O que é o Ensino Médio Bilíngue?

· 14 de novembro de 2018
No artigo a seguir, você saberá em que consiste o Ensino Médio Bilíngue e quais são suas características e benefícios. Preste atenção, você pode estar diante de uma oportunidade imperdível para a educação de seus filhos, bem como para outros aspectos da vida deles.

Os alunos que concluírem o ensino fundamental e estiverem interessados em adquirir uma língua estrangeira podem optar por estudar em centros que ofereçam o Ensino Médio Bilíngue.

Nos últimos anos, se tornou comum que crianças e jovens decidam aprender outros idiomas.

Você deve ter em mente que as escolas que oferecem programas de Ensino Médio Bilíngue ensinam algum assunto ou conteúdo em uma segunda língua, a qual não deve coincidir com a língua materna da maioria dos alunos.

Os programas educacionais bilíngues têm como objetivo garantir que os alunos dominem os dois idiomas ao final do período escolar.

Além disso, buscam facilitar o processo de transição de um idioma para outro e melhorar a competência em uma língua estrangeira.

Atualmente, há cada vez mais escolas oferecendo a educação bilíngue. Apesar disso, nem todos os agentes educacionais são a favor do sistema da forma como ele está implementado.

Por que não se opor ao Ensino Médio Bilíngue?

Por um lado, acreditam que o ensino tanto de um idioma como de uma matéria deve ter um processo de planejamento e aprendizagem.

Desde suas origens, o Ensino Médio Bilíngue foi imposto de tal maneira que provocou um processo seletivo dos estudantes. Assim, no final do Ensino Fundamental, os alunos são separados de acordo com seu conhecimento do idioma.

Consequentemente, esse tipo de ensino não pode ser introduzido ao mesmo tempo em que recursos humanos e materiais são cortados nos centros educacionais.

Por fim, também apontam que os alunos do modelo bilíngue adquirem menos habilidades nas matérias que foram ensinadas no idioma estrangeiro.

Ensino Médio Bilíngue

Características do Ensino Médio Bilíngue

Os pontos seguintes se referem às características do Ensino Médio Bilíngue:

  • Os alunos estudam exatamente as mesmas matérias que em um centro não bilíngue.
  • Entre 30% – 50% das matérias estão em uma língua estrangeira.
  • As aulas são ministradas por professores nativos.
  • Multiculturalismo: os alunos estudam a história e a cultura do país da língua falada.
  • Aquisição de uma visão mais internacional e global.

As escolas que oferecem programas de Ensino Médio Bilíngue ministram disciplinas ou conteúdos em uma segunda língua.

7 benefícios de fazer o Ensino Médio Bilíngue

A seguir, mostramos os sete principais benefícios relacionados ao Ensino Médio Bilíngue:

1.- Facilidade para aprender uma língua estrangeira

Fazer o Ensino Médio Bilíngue é uma maneira rápida e eficaz de aprender uma língua estrangeira. Este processo de aprendizagem se desenvolve naturalmente e em paralelo com a aquisição da língua materna.

2.- Melhora as habilidades de leitura e escrita

Foi demonstrado que o bilinguismo ajuda a desenvolver habilidades superiores de leitura e escrita.

Da mesma forma, também facilita o posterior aprendizado de línguas com semelhanças no ritmo, na entonação ou nas estruturas gramaticais.

3.- Conhecimento de si mesmo e do exterior

A aquisição de línguas estrangeiras contribui para o conhecimento da diversidade cultural, facilita a adaptabilidade social e também tem um impacto favorável na autoestima e na autoconfiança.

Além disso, permite desenvolver uma abertura mental além da cultura e do modo de vida.

4.- Aumenta as oportunidades profissionais

O fato de incorporar um idioma estrangeiro ao aprendizado facilitará a aquisição de um alto nível de competência nele.

Nesse sentido, podemos afirmar que favorece o acesso ao conhecimento e a possíveis melhores opções de trabalho no futuro.

5.- Melhora a saúde mental

O conhecimento de um idioma estrangeiro traz benefícios em longo prazo para a saúde mental da pessoa.

De acordo com Ellen Bialystok, professora da York University (Canadá), falar dois idiomas pode atrasar o diagnóstico de problemas de demência em cinco anos. No caso de três idiomas serem dominados, esse valor atinge uma média de 6,4 anos.

Ensino Médio Bilíngue

6.- Capacidade de resolução

O cérebro de um bilíngue desenvolve novas habilidades para processar e gerenciar a informação armazenada.

Dessa forma, aumenta a capacidade de resolver problemas mais facilmente.

7.- Maior concentração

Por fim, estudantes bilíngues alcançam um nível mais alto de concentração. Isso se deve ao fato de que precisam trabalhar com mais informações, manter os idiomas separados e acessar cada um deles no momento oportuno.

Em suma, o Ensino Médio Bilíngue é uma opção muito interessante para jovens que queiram aprender uma língua estrangeira.

Se você perceber que seu filho possui facilidade com idiomas, não hesite em incentivá-lo a estudar em centros que ofereçam o bilinguismo em seus programas educacionais.