O uso dos tablets pelas crianças é positivo?

· 5 de novembro de 2018
A chegada dos tablets suscitou um questionamento por parte dos pais: o uso desses aparelhos pelas crianças é positivo? Por isso, neste artigo, vamos contar quais são os benefícios do uso dos tablets pelas crianças.

Os tablets são excelentes aparelhos para que as crianças fiquem entretidas e se comportem bem.

Certamente, essa tecnologia, lançada nos últimos anos, é muito requisitada pelas novas gerações. Por isso, alguns pais se perguntam se o uso dos tablets pelas crianças é algo positivo.

Não há nenhuma dúvida de que é um aparelho fascinante para crianças e adultos.

De fato, desde seu lançamento, os tablets vem se tornando cada vez mais populares na aprendizagem pré-escolar e nos primeiros anos de vida das crianças.

Como mãe, com certeza você já se deu conta de que as crianças, desde o momento em que colocam as mãozinhas em um objeto como esse, se sentem encantadas pelos aparelhos eletrônicos.

O interesse é geral, embora particularmente as crianças se sintam mais atraídas pelos celulares e tablets.

Ao mesmo tempo, hoje em dia a tecnologia tem um enorme potencial para funcionar como um auxílio na aprendizagem dos pequenos.

Você não precisa se preocupar caso seu filho utilize algum aparelho eletrônico. O mais importante é orientar no processo de aprendizagem.

Momento ideal: idade pré-escolar

O fato de as crianças gostarem de apertar botões e assistir vídeos não significa que qualquer fase da vida seja adequada para utilizar esse tipo de aparelho.

Os especialistas recomendam esperar até que a criança chegue à idade pré-escolar para introduzi-las no mundo dos aparelhos eletrônicos.

Crianças com menos de dois anos aprendem melhor com as experiências e as interações do mundo real. 

Cada minuto que passam em frente a um aparelho eletrônico representa um minuto a menos de exploração do mundo real utilizando os sentidos. Uma experiência que é extremamente importante para o processo de desenvolvimento das crianças.

Nesse sentido, o tempo que o bebê passa brincando com os tablets significa que não está explorando o ambiente ao redor.

Inclusive, nessa idade, estar fisicamente ativo significa que será menos provável que a criança desenvolva sobrepeso ou problemas de saúde posteriormente na vida.

Além disso, as brincadeiras físicas contribuem para o desenvolvimento mental e emocional.

uso dos tablets pelas crianças

Então, o uso dos tablets pelas crianças é positivo?

Para crianças em idade escolar, os tablets podem oferecer uma opção de aprendizagem adicional. Além disso, são alternativas para as aulas ou os livros tradicionais.

Esses aparelhos oferecem oportunidades para acessar informações e participar de programas de estudos.

Existem muitas razões para aceitar que o uso dos tablets pelas crianças é positivo. Não estamos falando de se transformar em especialistas da tecnologia ou, apenas, de manter os pequenos entretidos.

A seguir, enumeramos algumas vantagens do uso dos tablets pelas crianças:

1. Desenvolvimento

Esse aspecto se relaciona diretamente com os bebês que estão explorando ativamente o mundo.

Com vários aplicativos e jogos, os tablets permitem que a criança desenvolva a habilidade de reação, além de aprender a usar as mãos e mexer nos objetos com os dedos.

Também permitem assistir animações ou filmes, que transmitem várias emoções às crianças e mostram o mundo como realmente é.

2. Educação

Os tablets não oferecem apenas a possibilidade de assistir filmes educativos.

De fato, uma das coisas positivas do uso dos tablets pelas crianças é que são aparelhos importantes no momento de apresentar atividades educativas aos pequenos.

Algumas delas, por exemplo, podem ajudar a melhorar o pensamento ou a compreensão de certos conceitos por parte das crianças.

Ao mesmo tempo, esses aparelhos representam uma grande oportunidade para que elas se sintam mais seguras e aprendam a valorizar e administrar o próprio tempo.

“A tecnologia é apenas uma ferramenta. No que se refere a incentivar as crianças a trabalhar em conjunto e motivá-las, o professor é o elemento mais importante”
–Bill Gates–

3. Entretenimento

Jogos, desenhos animados, filmes, músicas, livros e aplicativos divertidos podem entreter as crianças sem trazer prejuízos. Inclusive, podem ser motivo de alegria quando estão de mau humor.

Como todos os tablets têm acesso à internet, a diversão não tem limites.

Uma criança terá várias formas de diversão em apenas um aparelho para se entreter. Sempre, é claro, com o controle e a orientação dos pais.

Além disso, proporcionam momentos únicos para que a família fique unida e seus membros passem um tempo juntos.

Durante esses momentos, poderão compartilhar situações divertidas e positivas.

uso dos tablets pelas crianças

4. Habilidade técnica

Várias tecnologias são criadas e atualizadas constantemente em todos os aparelhos eletrônicos e na nossa vida em geral.

Permitir que as crianças usem tablets é uma solução sensata para manter os pequenos por dentro do mundo das tecnologias desde cedo.

Graças às suas funções, as crianças aprendem a configurar os aparelhos de acordo com suas necessidades. É um passo significativo para o sucesso no futuro e a fácil adaptação na sociedade.

Por fim, lembre-se de que apesar de os tablets poderem ser um obstáculo para a aprendizagem das crianças, também podem se transformar em uma grande ajuda.

A resposta à pergunta inicial, se o uso dos tablets pelas crianças é positivo, depende da moderação.

Como mãe, você sempre deve estar presente para orientar e direcionar os passos dos seus filhos.