Motive o seu filho adolescente para que ele permaneça ativo

18 Setembro, 2020
Seu filho adolescente não é muito ativo quando se trata de exercícios? Ajude-o a se manter ativo e a se movimentar mais!

Se você fica preocupada porque o seu filho adolescente não faz muito exercício, já é hora de ele se tornar uma pessoa ativa. Motive o seu filho adolescente para que ele permaneça ativo e em boa forma física através de algumas das dicas que vamos mostrar a seguir. Afinal, esporte é saúde, e é normal que você se preocupe com a saúde dos seus filhos.

Motive o seu filho adolescente para que ele permaneça ativo

A obesidade não é mais um problema apenas entre os adultos. Cada vez mais crianças e adolescentes estão com sobrepeso no mundo todo. Muitos jovens enfrentam problemas de peso, e a obesidade é mais comum entre os adolescentes. Com o crescente problema da obesidade atingindo níveis epidêmicos, figura como um sério sinal de alerta para os pais.

Uma vez que crianças e adolescentes com sobrepeso têm 70% de chance de se tornarem adultos com excesso de peso, é necessário tomar medidas para reverter a crise e garantir que os adolescentes da nossa nação tenham vidas saudáveis ​​e produtivas.

Os adolescentes com sobrepeso correm o risco de desenvolver muitos problemas de saúde, tais como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão alta ou colesterol alto.

Acrescente a isso os efeitos emocionais, tais como discriminação social, baixa autoestima e depressão. De repente, o excesso de peso se torna um problema que pode causar danos permanentes ao bem-estar do adolescente. Então, o que pode ser feito a respeito?

Motive o seu filho adolescente para que ele permaneça ativo

Encontre uma atividade de que ele goste para que permaneça ativo

Os comportamentos de um adolescente desempenham um papel importante para saber se ele estará motivado para permanecer ativo e a se alimentar de forma saudável, dois fatores importantes para evitar a obesidade. É fundamental educar o seu filho desde cedo sobre a nutrição, a atividade física e os perigos de um estilo de vida sedentário.

Informe-se sobre o assunto e esteja preparado para quaisquer perguntas que o seu filho possa fazer. Tenha em mente as doenças e os problemas de saúde que o excesso de peso acarreta e não tenha medo de expor todos os fatos para que ele entenda a gravidade da situação.

Embora fatores como as características pessoais do seu filho adolescente e a situação financeira da sua família possam ser difíceis de mudar, o ambiente é um fator que os pais podem controlar.

Assim, tente envolver o seu filho em atividades que ele goste de praticar. Nem todo mundo nasceu para ser um jogador de beisebol famoso, e forçar o seu filho a praticar um esporte específico não é uma boa opção se ele não se sentir motivado para isso.

Motive o seu filho adolescente e respeite seus gostos

Por outro lado, busque entrar em sintonia com os gostos do seu filho adolescente. Se ele gosta de artes marciais, inscreva-o em uma aula algumas vezes por semana. Se ele manifestar interesse pelo tênis, permita que ele participe de aulas de tênis.

Contudo, se a sua situação financeira for um empecilho para o pagamento de aulas especiais, pesquise as atividades locais na sua cidade. Os centros comunitários geralmente oferecem aulas e atividades gratuitas ou a um custo reduzido.

Motive o seu filho adolescente para que ele permaneça ativo

Tornar a atividade física um assunto de família é outra maneira fácil e barata de manter o seu filho adolescente ativo e, ao mesmo tempo, construir uma relação sólida com você. Tente fazer com que uma atividade familiar semanal seja parte da rotina normal, que logo se tornará uma tradição familiar.

Uma vez por semana, reúna toda a família para um exercício divertido, como, por exemplo, caminhar, andar de bicicleta ou outra atividade que vocês gostem de fazer. Todos terão não apenas um ótimo treino, como também vão passar um tempo de qualidade juntos!

Os adolescentes querem se destacar

Os adolescentes querem se destacar e se sentir úteis, e o sucesso pode ser um motivador poderoso. Um trabalho ativo de meio período ajuda muitos adolescentes a se exercitarem e se sentirem úteis ao mesmo tempo. No entanto, lembre-se de que podem ser necessárias algumas tentativas até que o seu filho encontre um trabalho ou um tipo de esporte de que ele goste e no qual se saia bem.

Por isso, não fique frustrado se ele mudar de ideia algumas vezes. Uma relação sólida e uma boa comunicação com o seu filho vão ajudar para que ambos descubram a atividade perfeita para ele, mas, acima de tudo, para que a entre relação pais e filhos seja cada vez mais unida.

Além disso, você não pode perder de vista a importância de ser o melhor exemplo a ser seguido. Seu filho precisa aprender com você!