Tarefas escolares: como organizar a rotina para evitar o caos

29 Junho, 2020
Nesse momento, é fundamental organizar a rotina. Devemos distribuir as tarefas escolares ao longo da semana para dosá-las e evitar o caos. Essas ideias vão ajudar você a se organizar em casa para ter tempo para tudo.
 

Devido ao confinamento como uma das medidas tomadas para combater a pandemia do coronavírus, em alguns lugares do mundo as crianças não podem ir à escola. Agora, são os pais que devem organizar a rotina para evitar o caos em casa.

Nesse momento, os pais têm muito trabalho pela frente: além do home office (nos casos em que isso se aplique) e das tarefas domésticas, também precisamos ser os professores dos nossos filhos para que eles não percam o ritmo de aprendizagem.

Tudo isso representa um grande esforço para todos, mas o principal agora é nos organizarmos bem. Como podemos organizar a nossa rotina para evitar problemas? A seguir, vamos mostrar algumas ideias.

Como organizar a rotina?

Diante dessa situação difícil pela qual estamos passando, é aconselhável planejar esses dias que vamos ficar em casa. Temos que estabelecer uma rotina que proporcione segurança e facilite a adaptação das crianças a essa mudança. É aconselhável:

 
  • Organizar esses horários com as crianças, pois elas também devem participar, podendo tomar decisões e escolher junto conosco.
  • A programação pode ser escrita em uma folha de papel ou cartolina, e as crianças podem incluir decorações para que ela fique colorida e divertida.
Tarefas escolares

  • A programação deve ser colocada em um local visível para todos.
  • A organização pode ser feita dia a dia. Assim, podemos escolher diferentes atividades, conforme o que quisermos.
  • Os horários devem ser personalizados de acordo com a rotina da família: hora de acordar, hora do almoço, hora do banho, etc.

Ideias para organizar a rotina

Precisamos considerar um horário razoável para as crianças dormirem e acordarem

O fato de não haver escola não deve significar que as crianças podem passar a manhã inteira na cama e depois ir para a cama muito tarde. É importante manter o horário que elas tinham antes da quarentena. Assim, quando tiverem que voltar às aulas, não terão tanta dificuldade para acordar cedo novamente.

 

As regras devem permanecer as mesmas de sempre

É verdade que todos vamos passar muitos dias juntos dentro de casa e que vamos passar por momentos nos quais todos vamos ficar um pouco desesperados.

Mas é importante deixar claro quais são as regras válidas no nosso dia a dia em casa, para que todos as levemos em consideração. Por exemplo, não permitir o uso excessivo de aparelhos eletrônicos diariamente, pois devemos estabelecer um limite para isso.

Repassar e praticar as matérias da escola

Certamente, todos os pais receberam orientações dos professores para continuar o trabalho com as crianças em casa, seja fornecendo o material para trabalhar ou sites para procurar o que precisamos para praticar e continuar aprendendo.

Assim, teremos que estabelecer algumas horas por dia para fazer esse trabalho com as crianças para que elas não percam o contato com as matérias.

Precisamos estabelecer momentos para a leitura

Dependendo do nível escolar do seu filho, você pode oferecer alguns títulos de livros que sejam interessantes para ele. No caso das crianças pequenas, podemos contar histórias.

 

Para as crianças que estiverem em pleno aprendizado da leitura, podemos trabalhar para que elas pratiquem com histórias simples, adaptadas à sua aprendizagem.

Tempo para artesanatos e experimentos

Fazer artesanatos e experimentos, além de permitir que as crianças se divirtam, também é algo que vai promover a criatividade.

Por isso, é importante dedicar algumas horas do dia a esse tipo de atividade. Podemos pesquisar na internet – existem milhares de experimentos para fazer em casa – porém sempre buscando atividades adaptadas à idade de cada criança, é claro. Isso certamente será algo muito divertido tanto para os pais quanto para os filhos.

Também deve haver tempo para brincar

Brinque com as crianças usando jogos de tabuleiro ou qualquer outro jogo que vocês tiverem em casa. Agora que os pequenos não têm os amigos por perto para brincar, é importante separar um tempo para brincar com eles, passando esse momento juntos. Certamente vamos nos divertir!

Tarefas escolares
 

Exibição de filmes ou vídeos para organizar a rotina

Também podemos fazer uma sessão de cinema em casa em algum momentoExistem muitos filmes bons que transmitem valores positivos para as crianças. Durante esses dias, há tempo para tudo, e essa é outra maneira de passar o tempo em família.

Naturalmente, você não precisa aplicar todas essas ideias no mesmo dia. O importante é fazer um cronograma para organizar a rotina a cada dia.

As crianças vão nos ajudar para que possamos distribuir as atividades ao longo da semana, desde que todos estejam de acordo. Porém, as tarefas escolares precisam ter o seu espaço todos os dias, como se os pequenos estivessem indo para a escola.

Nesse momento, o planejamento é importante para que não surja o caos na família e na sua ordem interna. Então, todos devemos nos preparar para trabalhar juntos e sair mais fortes dessa fase. E não se esqueça: fique em casa!

“Até mesmo a noite mais escura termina com o nascer do sol”.

-Victor Hugo-