Ser mãe e fazer um concurso público

12 de novembro de 2019
Todos os desafios que cruzam nosso caminho devem ser superados com esforço e dedicação. Conseguir entrar em um emprego público é um deles, e ninguém disse que a maternidade é um obstáculo para alcançá-lo.

Ser mãe e estudar para um concurso público é uma combinação difícil, mas não impossível, que mostra que as mulheres são capazes de fazer qualquer coisa. Preparar-se para um concurso requer muito esforço e uma generosa cota de sacrifício. Mas alcançar esse objetivo proporcionará uma satisfação incrível.

Todos os dias, mais mulheres se juntam ao estudo de um concurso para entrar para trabalhar na administração pública e, assim, resolver quaisquer problemas de trabalho no futuro. É um desafio adquirido que dá bons resultados.

A maternidade leva à reorganização das obrigações de trabalho, que são muito afetadas após o parto. É por isso que muitas mães escolhem estudar para um concurso público para se concentrar em obter a garantia de estabilidade no emprego.

Isso ocorre como resultado das altas taxas de desemprego e poucas ofertas de trabalho. Essa combinação leva centenas de mães a se concentrarem nesses tipos de alternativas.

Quais tipos de mulheres decidem estudar para um concurso público?

Quando a licença maternidade termina, os problemas começam a serem divididos entre o cuidado do bebê e o tempo no trabalho. Em vista disso, e para aproveitar o tempo de licença materna, muitas mães tomam a iniciativa de encontrar uma opção de trabalho que lhes permita fazer as duas coisas.

Em certos casos, são geralmente aquelas mulheres cujas responsabilidades maternas têm um bom apoio em outros parentes, que sentem a necessidade de uma mudança de ambiente e ousam experimentar a busca por esse tipo de emprego.

No entanto, não há protótipo de mulher para essa alternativa de trabalho. Elas simplesmente desafiam as mulheres empreendedoras sem medo de estabelecer novas metas.

Ser mãe e concursada: como conseguir?

Ser mãe e ser concursada não é uma tarefa fácil. O tempo necessário para essa atividade é difícil de organizar. Plantar a ideia de iniciar esse desafio é sinônimo de noites sem dormir, desordem nas refeições e muita fadiga.

Quais tipos de mulheres decidem estudar para um concurso público?

Portanto, aqui estão algumas dicas que irão ajudá-la para que essa nova vida não afete seu desempenho como mãe.

Um local para estudar

Criar um ambiente adequado para essa atividade é o mais recomendado. Dessa forma, você pode facilitar o desenvolvimento de atividades escolares para seus filhos e sua preparação para o concurso.

Encontre um lugar especial, onde você poderá estudar tranquilamente, e o organize corretamente. Pode ser pequeno, onde você e seus filhos têm tudo o que é necessário para se concentrar no estudo e deixar reinar o silêncio e a tranquilidade.

Organização na hora de estudar para um concurso público

Desde o início, é necessário levar esse desafio muito a sério. Você deve se organizar de todas as maneiras para que nada lhe escape. Portanto, você deve estipular o tempo que dedicará à preparação dos estudos e cumpri-lo a todo custo.

Para fazer isso, você pode preparar um cronograma de atividades e colocá-lo em um quadro negro ou na porta da geladeira. Inclua todas as tarefas diárias e a partir daí determine o seu tempo de estudo.

Encontre suporte em sua família

Para ser mãe e estudar para um concurso, é essencial sentir-se apoiada pelos seus entes queridos. Receber deles palavras de encorajamento e muita energia positiva a confortará e encorajará a alcançar seus objetivos.

É necessário envolver todos aqueles que pertencem ao seu núcleo familiar nesse grande passo e convencê-los dos seus benefícios. Todos devem entender que é um esforço em equipe.

100% de concentração

Para alcançar nossos objetivos, devemos aplicar muito esforço e concentração nas ações que nos ajudam a alcançá-lo. As mães não podem ficar totalmente desconectadas de suas responsabilidades com muita frequência. No entanto, elas devem considerar essa possibilidade pelo menos uma vez por semana.

Por exemplo, sair de casa para ler no parque, visitar uma biblioteca ou sentar em uma sala de aula vazia. Esses espaços tranquilos estimulam uma maior concentração.

É claro que isso é alcançado quando há apoio do marido ou de um membro da família que colabora nesse período com as tarefas da mulher enquanto ela investe algumas horas em sua preparação.

Você deve se organizar de todas as maneiras para que nada lhe escape. Por essa razão, você tem que estipular o tempo que você vai dedicar à preparação dos estudos e cumpri-lo a todo custo.

Desconecte-se do mundo

Atualmente, as mães não estão longe da tecnologia. A dependência do celular e da internet também afeta aos pais.

Por esse motivo, se você estudar em casa, é melhor desconectar os dados do Wi-Fi e do celular durante o tempo em que estiver dedicando aos estudos. No final do dia, haverá tempo suficiente para acompanhar as redes sociais. Você deve ter suas prioridades bem definidas.

Utilize várias técnicas de estudo

Dependendo das modalidades do concurso, você pode tentar várias estratégias de estudo. Por exemplo, se for um teste ou exame oral prático, a maneira de estudar para cada um deles deve ser diferente.

Utilize várias técnicas de estudo

Afaste-se dos problemas ao estudar para um concurso público

Ser mãe e estudar para um concurso público requer disciplina, motivação, responsabilidade e concentração para fugir dos conflitos emocionais. 

É verdade que surgem problemas na vida, e eles simplesmente não podem ser evitados. No entanto, o que pode ser feito é agir com grande serenidade e inteligência, com base na razão.

Um exemplo disso é pensar antes de falar ou tomar uma decisão, não ampliar as discussões e, principalmente, encontrar rapidamente possíveis soluções que ponham fim ao conflito. 

Em suma, o mais importante é cumprir pouco a pouco os objetivos que você definiu. Depois de atingir o objetivo, você saberá que todo o esforço valeu a pena. Com isso, você demonstrará a si mesma e ao seu parceiro que é capaz de muitas coisas e que a maternidade não é um impedimento para isso.