títulos nos últimos anos. No entanto, nem todos têm a qualidade que a literatura deve oferecer aos pequenos e aos jovens adolescentes.

É por isso que, em 2016, o grupo de pesquisa GRETEL, formado por especialistas em literatura infantil e juvenil e em educação literária da Universidade Autônoma de Barcelona, decidiu publicar uma lista dos livros infantis mais destacados pela crítica. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre essas interessantes recomendações.

Em que essa lista se baseia?

Há muitos anos, esse grupo de pesquisa decidiu começar a criar um banco de dados com os livros infantis e juvenis que tivessem sido premiados ou destacados por alguma revista ou instituição relacionada ao mundo da literatura.

A partir dessa ideia, em 2016, eles decidiram fazer uma lista com os quatorze livros mais destacados pela crítica nos últimos dez anos.  

Apesar de já terem se passado quatro anos desde a publicação dessa lista, a qualidade dos títulos incluídos nela faz com que eles ainda estejam entre os mais lidos. Por isso, a seguir, vamos mostrar alguns dos títulos dessa fantástica lista para que, juntamente com os seus filhos, você possa curtir histórias de qualidade.

Livros infantis mais destacados pela crítica

Seleção de livros infantis mais destacados pela crítica

Um dia na vida de Amos McGee

Um grande álbum ilustrado que situa em um zoológico a sua linda história que exalta um dos valores mais importantes, a amizade.

As cores quentes das imagens, o valor da amizade de que já falamos, bem como o contínuo aparecimento de inúmeros animais ao longo dessa história, recomendada para crianças a partir de três anos de idade, vão fazer com que os pequenos fiquem encantados com ela.

Através das suas páginas, vamos conhecer a história do Senhor Amos, um funcionário do zoológico que cuida dos seus animais com todo o amor do mundo.

Um dia, no entanto, Amos fica doente e não pode ir trabalhar. Nesse momento, serão os animais que decidirão ir visitá-lo por todo o amor que o Senhor Amos já lhes deu.

O Leão da Biblioteca, um dos livros infantis mais destacados pela crítica

Uma história divertida que quebra os estereótipos que muitas vezes se tem sobre as bibliotecas como um lugar de silêncio absoluto.

Nas páginas desse livro, recomendado para maiores de cinco anos, vamos ver como um leão se torna um assistente de bibliotecário e como até mesmo a própria bibliotecária aceita a sua presença, desde que ele não quebre as regras estabelecidas.

Mas… o que acontecerá quando o leão for forçado a fazer isso? Não vamos revelar mais nada para que vocês possam descobrir o final da história, juntamente com as suas lindas e ternas ilustrações.

O pato, a morte e a tulipa

Talvez uma das questões mais complexas para lidar com os pequenos seja a morte. Por isso, contar com a ajuda de ferramentas como os livros infantis é uma das melhores opções. Esse livro representa a morte através de um personagem com muita empatia, simpatia e até mesmo sentimentos.

Livros infantis mais destacados pela crítica

Através das ilustrações do livro, vamos ver como esse personagem acompanha o protagonista da história, um pato, ao longo de sua vida. No entanto, ele não se dá conta disso até o seus dias chegarem ao fim.

Dessa forma, o livro quer demonstrar que a morte é mais uma fase da vida e que não há necessidade de ter medo. Uma história recomendada para maiores de nove anos.

O Menino do Pijama Listrado, o mais famoso dos livros infantis destacados pela crítica

Existem livros, tanto infantis e juvenis quanto para adultos, que se tornam clássicos e são lidos por muitas gerações. Esse é um deles!

Essa história real, recomendada para jovens a partir dos 12 anos, é uma leitura obrigatória que toda pessoa, independentemente da idade, deve fazer para aprender sobre os terríveis eventos que ocorreram há não muitos anos, durante o Holocausto.

A Chegada

Por fim, um livro recomendado para maiores de 14 anos que não inclui nada de texto em suas páginas. Você terá à sua frente um romance gráfico cheio de ilustrações em cores sépia que nos transportam para tempos passados ​​e não tão passados ​​assim, tendo em vista a situação vivida atualmente.

Afinal, assim como o próprio título indica, esse livro quer explicar aos mais jovens as dificuldades da imigração, dos refugiados e de começar uma vida nova em outro lugar. Um livro com uma história que fará os jovens refletirem e apreciarem tudo aquilo que eles têm.

  • Stead, P. (2017). Un día diferente para el señor Amos. Océanos Travesía.
  • Knudsen, M. (2007). León de biblioteca. Ekaré.
  • Erlbruch, W. (2007). El pato y la muerte. Bárbara Fiore Editora.
  • Boyne, J. (2007). El niño del pijama a rayas. Salamandra.
  • Tan, S. (2007). Emigrantes. Bárbara Fiore Editora.