Óculos de sol para crianças

8 de julho de 2019
Com a chegada do verão, você deve prestar atenção à exposição da criança aos raios ultravioletas, tanto da pele quanto dos olhos. Por isso, é aconselhável comprar óculos de sol para protegê-la de problemas oculares.

Os olhos das crianças são muito sensíveis aos raios solares e, na maioria dos casos, não são protegidos de uma forma eficiente. Assim como a pele, também é essencial proteger os olhos das crianças dos raios ultravioleta, escolhendo óculos de sol apropriados.

Certamente, os olhos das crianças são muito sensíveis. Até os 10-12 anos, a lente ou cristalino, que é a principal proteção da retina contra os raios ultravioletas, ainda não cumpre com a sua função e permite a passagem de 7 vezes mais raios UV do que acontece com os adultos.

Além disso, assim como o filtro solar já se tornou um sistema automático para proteger a pele das crianças, os óculos de sol de qualidade também são essenciais para o cuidado dos olhos. Por isso, acostumar as crianças a usá-los desde cedo é essencial para protegê-las de problemas oculares graves no futuro.

Não se esqueça de que os óculos de sol também devem ser confortáveis, isto é, adaptados ao formato do rosto da criança. Caso contrário, eles não vão ficar bem acomodados no nariz e a criança vai rejeitá-los.

Óculos de sol para crianças

Os óculos de sol são essenciais para as crianças desde cedo, uma vez que a sua retina é frágil e deve ser protegida. No entanto, é verdade que muitos pais ainda não levam isso em consideração.

De fato, as crianças são mais sensíveis à radiação UV até os 12 anos de idade. No verão, elas enfrentam esses raios ultravioleta regularmente, principalmente quando refletidos pela água, areia ou grama.

Esses raios podem, potencialmente, causar danos aos olhos das crianças. Da mesma forma que ocorre com a pele, as queimaduras solares nos olhos também podem causar danos a longo prazo.

Além disso, lembre-se de que, quando for escolher o modelo de óculos para a criança, é necessário consultá-la durante o ajuste e se certificar de que eles estejam corretamente colocados no seu nariz, sem causar desconforto.

Escolha o modelo perfeito para a criança

Escolha o modelo perfeito para a criança

Ao escolher o modelo ideal para a criança, você deve considerar as seguintes dicas, de acordo com a idade dela:

Para as idades de 0 a 5 anos

O melhor é optar por uma armação de plástico. Esse material é hipoalergênico, garante uma melhor distribuição do peso no nariz e não se deforma nem quebra.

Para as idades de 5 a 10 anos

Para essa faixa etária, a armação dos óculos deve ser robusta, prática e estética. A escolha do material, na verdade, não importa, uma vez que existem muitos modelos.

“Assim como o filtro solar já se tornou um sistema automático para proteger a pele das crianças, os óculos de sol de qualidade também são essenciais para o cuidado dos olhos”.

O que levar em consideração ao escolher os óculos de sol para crianças?

Ao escolher os melhores óculos de sol para crianças, há algumas coisas importantes que você deve levar em consideração:

1. Proteção

Para proteger os olhos de uma criança, as lentes devem filtrar os raios ultravioletas completamente. Em primeiro lugar, você deve escolher o índice de proteção das lentes. Geralmente, ele está indicado na haste dos óculos ou está preso na lente no momento da compra.

O grau de proteção fica entre 0 e 4. Mas, na verdade, não é aconselhável usar óculos de sol com uma classificação de proteção inferior a 4 para crianças.

2. Armação

Os óculos de sol para crianças geralmente são projetados para serem confortáveis. No entanto, devemos admitir que alguns modelos são melhores do que outros. Para escolher o modelo ideal, é necessário ter um cuidado especial ao selecionar as armações adaptadas à idade da criança.

Além disso, a armação sempre deve corresponder ao formato do rosto da criança e deve ser alta o suficiente para que ela não consiga olhar nem por baixo nem por cima dos óculos.

3. Lente

As lentes resistentes a riscos não são infalíveis. Se aparecerem riscos, troque-os rapidamente, pois eles podem afetar a visão da criança.

4. Segurança

A segurança é o critério mais importante para determinar a resistência das armações e lentes. Por isso, você nunca deve economizar no preço dos óculos.

Dicas para que a criança se acostume com os óculos de sol

Dicas para que a criança se acostume com os óculos de sol

Caso você perceba que a criança está com dificuldade para se acostumar com os óculos de sol, veja algumas dicas a serem lembradas:

  • Use óculos também: as crianças adoram imitar os mais velhos!
  • Mostre a diferença de conforto ao sol usando os óculos e sem usá-los.
  • Se a criança quiser usá-los em casa, você deve fazê-la compreender que os óculos não são um brinquedo e mostrar a ela como cuidar deles.
  • Para as crianças que se oponham ao uso de óculos, recomenda-se verificar o conforto da armação.

Por fim, lembre-se de que existem muitos modelos e materiais diferentes, tais como plástico, acetato ou metal, disponíveis em uma infinidade de cores. O mais importante é que eles se adaptem ao formato do rosto da criança e que tenham sido projetados para não machucá-la em caso de acidente.