O que fazer com seus filhos durante o isolamento por coronavírus?

20 de maio de 2020
Não há dúvida de que é hora de ficar em casa e seguir as diretrizes definidas pelo governo. No entanto, isso representa uma mudança significativa em nossas vidas, e devemos encontrar a melhor maneira possível de lidar com o dia a dia em família.

Devido ao atual estado de alerta causado pela COVID-19, devemos ter responsabilidade e seguir as medidas decretadas pelo governo para permanecer em casa. Dessa forma, muitas famílias terão que adaptar suas vidas diárias a essa situação de emergência e lidar com a convivência durante o isolamento por coronavírus da melhor maneira possível.

Com base nisso, vamos propor uma série de conselhos e atividades para fazer com seus filhos durante o isolamento em casa.

Preparo de pratos em família e descoberta de novas receitas 

Você pode aproveitar o momento para ensinar seus filhos a preparar a receita daquele bolo que eles tanto amam, procurar novas ideias sobre como fazer cupcakes da maneira mais divertida, etc. É evidente que cozinhar em família pode se tornar uma das atividades mais divertidas para fazer em família durante o isolamento por coronavírus.

Por outro lado, pode ser uma oportunidade de mostrar aos seus filhos o que significa preparar refeições diárias para uma família e conscientizá-los sobre isso. Mostre a eles o esforço envolvido nessa tarefa, ao mesmo tempo que você pode propor a criação conjunta de um cardápio saudável.

Mãe cozinhando com filhas durante o isolamento por coronavírus

Um tempo de conversa em família 

Embora seja uma situação de extrema preocupação, pode ser positivo olhar para ela como uma oportunidade de passar um tempo em família e conhecer melhor uns aos outros. Por exemplo, você pode contar aos seus filhos como foi sua infância e o que você fazia em casa, assim como pedir para que eles te contem por quais assuntos se interessam no momento, etc.

Tarefas de limpeza e arrumação da casa 

Ensine aos seus filhos valores como o comprometimento e delegue a eles algumas responsabilidades em casa. Por exemplo, vocês podem dividir as tarefas de limpeza e arrumação entre todos os membros da casa. Essa é uma ótima oportunidade para mostrar aos seus filhos que essa é uma responsabilidade de todos e conscientizá-los sobre isso.

Brincar em família, o segredo durante o isolamento por coronavírus

Poucas coisas deixam as crianças mais empolgadas do que quando a mãe ou o pai passam um tempo brincando com elas. Não há dúvida de que, durante essa situação, as crianças precisam se divertir com os pais. E qual opção é melhor do que os jogos em família?

Não importa se eles são muito tradicionais ou simples, como o esconde-esconde ou o jogo da cadeira. Além disso, vocês podem deixar tudo ainda mais divertido concedendo privilégios ao vencedor, como escolher o filme que vocês vão assistir à noite, qual será a próxima brincadeira, etc.

Maratonas de filmes favoritos 

Sem exagero, uma das melhores maneiras de lidar com o isolamento por coronavírus é assistir filmes em família. No entanto, é importante planejar bem essa atividade, pois nessa situação é muito fácil exceder o tempo de tela recomendado.

Pais e filhos jogando videogame durante o isolamento por coronavírus

Não perder os hábitos de estudo durante o isolamento por coronavírus 

Por fim, também é importante que seus filhos mantenham uma rotina diária de estudo e todos os dias dediquem um tempo às tarefas acadêmicas.

Além de prejudicar o desempenho dos seus filhos quando retornarem à rotina escolar, a aparente eterna disponibilidade de lazer também pode levá-los a chegar a um ponto em que vão achar tudo entediante.

Planejar um calendário com horários indicando o tempo livre e o tempo de estudo para todos os dias da semana pode ajudar seus filhos a não perderem seus hábitos acadêmicos, impedindo-os de se acostumarem com essa dinâmica de diversão constante.

Em resumo, manter uma rotina saudável e aproveitar o tempo em família, ao mesmo tempo que aproveitamos esse momento para transmitir o valor da responsabilidade, do comprometimento e dos bons hábitos, são alguns conselhos que oferecemos para que você consiga lidar com essa situação tão delicada.