O que o bebê sente quando a mãe tosse?

05 Agosto, 2018
Gripe durante a gravidez? Alguma vez você já se perguntou se tossir ou espirrar pode incomodar o seu bebê no útero? A seguir contamos tudo sobre as sensações do bebê durante a gravidez.
 

As mulheres grávidas tendem a se tornar detalhistas. Com razão, elas se preocupam com qualquer detalhe que possa incomodar a estadia do seu filho no útero. É por isso que muitas delas ficam curiosas em saber o que o bebê sente quando a mãe tosse. Uma dica prévia: você não precisa se preocupar com isso.

É normal que as mães se desdobrem para evitar qualquer complicação que os filhos possam vir a ter, até mesmo, ou especialmente, antes de nascerem. Quando adoecem, muitas se sentem desconfortáveis ao tossir, espirrar ou quando passam mal e vomitam.

Muitas mulheres se perguntam o que o bebê sente no útero quando ela tosse. Quando elas se sentem para baixo e o corpo fica sensível a qualquer inconveniente, elas têm medo de que possa ser transmitido para o filho, e que eles também passem mal lá dentro.

Vamos analisar esta questão para trazer um pouco de tranquilidade para as suas dúvidas.

Mudanças no sistema imunológico durante a gravidez

Assim como no resto corpo da mulher, durante a gravidez há algumas alterações no sistema imunológico. O seu principal objetivo é proteger o bebê de qualquer tipo de ameaça. Portanto, a mãe pode ficar mais exposta a certos germes ou vírus.

Se perceber que durante a gravidez você fica gripada com mais frequência do que antes, fique tranquila porque isso é normal. No entanto, não significa que você não tenha que consultar um profissional. Pelo contrário, você deve agir rapidamente para evitar e descartar qualquer tipo de complicação maior.

 

Além disso, é preciso ter cuidado com os medicamentos. Nem todos são adequados para o estágio de gestação. De maneira alguma tome algum remédio que não tenha sido indicado pelo seu médico de confiança.

Muitos pais têm curiosidade de saber o que o bebê sente quando a mãe tosse.

Veja algumas dicas para se sentir melhor se pegar alguma doença nesta fase:

  • Tenha uma dieta saudável. Na medida do possível, inclua muitas frutas e verduras que contenham água. Estes alimentos vão ajudar a se livrar do resfriado mais rapidamente.
  • Incorporar vitaminas e minerais na alimentação. Consuma alimentos ricos em vitamina C pois os nutrientes são eficazes no combate a infecções.
  • Beber bastante líquido vai auxiliar os pontos anteriores. Recomenda-se consumir bastante água e sucos de frutas naturais.
  • Diminua o consumo de açúcar e cafeína.
  • Abandone qualquer hábito nocivo como fumar e consumir álcool 
  • Faça exercícios regularmente. Manter-se ativa vai ajudar a manter as defesas altas.
É preciso ter cuidado com os medicamentos durante a gravidez.

Afinal, o que bebê sente quando a mãe tosse?

Agora que sabemos o motivo de tantos resfriados e tosses durante a gravidez, vamos nos concentrar no bebê. O que ele sente quando a mãe passa por esses sintomas? Isso pode causar algum efeito negativo no seu desenvolvimento?

 

Assim como em relação a todos os fenômenos que acontecem durante a gestação, o bebê também está pronto para as vibrações que sente enquanto está no útero da mãe. Muitas mamães se preocupam em “incomodar” o seu pequenino ao tossir, ou ainda chegam a pensar que pode machucá-lo.

Fique calma! Isso não representa nenhum problema nem para ele nem para sua saúde. Pode ser que você sinta que o bebê se movimenta quando você tosse. Mas isso não acontece por causa de dor ou por medo, é apenas um reflexo provocado pelo ambiente em que está.

As vibrações que o bebê sente quando a mãe tosse é algo para o qual ele está preparado

E quanto ao espirro?

Depois de saber o que o bebê sente quando a mãe tosse, muitos se perguntam sobre os espirros. Mesmo se tratando de uma ação mais abrupta, poderia causar algo parecido? A resposta é sim.

O que acontece é que “o espaço do bebê” encolhe um pouco e se expande de novo e imediatamente. Isso não cria nenhum risco de sufocamento ou algo parecido. Portanto, não se preocupe! A natureza é sábia e mãe e filho estão perfeitamente equipados e condicionados para esses nove meses que vão passar juntos.

O que o bebê sente no útero quando a mãe tosse
 

Fatores que podem afetar o bebê durante a gravidez

Além de espirros e tosse, existem outras sensações que podem afetar um bebê que está no útero. Por exemplo, o estresse, a tristeza e a angústia provocam mudanças hormonais nas mulheres, pois são liberadas catecolaminas. Isso pode vir a ser a causa de parto prematuro ou baixo peso da criança ao nascer.

Os pequenos conseguem identificar a voz de seus pais, que transmitem serenidade e alívio. A partir da 12ª semana, os bebês também podem sentir o sabor da comida que a mãe come. Mais tarde eles vão desenvolver o tato, assim como também vão sentir alguma pressão (inofensiva) se você tiver um orgasmo durante o sexo.

Por fim, podemos concluir que não há nenhum problema em tossir ou espirrar enquanto se está grávida pois não vai afetar o bebê.

Portanto, você não deve se preocupar em saber o que o bebê sente quando a mãe tosse, e muito menos tentar evitar. Simplesmente cuide da sua saúde da melhor forma possível. Esse certamente é o melhor cuidado que você pode fornecer ao pequeno que vive em sua barriga.

 
  • Silasi, Michelle et al. “Viral infections during pregnancy.” American journal of reproductive immunology (New York, N.Y. : 1989) vol. 73,3 (2015): 199-213. doi:10.1111/aji.12355
  • Roche, M; Pérez, A; García, M; Martínez, I. Patología médica y embarazo. Trastornos respiratorios, urológicos, infecciosos y endocrinológicos. An. Sist. Sanit. Navar. 2009; 32 (Supl. 1): 121-134. [En línea] Disponible en: http://scielo.isciii.es/pdf/asisna/v32s1/obstetricia4.pdf
  • Cabello A. Hernán, Manieu M. Denise, Ruiz C. Mauricio. Enfermedades Respiratorias en el Embarazo. Rev. chil. enferm. respir.  [Internet]. 2003  [citado  2019  Abr  08] ;  19( 3 ): 160-165. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73482003000300004&lng=es.  http://dx.doi.org/10.4067/S0717-73482003000300004.