As melhores formas de aproximar o seu filho da poesia

01 Janeiro, 2020
Fazer com que o seu filho se aproxime de forma natural da poesia é possível. A seguir, vamos ver como conseguir isso.
 

Uma pergunta que pode surgir em você, como pai ou mãe, é como aproximar o seu filho da poesia, uma vez que você tenha certeza da sua importância para o desenvolvimento e a aprendizagem do vocabulário da criança. Mas qual é o melhor método?

A poesia é uma linguagem universal. Assim, ela faz com que as crianças desenvolvam a sensibilidade, aumenta a criatividade e as ajuda a entender melhor algumas situações e emoções. Com o seu ritmo e a sua melodia, ela faz com que as crianças entendam a fundo as palavras.

Embora existam muitas teorias sobre as diferentes formas de aproximar o seu filho da poesia, hoje vamos compilar os métodos mais populares, os que mostraram ser os mais efetivos. São os mais simples para apresentar a poesia às crianças. Vamos examinar cada forma e entender por que são efetivas e como você pode implementá-las na sua própria vida.

Ler poesia para o seu filho é uma boa forma de aproximá-lo da poesia

Não há melhor maneira de expor o seu filho à poesia do que ler poesia. Há muitos livros de poesia infantil que você pode apreciar junto com o seu filho. Sabemos que ler para os nossos filhos é muito importante. Quando lemos para eles livros de poesia, sem dúvida, isso traz um benefício adicional.

aproximar o seu filho da poesia
 

Com essa leitura, a criança escuta o ritmo das palavras e observa padrões dentro do texto. Isso ajuda o seu filho a reconhecer a métrica e a rima.

Um bom hábito diário a ser estabelecido na relação com o seu filho é ler poesia para ele todos os dias. Pode ser um poema curto, um livro de contos com rimas ou até mesmo uma canção infantil. Incorporar livros de poesia na hora da leitura de histórias é uma boa forma de começar a aproximar o seu filho da poesia.

Memorizar poemas

Memorizar poemas é uma boa forma de desenvolver a memória. Além disso, enquanto a criança está aprendendo, ela vai se divertir sempre que escolher um poema que gostar. Uma vez que você estabelecer o hábito de ler poesia com o seu filho, ou de ler poesia para ele, vocês poderão começar a memorizar rimas.

O ideal é começar com poemas curtos e simples, e ir aumentando com o tempo. Inclusive, podemos fazer um recital de poesia com a criança e a família ou os amigos. É muito fácil memorizar poesia. Mas, lembre-se: é importante que a criança goste do poema ou dos poemas em questão.

Escrever poesia para aproximar o seu filho da poesia

Uma vez que tenhamos passado pelos pontos de ler e aprender poemas, podemos começar com a fase seguinte: a fase de criação dos próprios poemas. Podemos começar, por exemplo, com algum poema que já conhecemos, e incentivar a criança a trocar algumas rimas por outras.

a poesia
 

Outra forma de começar é incentivar as crianças a fazer desenhos adicionando algumas das rimas que eles quiserem. Pouco a pouco, elas vão poder começar a criar as suas próprias rimas de forma natural.

A criação de poemas próprios é, sem dúvida, uma das melhores formas de aproximar a poesia das crianças, porque ela é feita de forma natural e progressiva e faz com que elas sintam que os poemas podem ser seus de verdade.

Escutar gravações de poemas

Esse método de introduzir o seu filho na poesia é muito interessante. Escutar canções infantis é uma boa forma para que as crianças comecem a se aproximar da poesia, sobretudo quando são pequenas. Os bebês e as crianças pequenas adoram escutar músicas simples.

Para isso, você pode procurar algumas canções infantis populares ou escolher qualquer canção fácil que você saiba que a criança goste, com rimas divertidas para que ela as aprecie. Há também no mercado alguns livros de poemas que incluem o seu próprio CD. Certamente, são uma boa opção.

As crianças costumam ser muito receptivas com a poesia. É algo que elas aceitam como uma nova brincadeira, uma brincadeira na qual utilizam as palavras.

É importante começar a ler poesia para as crianças ao mesmo tempo que você começar a contar histórias para elas. Procure um momento tranquilo, um lugar silencioso e aprecie com o seu filho a magia das rimas.