Manchas café com leite em crianças: devemos nos preocupar?

As manchas café com leite são manifestações comuns em crianças. Elas são inofensivas, porém, é preciso descartar a possibilidade de que façam parte de certas síndromes genéticas.
Manchas café com leite em crianças: devemos nos preocupar?

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

As manchas café com leite são máculas de coloração marrom clara com uma aparência homogênea que ocorrem na pele de 25% das crianças. A quantidade das manchas ou seu tamanho costumam variar. Além disso, elas são inofensivas e normais, mas a sua importância reside no fato de que há a possibilidade de serem consideradas uma das manifestações da neurofibromatose tipo I.

O que são as manchas café com leite?

Esse tipo de manifestação na pele consiste em manchas sem relevo e hiperpigmentadas, que aparecem como uma área focada de aumento na geração de melanina, o pigmento da pele.

Conforme a criança vai crescendo, as manchas café com leite podem crescer juntamente. Inclusive, elas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, com maior preferência por áreas como tronco e membros.

São observadas com maior frequência em pessoas negras, mas isso não impede que haja registros da sua presença em pessoas com pele mais clara.

Manchas café com leite em crianças

O tamanho de cada uma dessas manchas pode variar entre 2 mm até mais de 20 cm de diâmetro. Por sua vez, geralmente são mais claras assim que aparecem e sua tonalidade vai se intensificando ao longo do tempo.

Por que as manchas café com leite aparecem?

Elas podem ser congênitas ou podem se desenvolver com o tempo. As manchas café com leite estão associadas a diferentes tipos de síndromes genéticas. Algumas delas são as seguintes:

  • Neurofibromatose I.
  • Neurofibromatose II.
  • Síndrome de McCune-Albright.
  • Síndrome de Legius.
  • Esclerose tuberosa.

Em crianças que apresentem mais do que 6 manchas café com leite, com diâmetro superior a 5 mm antes da fase da puberdade, ou maiores do que 15 mm na pós-puberdade, deve-se suspeitar que a causa seja a neurofibromatose I.

Neurofibromatose I ou doença de von Recklinghausen

A neurofibromatose I é a mais comum de todas as neurofibromatoses. Estima-se que ela apareça em cerca de 1 a cada 3500 nascimentos.

Tem origem genética, devido a uma mutação do gene NF1, com padrão de herança autossômica dominante. De acordo com uma análise da Associação Espanhola de Pediatria, a presença de manchas café com leite é um dos critérios para o estabelecimento do seu diagnóstico, juntamente com dois dos seguintes critérios:

  • Neurofibroma plexiforme.
  • Efélides na região axilar ou inguinal.
  • 6 ou mais manchas café com leite.
  • Glioma óptico.
  • Uma lesão óssea distintiva.
  • 2 ou mais nódulos de Lisch.
  • Um parente de primeiro grau com os critérios acima.

Também pode haver dificuldade de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção, altura abaixo da média, puberdade precoce, hipertensão, escoliose, dor de cabeça e cabeça com tamanho maior do que o normal.

Os sintomas da neurofibromatose podem ser leves em algumas crianças, porém graves em outras. Por sua vez, podem existir diferentes características da doença entre membros de uma mesma família.

É possível evitar as manchas café com leite?

Quanto à prevenção do surgimento desse tipo de lesão benigna e pigmentada, não há recomendações. Isso porque elas não são como os nevos, que surgem como resultado da constante exposição ao sol.

Pelo contrário, algumas são congênitas ou aparecem durante os primeiros dias de vida, período em que os bebês não devem receber luz solar direta.

Tratamento das manchas café com leite

As máculas café com leite não sofrem uma transformação maligna com o passar do tempo. Por isso, não é necessário nenhum tratamento para elas, a menos que gerem um desconforto estético em quem as apresenta.

Manchas café com leite em crianças

O laser como opção terapêutica

Nos casos em que se propõe o início de uma terapia, o tratamento com laser é a primeira opção. Ele pode gerar um clareamento parcial da mancha, mas a recorrência não está descartada.

Esse tipo de tratamento requer várias sessões e os riscos existentes são os mesmos de qualquer procedimento a laser:

  • Hiperpigmentação transitória ou permanente.
  • Hipopigmentação.
  • Sensibilidade da pele.
  • Cicatrizes residuais.

As sessões para a realização desse procedimento geralmente duram poucos minutos e, na maioria dos casos, costuma-se esperar entre 6 e 8 semanas para a realização da próxima sessão.

Quando o pediatra deve ser consultado?

Caso surjam manchas de cor café, é preciso agendar uma consulta médica para que o especialista determine se são lesões isoladas ou se fazem parte de uma síndrome genética. Assim, o médico realizará um questionário de acordo com os antecedentes. Ao mesmo tempo, ele também vai solicitar os exames necessários e correspondentes para descartar todos os diagnósticos diferenciais possíveis.

Se houver um pequeno número de manchas café com leite, será feito apenas o acompanhamento pertinente da sua evolução (tamanho e número) e os pais serão orientados para que estejam sempre atentos diante de qualquer sintoma novo relacionado a alguma das doenças que as manifestam.

Pode interessar a você...
O que causam as manchas de nascença nos bebês?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
O que causam as manchas de nascença nos bebês?

As manchas de nascença causam muita curiosidade e preocupação com relação a sua causa e evolução. Nesta postagem queremos esclarecer dúvidas sobre esse tema



  • Hamm H, Emmerich K, Olk J. Pigmentierte Flecken als mögliche Frühzeichen genetischer Syndrome [Pigmented macules as possible early signs of genetic syndromes]. Hautarzt. 2019 Jul;70(7):506-513. German. doi: 10.1007/s00105-019-4416-6. PMID: 31076812.
  • Shah KN. The diagnostic and clinical significance of café-au-lait macules. Pediatr Clin North Am. 2010 Oct;57(5):1131-53. doi: 10.1016/j.pcl.2010.07.002. PMID: 20888463.
  • BURMAN M. The significance of the café au lait spot. Bull Hosp Joint Dis. 1950 Oct;11(2):140-50. PMID: 12978537.
  • Jha SK, Mendez MD. Cafe Au Lait Macules. 2020 Oct 1. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan–. PMID: 32491424.
  • Burwell RG, James NJ, Johnston DI. Manchas café con leche en escolares. Arch Dis Child . 1982; 57 (8): 631-632. doi: 10.1136 / adc.57.8.631