Mãe, obrigada por nunca ter sido a minha melhor amiga

· 8 de dezembro de 2018
Esqueça as pessoas que te dizem que querem ser amigos dos seus filhos: elas não sabem o tremendo erro que estão cometendo.

Mãe, obrigada por nunca ter sido a minha melhor amiga. Você não sabe o enorme favor que fez. Graças a você eu sou como sou agora, e acredito que você fez o melhor possível.

Uma mãe deve impor limites. Você sempre buscou o melhor para mim, ainda que às vezes eu não concordasse. Em outras ocasiões eu até pensava que era para me irritar, mas era um erro enorme: tudo o que você fez, fez por amor.

Você criou uma filha forte, que soube dar valor a si mesma e que hoje está muito orgulhosa da sua mãe. Por isso, obrigada.

Obrigada por estar nos maus momentos

Lembro quando eu era pequena e não tinha muitos amigos. Eu era muito tímida e as outras crianças zombavam da minha aparência. Você foi a primeira a me dizer para não ligar, que eles não tinham motivos para rir de mim.

Você me disse que eu era boa e especial, e que as pessoas que fazem os outros se sentirem mal não valem a pena. Obrigada por todas as noites em que me lia histórias antes de dormir e não se esquecia nunca de me dizer o tanto que me amava.

Seu apoio era tão grande que um dia eu te disse que você seria a minha melhor amiga. Mas você me respondeu que não, que não podia ser minha amiga. Que poderia ser algo melhor: poderia ser minha mãe. Naquele momento eu não entendi, mas você tinha razão.

Obrigada por todas as vezes que você me disse NÃO, que brigou comigo ou me castigou. Obrigada, porque pela sua força eu soube aprender a partir dos meus erros. Por sua conta, eu sei o quanto custa esse celular tão caro e todo o trabalho que custa comprá-lo.

melhor amiga

Obrigada mil vezes, minha melhor amiga

Obrigada por todas essas horas acordada nos hospitais. Por todas as operações, tombos e sustos que eu fiz você passar. Também por você ter pego catapora, faringite e por ter gastado uma fortuna em remédios para a tosse.

Por ter segurado o meu cabelo enquanto eu vomitava e por ter me dito que tudo iria terminar bem. Por todas as vacinas que você me obrigou a tomar porque, ainda que doessem, eram para o meu bem.

Mãe, a palavra mais bonita pronunciada pelo ser humano.

– Khalil Gibran –

Obrigada por ser meu ombro para chorar os meus primeiros desenganos amorosos. Por me ensinar a respeitar os outros e a me respeitar. Por me ensinar a não ser submissa, nem a me conformar com gente que finge gostar de mim.

Obrigada porque muitas vezes eu mereci um tapa, e você não me deu. Você me fez confiar em mim mesma e a entender que existem coisas no mundo que não podem ser remediadas.

Obrigada por estar nos bons momentos

Eu também te agradeço pelos momentos maravilhosos. Eu não compartilho contigo apenas as tristezas, mas também as alegrias.

Você sempre foi minha maior apoiadora. Você me ensinou a levantar e a lutar contras os golpes da vida para, depois, celebrar minhas vitórias como se fossem suas.

Você confiou em mim sem nunca duvidar. Você nunca duvidou do meu valor, mesmo sabendo que sou humana e que cometo erros. Você me incentivou a ser independente, a viver e me relacionar.

Nunca mentiu para mim, nem economizou nas críticas construtivas. E você não sabe o quanto eu sou agradecida por isso.

Muitas mães acreditam que, se forem amigas de seus filhos, eles gostarão mais delas. Que confiarão mais nelas e a relação será melhor. Mas não é assim.

Os filhos já têm seus amigos e amigas com quem crescem e amadurecem. Amigos que nos ensinam outro tipo de lições vitais que não tem nada a ver com as de uma mãe.

melhor amiga

Você, mamãe, sempre deixou tudo claro. Me criou e me educou para, depois, me deixar ir embora. Você fez isso com lágrimas nos olhos e sabendo que, na próxima vez que visse a sua filha, ela já seria uma mulher.

Mas não fique tão triste, mamãe. Se não fosse pelos seus sacrifícios, eu nunca teria chegado tão longe. Você me convenceu a pensar que eu era forte.

Obrigada, outra vez, pela sua sabedoria. Porque, se algum dia eu me tornar mãe, espero poder ser genial como você foi. Te amo, mãe.