Mãe de 22 anos desabafa sobre o desgaste físico da maternidade: “Eu tenho uma filha e ela roubou minha juventude”.
Embora a maternidade seja o sonho de diversas mulheres, que acreditam que ser mãe é uma grande bênção, é cada vez mais comum vermos relatos de mães reais que buscam mostrar um lado menos romantizado desse momento tão importante. Cuidar dos filhos não é uma tarefa fácil, e as mulheres podem experimentar um desgaste físico intenso, além de frustração e distúrbios mentais.
Nesse momento é ainda mais importante a existência de uma rede de apoio, tanto de familiares e amigos quanto estrutural, através de políticas de acompanhamento da saúde física e mental dessas mulheres.
Kendra Sykes, uma mãe de 22 anos, é uma das mulheres que tem se dedicado a contribuir com o debate a respeito da idealização da maternidade que acontece em nossa sociedade como um todo. Ela tenta mostrar as dores e desafios que as mães enfrentam diariamente que, apesar de intensos, muitas vezes são invisibilizados.
Kendra tem conquistado a admiração de seus seguidores nas redes sociais por sua coragem em mostrar de forma franca e transparente o desgaste físico que sofreu ao se tornar mãe. Ela publica diversos vídeos nos quais relata que se tornou alvo de comentários negativos e fofocas constantes após o nascimento de sua filha apenas por causa sua aparência física.
A jovem conta que até já sugeriram que ela pudesse ser dependente química por parecer mais velha e sua pele ter acne.
Ao receber uma enxurrada de comentários e ouvir diversos rumores sobre sua aparência, Kendra decidiu postar um vídeo em suas redes sociais para esclarecer sua situação e encerrar de vez o assunto.
Um desabafo sobre o desgaste físico da maternidade
O vídeo mostra a mãe com uma aparência de exaustão completa e em seguida foca na pequena Thalia, sua bebê. Confira a postagem:
O vídeo rapidamente viralizou, com mais de 5 milhões de visualizações em poucos dias. As palavras de Kendra iniciaram um debate acalorado nas redes sociais.
Ela recebeu diversas críticas negativas, como uma internauta que disse: “Minha mãe me disse isso quando eu era pequena e cresci me sentindo muito culpada. Espero nunca ouvir você dizer isso”. Outra pessoa comentou “Nunca é culpa das crianças. Não faça sua filha se sentir culpada por isso”.
No entanto, outras mães se identificaram com o relato de Kendra, dizendo que sentiram a mesma frustração nos primeiros anos de maternidade. Elas apoiaram a jovem com comentários como “Eu tinha a pele perfeita até ter a minha filha” e “Tenho 30 anos e muita acne. As pessoas adoram julgar sem motivo”.