O que você deve fazer para cuidar do seu bebê da melhor maneira

· 17 de dezembro de 2017
Existem cuidados básicos com os recém-nascidos que toda mãe deve saber. Fazer com que seu filho cresça saudável muitas vezes depende só de pequenos detalhes. Se você for mãe de primeira viagem, os conselhos a seguir vão ser de grande valia

Para cuidar do seu bebê da melhor maneira possível, é recomendável seguir uma lista de recomendações. Esses conselhos vão ser muito benéficos para atender as necessidades do seu bebê de forma contínua e adequada. Os primeiros anos de vida são essenciais para a formação e o desenvolvimento psicomotor e comportamental das crianças.

Temas que devem ser levados em conta quando se trata de como cuidar do seu bebê

Por esse motivo, existem certos parâmetros que devem ser atendidos para proporcionar um cuidado especial ao longo dessa importante fase do crescimento.

Amamentar os bebês

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a amamentação materna é fundamental para reforçar o sistema imunológico do bebê. Além disso, o leite materno tem como característica proporcionar um equilíbrio entre nutrientes e vitaminas para o desenvolvimento anatômico do recém-nascido.

Dar apenas o alimento necessário

O estômago dos bebês é pequeno no momento do nascimento, isso quer dizer que eles devem ingerir pouca quantidade de leite, em intervalos de aproximadamente duas a três horas. Se isso for cumprido, contribui-se com o crescimento e uma alimentação balanceada da criança.

Deve-se tomar cuidado com os sabores que proporcionamos ao bebê através do leite materno. No período da amamentação das crianças, não é recomendável ingerir determinados alimentos. É o caso dos aspargos, alcachofras ou bebidas fortes. Esses alimentos fazem com que o leite materno adquira um sabor amargo que o bebê vai rejeitar.

Quando isso acontecer, o melhor é esperar que o leite materno seja produzido novamente e esperar umas duas horas para voltar a dar de comer ao bebê.

cuidar do seu bebê com carinho

Regular a temperatura do seu bebê

Uma recomendação voltada para as mães é que antes de dormir aqueçam os lençóis onde vão colocar a criança, pelo menos a uma temperatura de 20 graus Celsius. Os bebês costumam expressar o frio através do choro e isso poderia ser a solução para esse problema, além de ajudar a prevenir os resfriados.

Cuidar da pele do recém-nascido

A pele dos bebês é muito delicada. Por isso deve ser cuidada desde o momento em que nascem. Recomenda-se, que antes de vesti o bebê pela primeira vez com alguma roupa, ela tenha sido lavada ou esterilizada.

É de grande utilidade fazer uso de tecidos, como algodão, linho ou lã. São os melhores para cuidar do seu bebê e para que a pele dele não sofra, principalmente, entre os zero a quatro anos de idade. Dessa forma, vai ser evitado o aparecimento de alergias, já que favorecem a transpiração.

“Os primeiros anos de vida são o momento essencial para a formação e o desenvolvimento psicomotor e comportamental das crianças”

Hidratar e limpar a pele do seu bebê

Na hora de trocar a fralda, as partes íntimas do bebê vão receber o cuidado necessário, assim como o seu conforto. Antes de colocar uma fralda, é aconselhável que as partes íntimas do bebê seja limpas com cuidado e hidratadas para evitar que a pele não fique irritada. O calor e a umidade geradas pela urina do bebê causam irritações na pele e desconforto.

Calçado adequado para o seu bebê

Quando os bebês começarem a engatinhar, é recomendável que usem um calçado macio ou flexível com uma estrutura forte. Dessa forma, vão ser evitadas as batidas e marcas na pele dos pés do bebê. Essa fase é única, mas os pais devem prestar muita atenção para evitar lesões e incômodos nos bebês.

Cortar as unhas deles depois de um mês de nascidos

Esse é um tema que gera certa polêmica e uma diversidade de opiniões. No entanto, alguns especialistas afirmam que não é extremamente necessário cortar as unhas do recém-nascido, pelo menos até que ele complete um mês de vida. Só é recomendável fazê-lo antes se suas pequenas unhas ficarem prendendo nas roupas.

Para cortá-las, recomenda-se fazer isso logo após o banho. Vamos envolver o bebê em uma toalha para que ele não se mexa muito e vamos fazer o corte da unha. Se ele não ficar quietinho, pode-se cortar as unhas dele quando estiver dormindo.

cuidar do seu bebê com amor

Evitar sacudir o seu bebê

Para cuidar dos bebês, aconselha-se que eles não sejam sacudidos sob nenhuma circunstância. Agitar as crianças poderia causar danos cerebrais ou vertebrais, e, até mesmo, danos graves. Costuma ser comum os pais balançarem energicamente seus filhos por diversão ou para ver como reagem. É preciso saber que, até que tenham desenvolvido os músculos, eles não são capazes de aguentar esse balanço.

Esses conselhos de como cuidar do seu bebê poderão evitar muitos acidentes e preocupações. Muitos deles são necessários para que as crianças possam desenvolver uma excelente saúde à medida que vão crescendo.