Mombie: a mãe que sonha dormir uma noite inteira

· 24 de outubro de 2018
É bem possível que esse termo pareça exagerado para muita gente, mas isso é uma coisa que acontece tanto que até criaram novos termos.

Mombie refere-se a um “espécime” muito específico de pessoa (pode ser uma mãe ou um pai). É alguém que vive com o eterno desejo de poder dormir em algum momento do dia.

A palavra “mombie” está na moda em muitos lugares dedicados a maternidade e criação.

A razão? Pois faz referência a uma imagem muito próxima e um tanto quanto conhecida: a mãe que não consegue desfrutar de um descanso saudável.

É claro, porém, que há bebês e bebês. Há aqueles que são mais do que um presente, um tesouro a ser adorado porque dormem a noite toda sem acordar, sem precisar da atenção do papai ou da mamãe.

Outras crianças, no entanto, precisam de tempo e acima de tudo, serem ensinadas a dormir.

Seja como for, esse período em que a mãe mal pode descansar geralmente dura em média entre 8 meses e um ano e meio. É muito tempo!

Por isso, antes que você sofra a mutação de “mombie” a “zumbi” e perda saúde e qualidade de vida, é necessário adotar uma ou outra estratégia para voltar a ser uma pessoa novamente.

Mombie, quando sua vida muda radicalmente e ninguém te avisa sobre isso

 

Ser mãe e pai é algo fabuloso e maravilhoso que, sem dúvida, vale a pena experimentar. No entanto, criar um filho não é uma tarefa para a qual estamos preparados.

Algumas coisas chegam de repente e sem anestesia, por exemplo, ver como os dias passam sem conseguir ter uma boa noite de descanso.

Nós nos referimos ao autêntico descanso como tínhamos quando éramos apenas dois ou quando só tínhamos apenas os estudos e os amigos como preocupação.

Mas… o que é realmente uma mombie?

A mombie refere-se quase sempre a uma mamãe “offroad”.

  • São mulheres que descansam pouco e, além disso, praticam a admirável arte da multitarefa. Ou seja, cuidam do bebê, fazem as tarefas domésticas e não deixam de cumprir as suas responsabilidades de trabalho.
  • Uma característica constante de uma mombie é que ela sempre está em estado de “alerta”. Isso é responsável por acrescentar um nível ainda maior de exaustão física e mental para a mamãe.
  • Ela não é apenas uma pessoa que dorme pouco e está presente em todos os momentos, mas também antecipa riscos, se preocupa por coisas menores sem deixar passar nada e está atenta à mil coisas ao mesmo tempo.
mombie

Como identificar uma mombie?

Estamos cientes de que muita gente pode achar engraçado, mas somente quem vive na própria pele entende que uma mombie é uma pessoa que simplesmente deixou de se colocar em primeiro lugar.

Ela parou de viver para se dedicar a essa nova vida. Portanto, geralmente, pode ser caracterizada pelo seguinte:

  • Aspecto desleixado, cabelos despenteados ou presos em um rabo de cavalo ou um coque simples.
  • Sua principal aspiração é estar confortável. É comum vê-la vestindo um agasalho, roupas largas, tênis ou chinelos e sempre com muita pressa.
  • Uma característica inconfundível de uma mombie são as olheiras. Elas refletem o resultado de noites sem dormir ou despertares repentinos por causa de um grito desesperado. Uma mombie muitas vezes se levanta só para se certificar de que o seu bebê está “respirando”, não está passando frio ou está confortável.
  • Seu alimento principal é o café. Para uma mombie, o café fresco é fonte de energia vital, como se fosse uma invocação capaz de despertar, dar força e coragem. Elas tomam regularmente e muitas vezes na companhia de outras mombies.
  • Cuidado, não subestime o poder de uma mombie. Pode ser que pela aparência passem a imagem de fraqueza, desleixo ou de cansaço. No entanto, poucas criaturas possuem um poder maior e uma energia camuflada como uma mombie.
  • Elas são capazes de reagir no mesmo instante, sabem o que fazer em todos os momentos e não deixam passar nada. Elas têm superpoderes.
mombie

Dicas para os cuidados de uma mombie

  • A mombie precisa de ajuda nas tarefas da vida cotidiana.
  • Uma mombie tem direito a algumas horas de descanso sem peso na consciência.
  • Uma mombie tem o direito de se reunir com outras mombies para compartilhar experiências, lidar com o estresse e liberar as tensões tomando um café.
  • Uma mombie tem o direito de tirar uma soneca todos os dias com seu bebê.
  • Ninguém tem o direito de dizer a uma mombie “você está com uma cara, hein…”ou “você se cuida cada vez menos”. O que realmente ajuda uma mombie é quando dizemos “como eu posso ajudá-la, precisa de alguma coisa?”.
  • Uma mombie tem o direito de reclamar e protestar. Ela pode dizer “hoje eu não aguento mais, eu desisto”, sem que ninguém lhe diga “mas tudo que você faz é cuidar do seu bebê.”

Para concluir, além da ironia do próprio termo, descreve certamente uma realidade que muitas mães e pais podem compreender e que certamente estão vivendo agora.

Se este for o seu caso, lembre-se de que é apenas uma questão de tempo e paciência. Quando você se der conta, o seu bebê já estará indo sozinho para a escola.