9 passos para ensinar as crianças a resolver problemas

A capacidade de resolver conflitos internos e externos pode fazer a diferença entre uma infância feliz e uma infância difícil. Descubra como ajudar seus filhos neste aspecto!
9 passos para ensinar as crianças a resolver problemas

Última atualização: 24 Abril, 2021

Todos nós temos problemas ao longo de nossas vidas e as crianças não estão isentas disso. Embora seus problemas possam ser pequenos para nós, são muito importantes para eles. Portanto, é essencial aprender desde criança a lidar com situações desse tipo.

Aqui vamos apresentar 9 passos para ensinar seus filhos a resolver problemas.

Os problemas podem ser tanto algo interno quanto alguma situação particular que as crianças não sabem resolver, como alguma questão envolvendo uma terceira ou várias outras pessoas. Essas situações podem gerar emoções negativas como estresse, discrepâncias entre as diferentes partes ou possíveis confrontos.

Uma das principais coisas que devemos ensinar aos pequenos é que é sempre melhor buscar uma solução que resolva a situação de forma positiva para todas as partes envolvidas. Isso permitirá manter um bom relacionamento com os outros e sempre buscar a satisfação mútua em caso de conflito.

Além disso, devemos mostrar às crianças entender que não é necessário (ou preferível) agir com agressividade. Esse comportamento apenas criaria mais inconvenientes e tornaria impossível encontrar uma solução rápida.

shutterstock_59859379

O que posso fazer para promover a resolução de problemas?

Você pode seguir algumas dicas para que a resolução seja positiva:

  • Dar um exemplo de resolução de conflitos: você pode usar pessoas que conhece ou até mesmo situações de um programa ou filme. O importante é que seja suficientemente claro.
  • Aumentar a autoestima: as crianças devem saber seu valor e aprender a se valorizar. Isso permitirá que elas se sintam capazes de resolver problemas por conta própria.
  • Gerar debates: trocar opiniões e discutir pacificamente com outras pessoas permitirá incorporar a ideia de que alguém nem sempre tem razão, que não podemos concordar em tudo e que é importante aceitar o que o outro pensa sem reagir mal ou com irritação.
  • Dar um conselho: são crianças, ou seja, elas não sabem tudo e precisam dos seus conselhos. À medida que envelhecem, será mais fácil resolver certas situações. Mas você deve sempre dar seu conselho e apoio.
shutterstock_252865099

Atividade física, supervisão e jogos

Você deve levar estes três aliados em consideração:

  • A supervisão de seu comportamento é muito importante, seja pelos pais, tutores ou um adulto responsável. Alguém deve dizer o que é certo e o que é errado.
  • Por fim, brincar com as crianças é uma forma de ensiná-las indiretamente. Lembre-se de que elas estão sempre atentas ao que acontece à sua volta, absorvem e incorporam tudo. Não se esqueça de sempre dar o exemplo!

9 passos para ensinar as crianças a resolver problemas:

  • Identifique o problema: para resolvê-lo, deve-se primeiro saber o que é e entendê-lo.
  • Analise a situação: uma vez que o problema foi identificado, é necessário analisar o que o está causando. Compreender a causa ajudará a resolvê-lo.
  • Permita que a criança expresse como se sente a respeito desse problema: entender os sentimentos nas situações será de grande ajuda para saber como é melhor resolver uma situação.
  • Permita a expressão das necessidades de todas as partes envolvidas: todos têm voz em um conflito e é importante que todos sejam ouvidos.
  • Faça um brainstorming (brainstorming): encontre maneiras criativas de resolver o problema. Quanto mais a criança se expressar, melhor será. Isso permitirá a ela encontrar suas próprias soluções à medida que cresce. Embora seja pequena, você deve ajudá-la sugerindo alternativas diferentes.
  • Analise as ideias da etapa anterior: analise os prós e contras de todas essas ideias e a viabilidade de cada uma. Ajude seu filho a raciocinar sobre elas. Com o tempo, ele aprenderá a fazer isso sozinho.
  • Implemente a ideia: escolher uma opção é inútil se o objetivo não for cumpri-la, então você deve ensinar a criança que ela deve seguir a opção escolhida.
  • Analise os resultados: após implementar a solução escolhida, lembre-se de fazer um acompanhamento e ver os resultados obtidos. Isso permitirá aprender a assumir a responsabilidade por suas ações e escolhas.
Pode interessar a você...
Como resolver os problemas de comunicação dos pais
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como resolver os problemas de comunicação dos pais

Em uma família, é essencial que os problemas de comunicação dos pais sejam solucionados o mais rápido possível. Confira nossas dicas!



  • Carrillo-Pérez, R. (2016). Resolución de conflictos: hacia una cultura de paz en niños de primaria. Ra Ximhai, 12(3), 195-205. https://www.redalyc.org/pdf/461/46146811012.pdf
  • de Heredia, R. A. S. (2003). Resolución de conflictos. Transformación de la escuela. Aprender del conflicto: Conflictología y educación, 182, 47. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=58YbgkqBYkoC&oi=fnd&pg=PA47&dq=resolución+de+conflictos+niños&ots=kg7xBAqwaj&sig=ruazA4i3SDSfFiArz_11IG5JlUI#v=onepage&q=resolución%20de%20conflictos%20niños&f=false