Nada de telas: tempo de qualidade em família durante a quarentena

20 Maio, 2020
Essa seleção de atividades para curtir em família pode ajudar todo mundo a lidar da melhor maneira possível com a quarentena.
 

Durante essa quarentena, as novas tecnologias, as redes sociais, as plataformas digitais e os aparelhos eletrônicos têm nos proporcionado muito entretenimento.

No caso das crianças, as tecnologias também têm sido utilizadas como uma iniciativa educacional para a aprendizagem. No entanto, também é necessário aprender a se desconectar e apreciar a família e as pessoas que estão conosco em casa.

Raramente você terá a chance de dizer que pode aproveitar a sua família por tanto tempo seguido sem obrigações. Portanto, você também deve aproveitar para dizer adeus às telas durante esses dias e aproveitar para passar um tempo de qualidade em família durante a quarentena.

Então, a seguir apresentamos uma série de atividades e jogos para que vocês possam se divertir juntos. Vamos começar!

Atividades para passar um tempo de qualidade em família durante a quarentena

Karaokê

Para reproduzir o karaokê tradicional, você precisa de uma tela grande para ler as músicas. Mas agora você vai ter que usar toda a sua memória e criatividade.

Portanto, propomos que, um por vez, vocês tentem cantar as músicas sem o auxílio das letras, enquanto os outros membros da família podem fazer as vezes dos jurados e dar notas.  Mais do que um karaokê, vai parecer que vocês estão no palco do programa The Voice.

Jogos em casa: tempo de qualidade em família durante a quarentena
 

Artesanato com material reciclado

As crianças adoram fazer artesanato. Por esse motivo, incentivamos você a fazer qualquer tipo de artesanato que conseguir imaginar com os materiais disponíveis na sua casa e que possam ser reciclados para esse fim. Garrafas PET, caixas de leite ou rolos de papel higiênico são algumas das opções que certamente você tem em casa.

Jogos de tabuleiro

Provavelmente, você ainda tem em casa algum jogo de tabuleiro da sua infância, com o qual pode passar uma tarde muito divertida brincando em família.  Caso contrário, como alternativa, vocês mesmos podem criar jogos simples. Assim, vocês vão unir a proposta anterior de artesanato familiar a esta de jogos de tabuleiro.

Stop! O jogo mais divertido dessa quarentena

O aplicativo do jogo Stop! tem sido um dos mais baixados durante essa quarentena para brincar com quem está longe. No entanto, pode ser uma ótima opção para brincar em família.

Para fazer isso, você só vai precisar de um lápis ou uma caneta, uma folha de papel e um cronômetro. O jogo consiste em definir uma série de categorias, como nomes, cidades ou alimentos, e escolher uma letra do alfabeto.

Quando tudo estiver pronto, todos devem escrever uma palavra que comece com a letra escolhida para cada uma das categorias. Assim que um dos jogadores terminar todas as categorias, grita Stop! e todos param de escrever.  Um jogo simples e divertido para estimular a memória e a imaginação de todos os jogadores.

 

Tempo de qualidade em família durante a quarentena com estas atividades

Construa um circuito caseiro

Uma das indicações que sempre recebemos durante essa quarentena é que o exercício físico é essencial. Por esse motivo, uma maneira diferente e igualmente divertida de fazer exercício é criar você mesmo um pequeno circuito em casa.

tempo de qualidade em família durante a quarentenaPais e filhos brincando:

Dependendo do espaço que você tiver em casa e da idade dos participantes, é possível incluir obstáculos, saltos ou agachamentos. Entre o tempo que você usa para construir e o tempo que você gasta para concluir o circuito, mais um dia terá passado sem que vocês tenham percebido.

Esconde-esconde: um jogo, duas variações

O esconde-esconde é um dos jogos tradicionais que, apesar do tempo, não sai de moda. Além disso, é um das brincadeiras mais adequadas para fazer em casa e poder escolher entre uma variação ou outra.

Se o espaço na sua casa for limitado, prefira usar o esconde-esconde inglês, pois essa variação também é muito divertida. Se você tiver espaço suficiente, terá o dobro de diversão garantida!

Origami, uma das atividades para passar um tempo de qualidade em família durante a quarentena

 

O confinamento pode ser um bom momento para aprender novas atividades que inspirem as crianças e as ajudem a encontrar suas paixões. Para criar figuras de origami, você vai precisar apenas de algumas folhas de papel e um pouco de habilidade.

A arte do desenho, o passatempo favorito dos pequenos

Pintar e desenhar são as atividades que as crianças mais gostam de fazer. Para isso, você só vai precisar de muitas folhas e algumas opções de tintas.  É uma atividade fantástica para estimular a criatividade e a imaginação, além de proporcionar bons momentos em família criando juntos.