Meu filho gosta de coisas de meninas

11 Agosto, 2018
Neste artigo, você vai encontrar ferramentas valiosas para identificar e compreender as possíveis razões pelas quais seu filho gosta de coisas meninas.

Quando os pais observam que os seus filhos gostam de coisas de menina, são invadidos por sentimentos de preocupação e incerteza sobre a orientação sexual que seu pequeno pode estar desenvolvendo. No entanto, não há razão para se preocupar. É normal que os meninos brinquem com bonecas e carros ao mesmo tempo.

As crianças não sabem distinguir quais brinquedos são para as meninas e quais brinquedos são para os meninos. Isso porque, durante a brincadeira, criam situações imaginárias e desejam experimentar com todos os brinquedos que têm à sua disposição. Para elas, representa algo novo e divertido e, simplesmente, colocam em prática a sua curiosidade.

Alguns especialistas no assunto afirmam que a imaginação é parte do desenvolvimento dos pequenos. Porque, durante o processo de brincar, colocam em prática habilidades motoras e perceptivas, que são indispensáveis para o seu crescimento físico e psicológico.

Devemos entender que a distinção dos papéis na brincadeira é algo imposto pela sociedade por muitos anos. É um estereótipo que estabelece que os meninos não devem brincar com bonecas por razões inconsistentes.

O que devo fazer se meu filho gosta de coisas de meninas?

coisas de meninas

Embora seja completamente normal que os meninos gostem de coisas de menina, os pais geralmente não compreendem e tendem a tomar uma postura rígida e incompreensível com seus pequenos. No entanto, te apresentamos valiosas ferramentas a se considerar diante de tal situação:

  • Não permita opiniões ou críticas de outras pessoas que não possuem informação suficiente sobre os gostos das crianças. O importante é dar apoio ao pequeno e evitar que comentários externos afetem a sua autoestima.
  • Uma excelente ideia para compreender os filhos nessa fase é se sentar e conversar com eles de forma muito amorosa e com um tom de voz muito doce. Com a comunicação e a compreensão, a criança poderá se expressar.
  • Devemos evitar frases como “meninos não devem brincar com bonecas porque isso é ruim” ou “meninos só brincam com a bola”. Isso certamente vai fazer seu filho se sentir mal.

O que fazer para que meu filho se interesse mais por brinquedos de meninos?

A resposta é nada. Você apenas deve apresentar diferentes opções de brinquedos que considerar apropriados, divertidos e que poderiam ajudar no processo cognitivo do seu filho, deixando-o livre para escolher do que realmente gosta.

Os pais têm a responsabilidade de orientar seus filhos quando eles estão em processo de crescimento. Sendo as crianças absolutamente inocentes, o ideal é orientá-las para alcançar o bem-estar e um melhor desenvolvimento.

Uma ótima maneira de guiar os pequenos no processo de crescimento ao brincar é entrando no seu mundo de fantasia. A partir da aprendizagem e da interação com aqueles que mais as amam, as crianças se sentem livres.

Para estimular a socialização, você também pode levar seu pequeno para as praticar atividades esportivas de que gostar. Esses momentos não serão positivos apenas para fazer novos amigos, mas também para interagir com crianças da mesma idade.

Recomendações para o momento de orientar seu filho

coisas de meninas

É importante considerar e fazer os filhos entenderem que brincar com coisas de meninas não é ruim. Não devemos deixar que a sociedade e os estereótipos os façam se sentir diferentes, com base em uma perspectiva negativa. A feminilidade ou a masculinidade não é perdida ao usar uma roupa de determinada cor ou brincar com um brinquedo.

Se, depois de conversar com seu filho e orientá-lo, ele ainda preferir as “coisas de meninas”, o melhor é deixar que ele mesmo seja livre para brincar com o que quiser.

De maneira nenhuma deve-se julgar a orientação sexual de uma criança com base nos objetos que ela prefere brincar. Cada criança aprende e explora seu mundo de forma diferente.