O parto etapa por etapa

· 12 de dezembro de 2018
Todas as modificações que acontecem em seu corpo durante cada etapa do parto tem como propósito facilitar a saída do bebê.

A duração de cada fase do parto é variável dependendo do organismo da mãe, do tamanho e da posição do bebê e da duração das contrações uterinas. Neste artigo, veja como é o parto etapa por etapa.

Podem ser identificados três estágios no trabalho de parto. Confira!

O parto etapa por etapa

Fase inicial ou pré trabalho de parto

As contrações proporcionam a força e a pressão que vão dilatando progressivamente o colo do útero.

No início do trabalho de parto, as contrações acontecem a cada 20 minutos e são curtas. Além disso, às vezes podem ser imperceptíveis para a mãe. Geralmente não produzem dor.

Neste estágio, o colo do útero muda de posição e de consistência. Ele começa a se dilatar e às vezes elimina um muco gelatinoso, conhecido como tampão mucoso.

A eliminação do muco não indica necessariamente que o parto seja imediato uma vez que pode passar horas ou até dias até o nascimento do bebê.

Quando o intervalo das contrações é de cinco em cinco minutos durante um período de uma hora, é sinal de que já estão ocorrendo mudanças no colo do útero.

Somente através do toque vaginal será possível determinar se as contrações causaram modificações cervicais.

etapa por etapa

Estágio da dilatação

Quando essa fase pré-parto termina, começa o processo de dilatação. A partir deste momento, as contrações uterinas se tornam mais frequentes e intensas, o colo do útero de dilata progressivamente e o trabalho de parto em si começa.

A dilatação cervical termina quando atinge o diâmetro máximo de 10 cm. Nesse momento, a cabeça do bebê já pode passar e descer através do canal de parto.

Em seguida, a dilatação avança e as contrações se tornam ainda mais frequentes. A mãe pode apresentar muita dor nessa fase, o médico avalia e aplica a anestesia necessária, dependendo do estágio em que se encontrar.

O parto é a único encontro cego em que você encontrará o amor da sua vida

-Autor Desconhecido-

Durante esta fase, pode acontecer a ruptura da bolsa amniótica, ou saco amniótico, de maneira espontânea ou pela intervenção do médico por meio do toque vaginal.

Isso ajudará a manter a frequência das contrações e faz com que a cabeça do bebê apoie o colo do útero, facilitando sua dilatação. Uma vez que a dilatação completa for alcançada, começa o segundo período do trabalho de parto.

Fase de expulsão do bebê

Este período começa quando o colo do útero já se dilatou completamente e termina com a saída do bebê através dos órgãos genitais externos da mãe. Com a dilatação total, a descida do bebê pode durar até 120 minutos.

As contrações se tornam cada vez mais frequentes, a cada dois a três minutos. A mãe deve fazer esforço para empurrar o bebê sempre que sentir as contrações e descansar nos intervalos.

Neste momento, a cabeça do bebê estará no canal vaginal, que realizará uma série de movimentos involuntários, assim como o resto do corpo, permitindo sua descida.

Quando a cabeça do bebê já estiver visível na vagina, realiza-se a episiotomia caso seja necessário. É uma pequena incisão cirúrgica da área perineal que facilitará a saída do bebê.

Fase de dequitação

etapa por etapa

A fase de dequitação ocorre depois que o bebê já nasceu e é caracterizada pela saída da placenta. Esse estágio costuma ser curto, geralmente dura cerca de 10 minutos.

Uma vez que o bebê tenha saído, o útero começa a se contrair para desprender a placenta do seu interior. Uma vez descolada, ela desce através do canal vaginal.

Com a saída da placenta, a equipe médica procederá à revisão da cavidade uterina para verificar se ela está livre de tecido placentário, permitindo uma melhor retração e redução do sangramento pós-parto.

O médico realizará uma revisão do canal vaginal e do colo do útero para verificar o estado pós-parto. Enquanto tudo isso acontece, o bebê é avaliado pelo pediatra, que examina seu estado para se certificar de que está tudo bem e finalmente o leva à mãe para que ela e o filho tenham um momento só deles.

Se você der à luz em uma maternidade, seu bebê será transferido para a unidade onde será examinado e vacinado.

A duração total média do trabalho de parto varia entre seis e oito horas no caso de mamães que já tiveram filhos, e entre oito e doze horas em mamães de primeira viagem.