Nelson Mandela e sua visão da educação

08 Novembro, 2020
O que Nelson Mandela pensava sobre a educação das crianças? Vamos falar de sua visão da educação e de como aplicar seus ensinamentos atualmente.

Todos nós conhecemos e valorizamos a figura de Nelson Mandela, um advogado, ativista e político sul-africano que decidiu dedicar sua vida à luta por um mundo melhor, no qual todas as pessoas pudessem ser livres e viver juntas em paz, longe do racismo e da desigualdade.

Tantas foram as suas contribuições para o bem social que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela, coincidindo com a data de seu nascimento.

Estamos falando de um dos mais importantes e influentes líderes da história moderna, que nos deixou muitos ensinamentos sobre os quais ainda devemos refletir atualmente. Você quer saber o que esse sábio homem pensava sobre a educação? A seguir, vamos falar sobre isso.

Nelson Mandela e sua visão da educação

Nelson Mandela defendia a educação como uma das coisas mais importantes para que a sociedade funcione, melhore e siga em frente. Assim, toda criança, onde quer que ela viva, tem o direito de receber uma educação de qualidade que permita que ela se desenvolva e cresça como pessoa para se tornar um adulto com a capacidade de contribuir com algo para a comunidade.

Nelson Mandela e sua visão da educação

No entanto, para isso, não é necessário apenas focalizar nos valores meramente acadêmicos, mas de dar às crianças uma educação baseada em valores como igualdade, inclusão, respeito, colaboração, etc.

Além disso, de acordo com a visão de Mandela, é essencial ensinar as crianças a pensar por si mesmas, de forma crítica e reflexiva, pois só assim as novas gerações poderão evitar os erros do passado.

Algumas de suas frases famosas

O resumo acima exposto pode ser visto refletido em algumas das frases mais populares de Nelson Mandela:

  1. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
  2. “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês pode se tornar médica, o filho de um mineiro pode se tornar o chefe da mina ou o filho de trabalhadores rurais pode chegar a ser presidente de uma grande nação”.
  3. Sem educação, as crianças não conseguem enfrentar os desafios que encontrarão. Portanto, é muito importante dar educação às crianças e explicar que elas devem desempenhar um papel em seu país”.
  4. “Só a educação das massas pode libertar o povo. Um homem educado não pode ser oprimido se ele é capaz de pensar por si mesmo”.
  5. Devemos aos nossos filhos uma vida livre de violência e medo”.
  6. “Nenhum país pode realmente se desenvolver até que os seus cidadãos sejam educados”.
  7. “Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como trata as suas crianças”.
Nelson Mandela e sua visão da educação

Aplicar atualmente os ensinamentos de Nelson Mandela

Muita gente supõe que hoje em dia vivemos em uma sociedade moderna e avançada, na qual muitos problemas sociais desapareceram. Contudo, não é bem assim. Ainda há muito a ser feito para que todos possam viver em paz e harmonia, fazendo valer os direitos humanos.

Em suma, para atingir esse objetivo, é importante que as famílias e as escolas apliquem e levem a sério os ensinamentos de Nelson Mandela. Fundamentalmente, para que as crianças cresçam interiorizando os valores cívicos e sociais, e aproveitando uma educação de qualidade que enfatize a convivência positiva, a inclusão e o respeito mútuo.

Sabemos que as novas gerações são o futuro. Portanto, desde os primeiros anos de vida, elas devem ser ensinadas a aproveitar os recursos de que dispõem para fazer desse mundo um lugar melhor.

  • Mandela, N. (2012). El largo camino hacia la libertad: la autobiografía de Nelson Mandela. Madrid: Aguilar.