Ser mãe jovem e pela primeira vez

Sua idade pode parecer um obstáculo para criar seus filhos, mas não precisa ser assim! Descubra os benefícios de ser mãe jovem e como aproveitar ao máximo esses anos.
Ser mãe jovem e pela primeira vez

Última atualização: 02 Setembro, 2021

Quer seja uma decisão ponderada ou não, ser mãe jovem e pela primeira vez pode ser estonteante. A incerteza e o nervosismo despertam questões como: Serei capaz de cuidar do meu bebê? Saberei educá-lo bem? Serei capaz de cuidar de um bebê melhor do que de mim mesma?

Não se preocupe, essas dúvidas são normais e nos oferecem o segredo para ser mãe: assumir que um novo ser humano entrou em nossas vidas nos proporciona uma grande mudança.

Ser mãe jovem pode nos trazer muitos benefícios que é positivo conhecer e que nos oferecem a possibilidade de viver a maternidade 100%.

Longe de tentar nos tirar a ideia de ser mãe pela primeira vez, a dúvida ajuda a amadurecer a mudança e a assumir nossa nova responsabilidade. Por outro lado, ser mãe jovem e pela primeira vez tem vantagens muito importantes para aproveitar esse novo caminho que se abre diante de nós.

As dúvidas são normais

Diante da incerteza, outras dúvidas frequentes são: Existe uma idade perfeita para ser mãe? Será que sou muito jovem para a maternidade? Serei capaz de cuidar de outro ser? Qual é o ideal quando se trata de ser mãe? Quais são os parâmetros culturais pelos quais devo me orientar? Essas e muitas outras questões nos rondam nossa mente quando estamos prestes a ser mães jovens e pela primeira vez.

 

Sobre ser mãe jovem e pela primeira vez

A maternidade geralmente é conhecida como um desafio, uma tarefa árdua, uma grande responsabilidade que envolve esforços e dificuldades, gerando maior ansiedade nas mamães de primeira viagem.

As ‘desvantagens’ de ser mãe jovem são descobertas muito cedo, mas e as vantagens? Quem vai nos contar sobre os benefícios de ser uma jovem mãe? ?A seguir, vamos ajudar você a conhecer os benefícios da maternidade na juventude.

Vantagens de ser mãe jovem e pela primeira vez

Aqui estão algumas das principais vantagens de ser mãe jovem. Você pode verificar na nossa lista se quais pontos estão a seu favor. Vamos começar!

Durante a juventude, contamos com:

  • Bom humor. Dizem que durante a juventude temos maior propensão a encarar com bom humor as dificuldades que devemos enfrentar.
  • Nossa capacidade de aprender, desaprender e mudar é maior e nos dá uma melhor capacidade de adaptação às mudanças.
  • Resiliência: nos recuperamos mais rapidamente das mudanças físicas.
  • Maior capacidade de resolução face às dificuldades que surgem em cada situação.

 

Ser mãe jovem e pela primeira vez tem suas vantagens: diversão para mãe e filha

  • Resistência. Somos capazes de suportar mais horas de atividade e esforço graças ao fato de contarmos com a energia da juventude.
  • Menor risco na gravidez. O nível ideal de fertilidade nas mulheres está estimado até 30-35 anos. A partir de então, tanto a probabilidade de conceber quanto o risco de dificuldades durante a gravidez e o pós-parto aumentam.
  • Maturidade emocional: nosso egoísmo cessa (ou pelo menos diminui muito) ao exercer uma função que requer todos os nossos recursos para garantir o bem-estar de um ser mais vulnerável.

Sua oportunidade

Resumindo, há muitas vantagens a serem levadas em consideração ao pensar em ser mãe jovem e pela primeira vez. Embora ter um filho seja um ato de máxima responsabilidade, é também um ato de máximo crescimento pessoal. Por isso, não podemos esquecer que, embora haja dúvidas, também há vantagens. Toda grande mudança traz benefícios. A maternidade em nossa juventude nos oferece uma oportunidade maravilhosa de alcançar nossa realização emocional.

O amor de uma mãe é o impulso que permite ao ser humano alcançar o impossível
-Marion C. Garretty-

Acima de tudo, não devemos esquecer que o aspecto mais importante para o nosso filho é que saibamos ser uma mãe amorosa, bondosa e feliz, que assume os erros e os desacertos com boa conduta e nunca desiste. Coragem, mãe, você tem uma vida inteira pela frente! Seja feliz para poder trazer alegria ao seu bebê e a todos ao seu redor.

Pode interessar a você...
Ser mãe e pai na era digital
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Ser mãe e pai na era digital

Ser mãe e pai na era digital é um desafio, talvez mais complexo do que aquele que nossos pais ou as gerações anteriores enfrentaram. Veja mais sobr...