Método da lactação e amenorreia (LAM)
O método da lactação e amenorreia é uma técnica natural de controle da natalidade, baseada no fato de que a produção de leite materno causa a ausência da menstruação. Trata-se de um método contraceptivo temporário que aproveita o fato de que a lactação natural torna as mulheres menos propensas a conceber.
Isso se explica pelo simples fato de que a lactação interfere na liberação dos hormônios necessários para desencadear a ovulação. Isso ocorre porque, durante a lactação, a quantidade de estrogênio produzida pelo corpo de uma mulher é reduzida.
O método da lactação e amenorreia pode ser usado por mulheres que desejam evitar uma gravidez, já que uma mulher que está amamentando produz menos estrogênio do que o normal, não ovula e não pode engravidar. Portanto, quanto mais você amamentar o seu bebê, menor a probabilidade de ovular.
Isso é resultado do aumento dos níveis de prolactina. Quando os níveis de prolactina aumentam, inibe-se a produção e a secreção de outro hormônio, o hormônio liberador de gonadotrofina.
Quando os níveis de hormônio liberador de gonadotrofina são reduzidos, o corpo da mulher também reduz a quantidade de estrogênio produzida. É simples: a ovulação não pode acontecer sem um aumento nos níveis de estrogênio e, se uma mulher não ovular, ela não poderá engravidar.
Quais são as condições para seguir o método da lactação e amenorreia?
O método da lactação e amenorreia é indicado para as mulheres que atendem aos seguintes critérios:
- Deram à luz nos últimos seis meses.
- Estão amamentando o bebê exclusivamente ou quase exclusivamente.
- Não experimentaram sangramento menstrual desde o parto.
Além disso, as mulheres que tomam medicamentos devem verificar com o seu médico se esses medicamentos podem interferir no uso efetivo do método da lactação e amenorreia.
Caso qualquer um desses critérios não seja mais atendido, a mulher deve começar a usar outro método contraceptivo se quiser adiar a próxima gravidez.
Benefícios do método da lactação e amenorreia
O método da lactação e amenorreia foi criado para permitir que as mulheres confiem com segurança na amamentação como método de planejamento familiar. Além disso, também traz muitos benefícios, como você poderá ver a seguir.
- Não tem efeitos colaterais.
- É muito eficaz.
- Pode ser iniciado imediatamente após o parto.
- É barato, uma vez que não requer produtos ou suprimentos.
- Contribui para práticas ideais de amamentação e, portanto, melhora a saúde e a nutrição materna e infantil.
- Traz benefícios de saúde para a mãe e para o bebê.
O que devo considerar se quiser usar esse método?
- Amamente o mais rápido possível após o nascimento e fique com o recém-nascido durante pelo menos várias horas após o parto.
- Amamente com frequência, tanto de dia quanto de noite, e de forma exclusiva durante os primeiros seis meses.
- Continue amamentando até o bebê completar dois anos.
- Evite usar mamadeiras ou chupetas.
- As mães que estiverem amamentando devem comer e beber o suficiente para satisfazer a sua fome e sede.
- Esse método pode ajudar a melhorar a amamentação e os padrões de desmame.
Um método eficaz, porém limitado
O método não requer dispositivos ou procedimentos especiais e é fácil de usar. No entanto, ele só pode ser usado de forma eficaz nos seis primeiros meses após o parto. De qualquer forma, a eficácia do método da lactação e amenorreia depende, em grande parte, do uso correto.
A eficácia do método depende da frequência e da intensidade da amamentação. A fertilidade aumenta à medida que a frequência da amamentação e a quantidade de leite materno diminuem. No entanto, não há riscos para a saúde associados ao uso do método da lactação e amenorreia.
O uso do método da lactação e amenorreia é muito limitado, uma vez que ele só é eficaz durante os seis primeiros meses após o nascimento para as mulheres que não tiverem menstruação e que estejam amamentando de forma exclusiva.
Antes de finalizar, lembramos que, assim como qualquer outro método, você deve consultar o seu médico antes de usar o método da lactação e amenorreia como ferramenta de contracepção.
Assim como acontece com qualquer método contraceptivo, o casal deve considerar as vantagens e desvantagens e ficar à vontade para escolher o método que melhor se adaptar às suas necessidades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Van der Wijden, C., Kleijnen, J., & Van den Berk, T. (2003). Lactational amenorrhea for family planning. Cochrane Database of Systematic Reviews (Online), (4), CD001329. https://doi.org/10.1002/14651858.CD001329 [doi]
- Vekemans, M. (1997). Postpartum contraception: The lactational amenorrhea method. European Journal of Contraception and Reproductive Health Care, 2(2), 105–111. https://doi.org/10.3109/13625189709167463
- Vidal, A., & Soler, F. (2001). Lactational amenorrhea method (LAM). Metas de Enfermería, 4(41), 45–51. Retrieved from http://0-search.ebscohost.com.libus.csd.mu.edu/login.aspx?direct=true&db=c8h&AN=106835589&site=ehost-live