O que é o Babypod?

11 de junho de 2018
O Babypod é um alto-falante intravaginal que toca música diretamente para o feto. A seguir, explicamos o que é e quais os benefícios que este aparelho inovador oferece aos futuros bebês.

O Babypod é um aparelho que mulheres grávidas devem inserir em suas vaginas, como se fosse um absorvente interno, e que permite que os fetos escutem música com clareza ao atingir as 18 semanas. A audição é o primeiro sentido que se desenvolve no embrião, portanto, nessa idade, eles já são capazes de ouvir.

O aparelho, desenvolvido por uma empresa espanhola, é um tipo de alto-falante que reproduz música diretamente para o feto em desenvolvimento e que faz com que ele responda fisicamente ao som. Ao colocar o Babypod na vagina, a barreira formada pela parede abdominal é superada; isso possibilita que o bebê ouça sons com intensidade e clareza semelhantes às de quando são emitidos.

Entre outros benefícios, o Babypod estimula a vocalização dos bebês antes do nascimento e promove seu desenvolvimento neuronal. E você pode ficar tranquila: as vibrações do aparelho não afetam negativamente o feto.

Como funciona o Babypod?

Para usar este aparelho, o alto-falante deve ser inserido na vagina e, em seguida, conectado à entrada para fone de ouvido de um smartphone. O pequeno dispositivo emite um som de 54 decibéis, o equivalente a uma conversa silenciosa. Não tem bateria e tem Bluetooth.

O som não excede a intensidade máxima, portanto, o alto-falante é seguro para o bebê e para a mãe. Feito com exterior em silicone e cabo hipoalergênico, o Babypod é fácil de limpar, inserir e remover, graças ao seu tamanho reduzido.

Além disso, é necessário ressaltar que a mãe também pode compartilhar o som conectando os fones de ouvido à entrada de áudio na parte superior do conector.

Os estudos confirmam seus benefícios

Pesquisadores examinaram o efeito positivo da música pré-natal no desenvolvimento cognitivo de um bebê. Essa estratégia permite que seus cérebros não precisem esperar pelo nascimento para começar a absorver informações.

Além disso, numerosos estudos revelam que a música por via vaginal é muito mais eficaz. Isso se deve ao fato de que os bebês geralmente só ouvem sons abafados através do abdômen.

Como funciona o Babypod?

Essa é uma descoberta nova, pois bebês expostos à música intravaginal apresentam aumentos significativos na atividade fetal, pronúncia da boca e colocação da língua para fora. Todos estes são sinais de desenvolvimento cognitivo em um bebê.

Você deve levar em consideração que a reação do feto está garantida; cerca de 87% dos bebês respondem à música transmitida por via vaginal através de movimentos do corpo e da cabeça.

“Um bebê é algo que você carrega dentro de você por nove meses, no colo por três anos e no seu coração até morrer
—Mary Masón—

6 benefícios de usar o Babypod

Aqui estão seis benefícios que as mulheres grávidas obtêm ao usar o Babypod:

1.- Permite que o bebê ouça sons

O Babypod permite que o bebê ouça sons sem a barreira criada pela parede abdominal. Como a vagina é um espaço fechado, o som precisa viajar apenas entre o bebê e as paredes vaginal e uterina.

2.- Promove o desenvolvimento neurológico

Esse aparelho estimula os neurônios no tronco encefálico, que trabalham em direção à vocalização e à linguagem. A exposição a sons no útero é importante para ajudar nas conexões normais que precisam se formar no cérebro.

3.- Promove a comunicação dos bebês

O Babypod desempenha um papel importante na área da comunicação social; isso porque ele ajuda os bebês a aprenderem a se comunicar enquanto estão dentro do útero.

A estimulação sensorial precoce com música provou ser positiva para as crianças. Especialmente para desenvolver maiores habilidades de fala e comunicação.

4.- Diagnostica a surdez pré-natal

Esse dispositivo pode ajudar a diagnosticar a surdez pré-natal em bebês se o feto não mostrar reações ao estímulo musical.

benefícios de usar o Babypod

5.- Reduz o estresse da mãe

O Babypod ajuda a reduzir o estresse das mães que aguardam a chegada da criança. Graças a ele, elas podem compartilhar música e viver momentos de relaxamento e também educativos com o bebê.

6.- Crianças mais atentas

Os especialistas dizem que ouvir música desde pequeno aumenta a sensibilidade e beneficia as habilidades de memória, atenção e concentração.

Pode-se concluir que os benefícios do uso do Babypod são muito valiosos. É o primeiro dispositivo que permite ao bebê ouvir músicas através da vagina; com ele, as crianças podem começar a desfrutar do prazer da música antes do nascimento.

Recomendados para você