Meu filho não pronuncia a letra R ou S

· 18 de março de 2018
Para algumas crianças, o início do processo de pronunciar as palavras envolve dificuldades difíceis de serem superadas. Isso ocorre, por exemplo, quando a criança não consegue pronunciar corretamente a letra R ou S.

Sempre vão existir esses casos em que uma criança não consegue pronunciar a letra R ou S. Apesar de ser um pouco difícil imaginar quando já se é adulto, aprender a falar é um grande desafio e existem grandes chances de que as crianças fiquem estagnadas nesse processo, como, por exemplo, quando não conseguem pronunciar determinados sons.

É perigoso se meu filho não pronunciar a letra R ou S?

É importante compreender que não existe um limite de tempo específico no qual o ser humano ou, neste caso, a criança deva aprender a pronunciar de forma correta todas as letras ou palavras.

Na verdade, esse problema se tornou tão comum que recebeu o nome de dislalia, especificamente a dificuldade não prejudicial de pronunciar diferentes sons, sejam consonantais ou vocálicos.

Se uma criança não pronuncia a letra R ou S corretamente, isso ocorre porque esses sons são mais complicados e demoram mais para aparecerem ou serem desenvolvidos dentro da sequência de fala.

Esses sons também podem ser confundidos ao falar por causa da incorreta articulação no momento da pronúncia. No entanto, a dislalia ou a dificuldade de articulação também pode ocorrer por problemas como:

  • Falta de maturidade dos órgão articulatórios devido ao fato de a criança ter mordido excessivamente mamadeiras ou chupetas.
  • Doenças relacionadas à perda da audição, do frênulo da língua, malformação nos órgãos de fala ou problemas respiratórios.
  • Atrasos no amadurecimento.
  • Bilinguismo.
  • Dificuldade de controle da motricidade fina.
  • Dificuldades de percepção e captação de movimentos.
pronunciar a letra R ou S

Como podemos prevenir a dislalia nas crianças?

Apesar de ser geralmente uma dificuldade adquirida por problemas externos que não dependem dos pais, essa anomalia pode ser prevenida de várias maneiras. Algumas delas são:

  • Acostumar a criança a respirar pelo nariz e limpar as mucosidades.
  • Oferecer alimentos sólidos que exigem esforço para mastigar.
  • Examinar constantemente os canais auditivos e seu correto funcionamento.
  • Brincar com o reconhecimento de sons por meio de instrumentos, por exemplo.
  • Exercitar os órgãos de articulação através de brincadeiras, como fazer caretas ou ensinar onomatopeias.

Essas medidas de prevenção da dislalia devem ser realizadas pelas pessoas que têm contato constante com a criança, tais como professores, primos e irmãos.

Dessa maneira, será possível não só perceber qualquer alteração na pronúncia ou no início da fala, mas também permitirá uma intervenção, caso seja necessário, o mais cedo possível.

Como melhorar a pronúncia da letra R ou S?

A dificuldade que as crianças têm de pronunciar a letra R ou S pode ser melhorada significativamente com várias técnicas de enunciação e articulação:

A respiração profunda

Antes de começar a falar, enunciar e articular, é necessário preparar o aparelho fonador com exercícios de respiração profunda. Além de ajudar as crianças a ter um maior conhecimento sobre os músculos faciais, esse mecanismos também vai ajudar a relaxar.

Além disso, esses exercícios vão permitir que a criança concentre toda sua atenção na língua. Dessa maneira, será mais simples para ela realizar o movimento e, consequentemente, pronunciar as palavras.

“A dificuldade que as crianças têm de pronunciar a letra R ou S pode ser melhorada significativamente com várias técnicas de enunciação e articulação”

Mostrar um bom exemplo

Se uma criança não pronuncia letra R ou S corretamente é porque ela não chegou a perceber e aprender a maneira de articular essas letras e produzir os sons da maneira correta.

No entanto, esse problema pode ser consideravelmente mitigado ao mostrar um bom exemplo de como fazer. Para ajudar, você pode inclusive exagerar na articulação e no som para que a criança consiga captar com mais facilidade.

Exercícios da língua

A língua é um músculo e, assim como qualquer músculo do corpo humano, ela deve ser cuidada e treinada de maneira adequada por meio de exercícios que facilitem a sua movimentação. A seguir, apresentamos alguns exemplos:

  • Mexer a língua enquanto se mastiga os alimentos.
  • Encostar em todos os dentes com a ponta da língua.
  • Flexionar ou dobrar a língua rapidamente.
  • Colocar a língua para dentro e para fora da boca.
pronunciar a letra R ou S

Aproveitar os materiais infantis

Atualmente, existe grande variedade de materiais interativos para crianças. Podemos encontrar livros, vídeos e aplicativos que podem ajudar a falar e pronunciar os sons adequadamente, principalmente a letra R ou S.

Se utilizarmos essas ferramentas corretamente, a criança vai conseguir não apenas falar adequadamente, mas também vai se divertir no processo de aprendizagem. Lembre-se: o aspecto lúdico torna mais simples qualquer processo de aprendizagem. Experimente!