A menstruação irregular depois do parto

· 3 de fevereiro de 2018
Depois do parto, o corpo da mulher precisa de tempo para se adaptar, se recuperar e voltar à normalidade após 9 meses de mudanças.

As mudanças na menstruação e o tempo que passa até o retorno da mesma após o parto variam de uma mulher para outra. No entanto, essas mudanças são completamente normais e naturais. Por isso, não há com o que se preocupar. Descubra aqui tudo sobre a menstruação irregular depois do parto para que nada pegue você de surpresa.

Como é o primeiro ciclo menstrual após o parto?

É algo bastante irregular, pode demorar 5 ou 6 meses para acontecer ou até um ano. Isso acontece devido às mudanças recentes e atuais no corpo da mulher.

Então, é possível que:

  • A menstruação provoque dor e seja mais abundante comparando com o fluxo antes da gravidez.
  • Seja precedida pela tensão pré-menstrual, acompanhada por vômitos e leves tonturas.
  • Você experimente os lóquios, que são sangramentos com muco e tecidos que foram se formando no útero durante a gravidez.

Antes de voltar à normalidade, possivelmente os 2 ou 3 primeiros períodos vão continuar sendo abundantes em relação à quantidade na formação de coágulos de sangue. Muitas vezes, alguns problemas ginecológicos são resolvidos espontaneamente durante e depois do parto. Por exemplo, os cistos nos ovários e a endometriose.

“A primeira menstruação após o parto pode demorar 5 ou 6 meses ou até um ano.”

Menstruação irregular durante a amamentação

As alterações na menstruação são diferentes em cada mulher e dependem, em grande parte, da composição hormonal, da formação física e da amamentação. Como a amamentação está relacionada com o aumento da prolactina, um hormônio que causa alterações no ciclo menstrual, as mulheres que amamentam podem demorar de 4 a 5 meses para menstruar de novo.

No caso das mulheres que não amamentam, a menstruação pode vir apenas 2 meses após o parto.

menstruação irregular

Embora não seja comum menstruar durante o período de amamentação, as circunstâncias podem variar e é possível que algumas mulheres passem por uma fase de menstruação irregular. Isso não é um problema nem algo considerado anormal.

Da mesma maneira, nem todas as mulheres apresentam sintomas iguais durante a gravidez. Algumas têm náuseas, tonturas e inchaço dos membros. A variação se deve ao número de vezes que o bebê mama e à produção do leite, que mantém os níveis de prolactina elevados.

Eu posso engravidar se minha menstruação está irregular após o parto?

Com a menstruação irregular depois do parto, a mulher pode engravidar, sim. O motivo? Porque a ovulação está acontecendo. Na verdade, pode acontecer de o seu corpo liberar o primeiro óvulo depois do parto mesmo antes de menstruar e, consequentemente, sem que você perceba. Isso pode acontecer até 2 semanas depois do parto. Embora o nível de fertilidade esteja baixo, não está reduzido a zero.

O Método de Amenorreia Lactacional é efetivo em 98% dos casos se as regras forem obedecidas ao pé da letra durante os primeiros 6 meses, caso você esteja amamentando. Tenha em mente que a menstruação irregular depois do parto pode começar a normalizar após os 6 meses.

“A primeira menstruação depois do parto é um indicador de que o aparelho reprodutor está voltando à normalidade”

8 sugestões para normalizar a menstruação irregular depois do parto

No período de alguns meses depois de dar à luz é possível normalizar o ciclo menstrual. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a regular sua menstruação:

  1. Manter uma dieta balanceada que inclua os minerais e os nutrientes principais.
  2. Realizar exercícios leves.
  3. Consumir muita água, suco de fruta e verduras durante o dia.
  4. Não consumir bebidas alcoólicas.
  5. Descansar o suficiente.
  6. Não fumar.
  7. Levar uma vida tranquila, sem estresse.
  8. Evitar as conhecidas besteiras.
menstruação irregular

Não se preocupe em excesso com seu ciclo menstrual, continue aproveitando a maternidade. O mais importante é saber que sua primeira menstruação depois do parto é um indicador de que o aparelho reprodutor está voltando à normalidade, mesmo que os ovários ainda não funcionem corretamente.

É possível que sejam necessários meses para que seu ciclo menstrual retome as características anteriores ao parto. Se houver a presença de outros sintomas, como a persistência de sangramentos abundantes, o ideal é consultar seu ginecologista para que ele avalie e trate a questão da maneira necessária.