O modelo de ensino de Lawrence Stenhouse
O modelo de ensino de Lawrence Stenhouse considera que o currículo é um poderoso elemento transformador do ensino, para o qual o papel dos professores é crucial, transformando-os em investigadores de sua própria experiência docente.
Lawrence Stenhouse nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1926, e se dedicou ao ensino em diferentes níveis, e ao estudo e à pesquisa do currículo durante a década de 1970.
O que é currículo?
Para entender melhor o modelo de ensino planificado por Lawrence Stenhouse, precisaremos, primeiramente, esclarecer a que tipo de currículo ele faz referência.
O currículo possui várias acepções. A primeira acepção faz referência ao curriculum vitae (a forma correta, nesse caso, escrita sem acento) como conjunto de conhecimentos e experiências laborais e acadêmicas um indivíduo tem.
A segunda acepção considera que o currículo designa o plano ou programa de estudos usado por uma instituição educativa, seja escola ou universidade. Exatamente, o vocábulo provém do latim curriculum, que significa trajetória.
Portanto, o currículo serve para estruturar e fundamentar os conteúdos, as técnicas e as metodologias durante o processo de ensino.
Modelo de ensino de Lawrence Stenhouse
Para Stenhouse, o currículo é muito mais que uma simples lista de conteúdos ou mera prescrição de métodos e de objetivos.
Para ele, o currículo supõe todo um projeto educativo que concretiza as distintas concepções ideológicas, socioantropológicas, pedagógicas, epistemológicas e psicológicas, as quais determinam os objetivos a alcançar mediante o ensino.
Stenhouse dizia que, no currículo, está concretizada a intencionalidade que determinada sociedade tem a respeito do tipo de indivíduo que a compõe. Nele, está presente uma visão de conhecimento e do papel do professor, além de um conceito do processo de educação.
Nesse sentido, Stenhouse considera que o papel dos professores é fundamental na elaboração e implementação do currículo. Os professores são aqueles que devem conhecer quais mudanças tenta-se gerar nos alunos e decidir como ensinar a fim de atingir esses objetivos.
Com isso, a investigação permanente na prática de ensino é fundamental. A teoria e a prática devem estar intimamente unidas.
As ideias mais importantes do modelo de ensino de Stenhouse
A seguir, resumiremos algumas das ideias mais esclarecedoras do modelo de ensino de Stenhouse:
- A participação dos professores na elaboração e no desenvolvimento do currículo é fundamental para decidir o que e como ensinar. Dessa forma, o modelo de ensino se torna flexível, aberto, criativo e inovador.
- Os professores devem investigar e refletir acerca de sua própria atividade. E devem fazê-lo em concordância com as necessidades de seus alunos, aumentando, assim, a compreensão de sua própria prática para poder mudá-la, modificá-la e aperfeiçoá-la.
- A escola deve ser crítica com as imposições externas, e esse modelo de ensino segue esse caminho. O aperfeiçoamento profissional de professores-pesquisadores lhes permitirá serem críticos com o tipo de aluno que se forma e para qual tipo de sociedade.
- O modelo de ensino proposto se concretiza em um modelo de ensino baseado no processo, considerando três elementos: o respeito à natureza do conhecimento e à sua metodologia; a consideração do processo de aprendizagem; e o foco coerente do processo de ensino com os pontos anteriores.
- Nesse sentido, concebe-se de outra forma o processo de avaliação, já que, em um processo curricular entendido como pesquisa educativa, devem ser avaliadas as dinâmicas, e não os resultados.
Considerações finais
O modelo de ensino proposto por Lawrence Stenhouse defende que a investigação-ação supõe um caminho para a emancipação. Essa emancipação permite a autonomia dos professores, na medida em que rejeita a imposição e o autoritarismo que se impõe nas escolas e na sociedade.
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