9 dicas para combater o medo do dentista

Todos nós já passamos pelo medo de ir ao dentista, principalmente quando éramos crianças. Seus filhos estão passando por essa situação? Aqui você vai encontrar algumas recomendações para a próxima consulta!
9 dicas para combater o medo do dentista

Última atualização: 02 Maio, 2021

Ao chegar à idade adulta, muitas pessoas sentem medo ou desconforto ao ir ao dentista e, em geral, esse tipo de medo decorre de alguma experiência desagradável que ocorreu na infância.

Para ajudar seus filhos a combater o medo do dentista, você pode colocar em prática as recomendações que verá a seguir. Lembre-se de que as consultas com o dentista devem ocorrer com frequência a fim de detectar quaisquer problemas funcionais ou de desenvolvimento.

Como combater o medo do dentista?

1. Leve as crianças no dentista desde sempre

Quanto mais cedo as crianças começarem a ir ao dentista, mais fácil será para elas se acostumarem a receber esse tipo de atendimento. O momento exato em que as crianças começam a ir ao dentista é quando seus primeiros dentes surgem. Consultas preventivas devem ser iniciadas nessa fase para verificar se todas as estruturas estão devidamente desenvolvidas.

2. Evite dar muitos detalhes

Na primeira vez que a criança for ao dentista, não dê muitos detalhes para que ela não faça milhares de perguntas que você não poderá responder de maneira adequada e que poderão aumentar a ansiedade. Mantenha uma atitude positiva que reflita que essa consulta é apenas algo da rotina para que a saúde da criança se mantenha nas melhores condições.

3. Faça brincadeiras de interpretar papéis antes

Antes de marcar uma consulta real, brinque de dentista com as crianças no conforto da sua casa. Mostre a elas em um momento lúdico alguns aspectos comuns da consulta, como o uso do espelho ou o manuseio adequado da escova de dente. Com essa simples atividade, elas verão que é algo simples, cotidiano e que não precisa ser traumático.

15195721292_8af5445e07_z

4. Não se preocupe muito se houver sinais de choro

Na idade em que as crianças começam a ir ao dentista, é normal que elas chorem e não queiram interagir com uma pessoa estranha, mas evite se intrometer mais do que o necessário. A maioria dos profissionais da área já está acostumada a lidar com essas situações e saberá o que fazer. Basta seguir suas instruções e acompanhar seu filho.

5. Criar hábitos saudáveis relacionados à higiene bucal

O melhor para combater o medo do dentista é ter hábitos saudáveis em casa e destacar que é muito importante cuidar dos dentes. Mostre para os pequenos os benefícios estéticos e de saúde de uma boa higiene bucal ao longo de todos os anos da vida.

6. Evite contar a eles sobre suas experiências ruins

O medo de ir ao dentista pode ser facilmente imitado. Se esse for o seu caso, evite contar às crianças acontecimentos traumáticos que aconteceram com você e que deram origem aos seus medos. Se você já sabe como é desconfortável é ir ao dentista com medo de sentir dor ou dos procedimentos, deve tentar não transmitir isso para os seus filhos. Pense primeiro no bem-estar deles.

7. Leve para a consulta algum item que possa distrair a criança em uma “emergência”

Se você tem medo da reação do seu filho no dentista, um bom plano B é levar um objeto ou brinquedo de que ele goste, para poder usá-lo como distração. Manter a criança ocupada com algo agradável ajudará a relaxar e a pensar em algo divertido.

8. Dê um reforço positivo que incentive o bom comportamento

Se o primeiro encontro com o dentista for uma experiência positiva, incentive esse bom comportamento com palavras positivas ou pequenos presentes. Se você recompensar o bom comportamento, a atitude da criança será muito mais aberta na próxima vez que ela precisar ir ao dentista.

Hos tandläkaren

9. Dicas para o cuidado dos dentes das crianças

  • Comece a cuidar da higiene bucal das crianças escovando suas gengivas, antes mesmo de que os primeiros dentes comecem a aparecer. Use escovas especiais com cerdas de borracha para limpar as gengivas pelo menos uma vez por dia.
  • Incentive-as a usar o fio dental assim que puderem por conta própria, independentemente de já terem ou não dentes permanentes. O hábito de usar fio dental deve ser adquirido desde os primeiros anos de vida.

Pode interessar a você...

Como cuidar dos dentes de leite das crianças?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como cuidar dos dentes de leite das crianças?

Quando começa a queda dos primeiros dentes de leite das crianças, elas estão a ponto de começar uma fase que vai servir para completar o amadurecimento.