O medo que os casais têm do casamento é comum?

29 de abril de 2019
O medo que os casais têm do casamento é algo que geralmente acontece quando a data do casamento está se aproximando e os fardos estão aumentando. Mas essa não é a única razão pela qual esse sentimento surge. Nossa situação atual ou os comentários ao nosso redor são dois dos fatores mais influentes.

O medo que os casais têm do casamento é algo mais comum do que parece. Organizar os preparativos e celebrar um casamento pode ser estressante, esmagador e, às vezes, o desejo de cancelar tudo pela quantidade de aspectos que devem receber atenção é frequente.

Mas, neste artigo, não queremos falar sobre esse tipo de medo, geral e comum, que qualquer casal pode ter quando a data do casamento se aproxima. Queremos falar sobre o medo que os casais têm do casamento que surge sem nenhuma razão aparente, apenas pelo fato de começar a pensar sobre isso.

Embora o fato de se casar, por si só, não seja mais do que um modo legal de se comprometer, o que assusta em muitos casos é que, a partir desse momento, essa união implica um compromisso do tipo leal.

A influência do ambiente

Em inúmeras ocasiões, esse tipo de medo do casamento é influenciado pelo social, isto é, pelas pessoas que estão ao redor do casal e pelos medos que as influenciam.

Muitas vezes ouvimos a mítica frase: “sua vida não será mais a mesma depois que você se casar”. Essa frase, além disso, na maioria das vezes está acompanhada por um: “você vai se arrepender”.

Essa é apenas uma maneira de influenciar negativamente o pensamento da futura noiva e do futuro noivo, que podem começar a ter medo de perder certas coisas de sua vida atual.

O mais importante é não confiar nesse tipo de comentários. Assim como há casais que depois do casamento decidiram se separar por uma série de coisas, muitos outros também foram fortalecidos depois disso.

Você não pode pensar que tudo vai dar errado, nem se deixar levar por comentários de pessoas ao seu redor só porque se casar, desde tempos imemoriais, tem sido uma razão para “risadas e piadas” por parte dos amigos.

cerimônia de casamento

Gamofobia

Esse tipo de medo dos casais do matrimônio vem a se manifestar como uma fobia, chamada gamofobia.

A gamofobia vem de duas palavras gregas compostas, a palavra grega gamos, que significa casamento, e a palavra fobos, que significa medo ou fobia.

Quando esse medo já está materializado na forma de uma fobia, deve ser tratado com preocupação e, às vezes, deve-se buscar ajuda para superá-lo uma vez que começar a afetar a saúde mental da pessoa.

Ansiedade, obsessões e atos impulsivos são geralmente vários dos sintomas que esse tipo de fobia pode gerar.

O jogo das emoções

Psicologia e pensamentos desempenham um papel fundamental na superação desse medo. Há dois fatores que levaremos mais em consideração neste artigo para apresentar o medo que os casais têm do casamento e que está relacionado às emoções.

Situação atual

Em primeiro lugar, as condições de vida que existem naquele momento entram em cena. Por exemplo, se você não tem estabilidade econômica, trabalha, aluga um apartamento, etc.

Pode ser que a união de todos esses fatores te leve a pensar que você realmente não quer a essa mesma vida para a outra pessoa ou que sua vida é tão “desastrosa” que você prefere não compartilhar com o outro.

Você deve estar ciente e pensar que, se o seu parceiro está com você, é porque ele aceita esse tipo de instabilidade que você acha que existe em sua vida.

A coisa mais importante em um relacionamento é o diálogo. Assim, a partir disso, deve-se deixar todos os pontos claros para evitar grandes problemas.

Sentimentos

Em segundo lugar, os sentimentos também entram em jogo, isto é, situações passadas que poderiam causar algum dano à pessoa.

Existem vários casos conhecidos de pessoas que erraram em um relacionamento anterior e têm medo de se comprometer novamente porque não querem sofrer novamente da mesma maneira.

casal conversando do sofá

Esse tipo de medo é muito mais comum do que se acredita e, talvez, seja a causa mais comum do medo que os casais têm do casamento.

A solução, embora em muitos casos seja mais complicada do que pareça, é pensar que nem sempre um relacionamento tem que dar errado. Muito pelo contrário.

Muitas vezes a vida está apenas colocando obstáculos em nosso caminho para que, quando chegarmos ao fim, possamos realmente apreciar o que temos em relação aos eventos passados.