O que é pedagogia infantil?

4 de outubro de 2019
Neste artigo, vamos descobrir o que é a pedagogia infantil e quais são as suas principais características.

A pedagogia infantil é um tipo de pedagogia, ou melhor, um ramo específico de estudo da pedagogia como disciplina principal.

Portanto, para entender melhor, é preciso saber o que é a pedagogia enquanto ciência, bem como o que é a educação infantil e qual é seu objeto específico de estudo.

A pedagogia

A pedagogia como disciplina ou como ciência tem como objeto de estudo o fenômeno educacional e o ensino, incluindo toda a sua complexidade. É considerada uma ciência aplicada de natureza psicossocial.

Assim, a pedagogia pretende analisar, organizar e melhorar a educação e a formação de pessoas, de acordo com determinados objetivos.

Esses propósitos devem estar de acordo com os critérios que uma sociedade estabelece sobre como os seus indivíduos devem se comportar.

O que é pedagogia infantil?

Com a ajuda de outras ciências como a filosofia, a sociologia ou a psicologia, a pedagogia estuda a educação como um fenômeno complexo. Por isso, deve ser abordada a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Com efeito, a pedagogia se concretiza no planejamento, na execução e na avaliação de metodologias e técnicas que facilitam os processos de ensino e de aprendizagem.

O que é pedagogia infantil?

Como o nome indica, a pedagogia infantil é considerada uma disciplina cujo objeto de estudo são as crianças, mais especificamente crianças na primeira infância. Isto é, estuda os primeiros anos de vida das pessoas.

Esse ramo de estudo ou esse tipo de pedagogia específica analisa os processos de amadurecimento, desenvolvimento e crescimento das crianças. Por isso, concentra-se nas habilidades adquiridas na primeira fase da vida. Esses sãos os fundamentos essenciais para o futuro desenvolvimento vital dos pequenos.

Além disso, a pedagogia infantil leva em consideração a relação entre os processos de amadurecimento. Esse processo tem diferentes perspectivas que o determinam, tais como sociais, ambientais, econômicos, entre outros de acordo com contextos específicos.

Portanto, um profissional de pedagogia infantil é responsável por criar, organizar, executar e avaliar estratégias, métodos e recursos didáticos que permitam às crianças adquirir novas habilidades de acordo com seus estágios de desenvolvimento.

O objetivo é planejar situações de ensino que estimulem e possibilitem o desenvolvimento de crianças. Esse desenvolvimento é entendido num sentido amplo, considerando vários aspectos tais como físicos, biológicos, psicológicos, cognitivos, sociais e emocionais.

Características da pedagogia infantil

Resumindo, poderíamos dizer que as principais características da pedagogia infantil e as ações desenvolvidas por um profissional dessa disciplina são:

  • Compreender as necessidades educacionais das crianças de forma individual, assim como os contextos do ambiente em que ela se desenvolve.
  • Responder às necessidades educacionais das crianças de acordo com os seus momentos e estágios evolutivos.
  • Favorecer a formação de crianças autônomas com pensamento crítico.
    Colaborar com a família e com centros educacionais.
  • Projetar, coordenar, executar e avaliar programas de formação. Estes podem ter lugar tanto nas escolas como em outras áreas como empresas, ONGs, associações, etc.
  • Elaborar e analisar políticas educacionais que possuem um maior alcance como subsídios, pesquisas e formação para a etapa da educação infantil.
A brincadeira, a principal ferramenta metodológica da pedagogia infantil

A brincadeira, a principal ferramenta metodológica da pedagogia infantil

A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, a pedagogia infantil também a utiliza para fins educacionais. Isso porque a brincadeira facilita o aprendizado, tornando-o mais agradável e divertido.

Assim, a brincadeira se torna um recurso educacional por excelência no campo da pedagogia infantil. A brincadeira permite desenvolver o objeto de estudo da disciplina, que é justamente o aprendizado das crianças em idade infantil.

Por meio dela, o profissional consegue atingir o seu objetivo, que não é outro senão promover, através da aprendizagem, um correto desenvolvimento físico-motor, intelectual, criativo, emocional, social e cultural dos pequenos.

  • María Vizcaíno Timón, I., Blasco Cruces, A. (2017). Hablemos de educación infantil: orientaciones y recursos (0-6 años). Editorial Praxis. México.
  • Sandín Ibañez, C. (2016). El proyecto de educación infantil y su práctica en el aula. Editorial La Muralla. Madrid.