O método sintotermal para engravidar

25 de abril de 2019
Esse método natural aumenta as chances de engravidar. Além disso, permite que as mulheres tenham uma ideia aproximada de quando estão ovulando. Assim, podem saber quando é mais conveniente ter relações sexuais se deseja ter um bebê.

O método sintotermal determina quais são os melhores dias para engravidar. É um sistema que define os dias férteis para ajudar as mulheres a conceber. Surge da combinação do método da temperatura basal e do muco cervical.

Apesar do método sintotermal ser usado para determinar quais são os melhores dias para conseguir engravidar, ele também pode servir como um método contraceptivo para saber os dias em que isso não pode acontecer.

De fato, o método sintotermal para engravidar é considerado um dos mais confiáveis em termos de planejamento familiar natural. Isso acontece porque a observação dos sintomas permite especificar mais precisamente quando ocorrem as fases férteis e não férteis.

É preciso saber que durante cada período menstrual ocorre a ovulação. Portanto, se uma mulher sabe aproximadamente o período da sua ovulação, pode determinar os dias férteis e não férteis do seu ciclo. Assim, pode aplicar o método sintotermal para engravidar.

O método sintotermal para engravidar

O método sintotermal é uma das técnicas naturais mais utilizadas para engravidar. Ele permite que as mulheres se esforcem naqueles dias em que têm mais chances, levando em consideração o funcionamento natural do ciclo menstrual e da curva térmica.

Assim, esse método consiste em gastar alguns minutos por dia para observar o corpo feminino e as suas transformações. Os resultados da análise do muco cervical e da temperatura basal servem para calcular o período do ciclo menstrual.

A temperatura corporal ajuda a saber se a ovulação ocorreu. Além disso, as mulheres que desejam saber quando o período fértil começa devem analisar o muco cervical.

Para realizar esse método, você deve registrar a sua temperatura corporal e o muco cervical todos os dias no mesmo horário. Tenha em mente que quaisquer fatores externos, como o álcool ou dormir menos de 5 horas, farão com que a sua temperatura basal não seja confiável.

O método sintotermal para engravidar permite que a mulher saiba quais são os seus dias férteis.

Você pode medir a temperatura corporal por via oral, vaginal ou retal. Se for por ia oral, o termômetro deve ficar debaixo da língua e a boca deve se manter fechada. Se você tirar a temperatura por via vaginal ou retal, lembre-se sempre de lavar o termômetro após cada uso.

É recomendável realizar esses controles logo depois de se levantar, sem ter feito qualquer outro tipo de atividade antes. Ademais, lembre-se de que a precisão da medição de temperatura é muito importante, já que qualquer variação pode afetar o gráfico elaborado.

“De todos os direitos de uma mulher, o maior é ser mãe.”
-Lin Yutang-

Como interpretar os resultados?

Os resultados do método sintotermal para engravidar são muito eficazes. Depois de obter os dados, é hora de identificá-los. Para que você possa prosseguir com a análise, recomendamos as seguintes indicações:

  • Durante um ciclo menstrual, você pode sofrer até três variações de temperatura: do primeiro dia do ciclo até a ovulação, da ovulação até uma possível implantação e, por fim, desse ponto até a próxima menstruação.
  • Durante a primeira fase, a temperatura permanece constante.
  • No dia seguinte à ovulação, a temperatura aumentará entre 0,2 e 0,5ºC.
  • A temperatura permanece alta durante a fase lútea, isto é, a terceira fase do ciclo menstrual.
  • Se você estiver grávida, a temperatura sofrerá outra alteração e permanecerá alta. Por outro lado, se você não estiver grávida, a temperatura cai novamente durante os dias que antecedem a menstruação.
  • Ao final do registro de um ciclo completo, é comum observar um ponto em que a temperatura começa a ser maior em relação aos primeiros dias do ciclo.
O método sintotermal para engravidar é ideal para mulheres que não podem usar métodos hormonais.

Vantagens do método sintotermal para engravidar

A seguir, listaremos as vantagens desse método natural para conseguir engravidar:

  • Claramente, aumenta as chances de engravidar.
  • Indica os dias férteis de cada ciclo menstrual.
  • Detecta qualquer problema com o período menstrual.
  • Identifica os primeiros sintomas da gravidez.
  • Permite que a mulher saiba se está entrando na menopausa.

Por fim, vale a pena mencionar que o método sintotermal é ideal para mulheres que não podem usar métodos contraceptivos hormonais. No entanto, você deve ter em mente que, se você quiser realmente se basear por esse método para engravidar, o ideal é ter o apoio do seu parceiro.

Se você estiver determinada ter um bebê, pode ser uma ótima oportunidade para finalmente conseguir a gravidez tão desejada.